Doce Espera: diário da mamãe e do bebê

Entrevista com a Escritora Hellen Rosa

 Olá leitores pensativos,


Hoje vou trazer uma entrevista exclusiva com a Hellen Rosa, autora da obra literária "O Toque Mais Quente" lançado nesse início de ano pela Editora L. S. Passos, parceira aqui do blog.




PESSOAL

[Blog Pense Repense]: Quando e como descobriu que tinha o dom da escrita?

[Autora Hellen]: Primeiramente, queria dizer que é um prazer imenso participar desta entrevista. Admiro muito o trabalho de vocês e tenho muito desejo de acompanhar o blog.

Bem, eu leio desde muito novinha. Aprendi a ler um pouco antes do normal e desde cedo meu pai incentivou muito minha leitura. Com o tempo, percebi que tinha um certo domínio sobre as palavras e que conseguia manipular elas com certa facilidade, na construção de diversos tipos de textos. Então foi só uma questão de momento até começar a escrever poemas e, um pouco depois, romances.

[Blog Pense Repense]: Alguém do seu círculo íntimo te apoiou, te inspirou ou foi você mesmo que acreditou no seu potencial?

[Autora Hellen]: Tive muito apoio de pessoas específicas ao longo da minha vida. Definitivamente a maior constante na minha vida literária, quando se trata de incentivo e inspiração, é meu pai, que SEMPRE me apoiou. Inclusive, o primeiro romance que escrevi, intitulado O Covil, só se tornou um romance porque meu pai me incentivou a transformar um conto que surgiu de um campeonato de contos de terror (que ele mesmo criou) em uma história maior. Depois, devo citar meu noivo e melhor amigo que não só me incentivou como quase me obrigou a ter disciplina na escrita em alguns momentos rsrsrsr, mas sem ele não teria terminado de escrever O Toque Mais Quente. Tive também amigos como Ariane e Larissa que sempre me apoiaram.


[Blog Pense Repense]: Você tem amizades, no plano físico, com outros autores?

[Autora Hellen]: Até pouco tempo atrás a resposta seria não, mas tive o prazer de conhecer Fabi Morais, que publicou juntamente com seu irmão Alfredo Morais o livro Somos Nós, uma coletânea de poemas. Para além dela, todos os escritores que conheço é através da internet e nunca tive o prazer de encontrá-los pessoalmente.

[Blog Pense Repense]: Se pudesse voltar ao passado e dar uma dica para você mesma quando começou a escrever, o que diria?

[Autora Hellen]: Apenas comece. Demorei bastante para começar por medo de não me desempenhar tão bem, mas o medo nada faz além de nos paralisar. A escrita, assim como qualquer prática, precisa ser aperfeiçoada. E se eu pudesse me aconselhar no passado, seria para que eu não tivesse demorado tanto para começar.

[Blog Pense Repense]: Como decidiu divulgar seu trabalho e esperar o retorno?

[Autora Hellen]: Inicialmente eu não levei tão a sério a minha escrita, pensando nela como um hobbie, sem grandes responsabilidades. Depois de um tempo tudo foi ganhando uma proporção maior e então veio a proposta de publicar fisicamente e eu percebi que “tinha acontecido”, que minha jornada na literatura não era mais só um passatempo. Foi quando decidi realmente me empenhar e enxergar a escrita como, de fato, um trabalho. Infelizmente o retorno financeiro de quem vende livros não é muito rápido ou mesmo muito simples, mas espero que O Toque Mais Quente seja apenas minha porta de entrada para o mundo literário.



SOBRE LITERATURA

[Blog Pense Repense]: Já pensou em escrever outros gêneros? Quais e por quê?

[Autora Hellen]: Sim! Eu comecei a escrever romances aos 15 anos de idade, e desde então muita coisa mudou. Escrevi dois livros na categoria romance hot (O Toque Mais Quente e 60 Dias em Alto-Mar), mas meus próximos projetos estão voltados para suspense e investigação, além de que também penso em futuramente escrever fantasia e livros com temática cristã.

[Blog Pense Repense]: Como se sente quando percebe que o revisor do texto alterou uma frase que você escreveu?

[Autora Hellen]: Não me importo tanto com isso. No processo de correção e edição com a editora foi solicitado algumas alterações que eu concordei. Houve apenas uma que eu não aceitei porque a alternativa que eles deram fugia muito do meu tipo de escrita.

[Blog Pense Repense]: Como se sente ao receber críticas?

[Autora Hellen]: Isso depende. Nunca é muito bom ouvir críticas sobre o seu trabalho, mas muitas delas eu mesma já estou ciente de que preciso melhorar ou aperfeiçoar, então sempre agradeço. O que realmente me incomoda é quando eu percebo que a crítica não é construtiva, e tem a única intenção de me desanimar, daí não é nada legal.

[Blog Pense Repense]: Você escreve fazendo um roteiro ou é estilo Stephen King que prefere sair escrevendo direto o que na inspiração?

[Autora Hellen]: Os meus dois primeiros livros (O Covil e O Toque Mais Quente) foram escritos no improviso. Eu tinha constituído o esqueleto da história, mas deixei que os acontecimentos fossem se desenrolando conforme eu ia escrevendo. Já 60 Dias em Alto-Mar foi totalmente roteirizado, o que me deu mais confiança e norteamento no processo da escrita, mas em muitos momentos também “engessa” a narrativa, então é preciso criar técnicas para driblar isso.

[Blog Pense Repense]: Já participou de algum evento literário? Qual e quando?

[Autora Hellen]: Ainda não, mas estou torcendo para poder participar da Feira do Livro Anual que acontece na minha cidade.



SOBRE LIVROS

[Blog Pense Repense]: O que pensa de releituras e fanfics? Falta de criatividade ou homenagem? Gostaria de ter seus livros utilizados como base para outros autores?

[Autora Hellen]: Não acho que seja falta de criatividade e como autora adoraria ter meus livros utilizados como inspiração pra uma fanfic. As pessoas leem e se apaixonam por histórias, quem pode impedí-las de criar suas próprias versões? A arte literária é dinâmica e interativa.

[Blog Pense Repense]: Algum autor ou autora inspirou a sua carreira? Quais?

[Autora Hellen]: Meus escritores favoritos são Jane Austen e Allan Poe, mas fico feliz em dizer que Cátia Grenho que inspirou bastante na minha jornada.

[Blog Pense Repense]: Alguma obra literária favorita ou inspiradora?

[Autora Hellen]: Valsando com a Gata, de Pam Houston, é um livro com significado emocional muito grande e que com certeza tem influência na minha escrita. Indico a leitura.

[Blog Pense Repense]: Uma meta como autor para 2024/2025?

[Autora Hellen]: Escrever a obra que estou planejando e começar a publicar de maneira independente.

[Blog Pense Repense]: Qual sua opinião sobre livros digitais? Costuma ler e-books?

[Autora Hellen]: Costumo ler, sim, e são muito práticos e acessíveis. Acho que são um grande avanço no quesito acessibilidade, o que é muito importante. Mas, confesso, nada substitui o cheiro do papel de um livro impresso (risos).


SOBRE “O TOQUE MAIS QUENTE”



[Blog Pense Repense]: Se você pudesse resumir sua obra “O Toque Mais Quente” em um símbolo, qual seria e por quê?

[Autora Hellen]: Uma rosa dos ventos. Não é a toa que foi o pingente que Maria deu de presente para Olívia antes da viagem. Penso que a mensagem principal de O Toque Mais Quente é de autodescoberta, é sobre se redescobrir e se permitir traçar novos caminhos, por isso a rosa dos ventos.

[Blog Pense Repense]: Quanto tempo levou para escrevê-lo?

[Autora Hellen]: Cerca de um ano, incluindo todo o processo de correção e edição. Isto porque tive um hiato na escrita de alguns meses, precisando terminá-lo às pressas para participar do The Wattys 2022.

[Blog Pense Repense]: Quais ferramentas e aplicativos são essenciais para o seu trabalho?

[Autora Hellen]: O bom e velho Word e um caderno ou agenda.

[Blog Pense Repense]: Você segue alguma rotina de escrita?

[Autora Hellen]: Quando estou no processo de escrever um livro, sim. Geralmente reservo horário e dias da semana para dedicar à escrita, enquanto isso eu me afasto de qualquer distração: celular, redes sociais, demais atividades. Mas entre um livro e outro não tenho uma rotina estabelecida.

[Blog Pense Repense]: Como nasceu a ideia para esse livro?

[Autora Hellen]: A ideia surgiu em 2018, mas só três anos depois eu concluí. Aqui devo confessar que a ideia inicial e o dilema principal da história: uma mulher lidando com sentimentos antigos, porém insatisfatórios para a vida prática dela, surgiu de vivências pessoais. O resto foi desenvolvimento literário puro.

[Blog Pense Repense]: Quando foi que decidiu publicar seu livro?

[Autora Hellen]: Em 2022.

[Blog Pense Repense]: Quais os desafios que passou ao escrever essa história?

[Autora Hellen]: De tudo um pouco: falta de disciplina, dificuldade na construção da história e amarração de pontas, apesar de ser meu segundo livro posso dizer que foi uma experiência bem desafiadora.

[Blog Pense Repense]: Importa-se mais que seus livros vendam ou que se realize como autor?

[Autora Hellen]: É uma balança muito equilibrada. Minha realização como autora conta mais, mas não posso ignorar a importância do retorno financeiro de um trabalho que consome tanto tempo e esforço.

[Blog Pense Repense]: O que mais te perguntam quando você diz que escreve livros?

[Autora Hellen]: As perguntas mais frequentes são: há quanto tempo? Você deve ler muito, não é? Nossa, dá trabalho? E devo adiantar que a resposta para as últimas duas são: SIM. Quando descobrem que eu escrevo hot também perguntam se a inspiração das cenas quentes é pessoal, e quero deixar aqui registrado que NÃO.

[Blog Pense Repense]: Você tem alguma meta para essa obra?


[Autora Hellen]: Tenho um carinho enorme por O Toque Mais Quente. Minha meta é tornar a obra mais conhecida, quem sabe alcançar mulheres que precisem se lembrar de que nunca é tarde para recomeçar, se redescobrir e se reinventar. E lembrá-las também de não perder a fé no amor.



E agora se encerra nosso momento com a autora. Obrigada pela disposição e sucesso.

[Autora Hellen]: Foi um prazer e uma honra, espero ver vocês em breve! Um grande beijo.

Oficial Hellen Rosa

Eu acho muito interessante esse contato com o autor depois de publicar a obra, assim os leitores conhecem um pouco sobre eles e sobre o processo de criação. Eu adorei essa entrevista!

Se você gostou dessa leitura, também irá gostar de:


Adquira seu exemplar de "O Toque Mais Quente" da autora Hellen Rosa!

Visite o blog da autora "Entre Parênteses"

Comentários