Doce Espera: diário da mamãe e do bebê

[Curiosidades] A Colheita por Michelle Louise Paranhos

Olá leitores pensativos,

Curiosidades é um "quadro" novo que estou iniciando hoje no blog e falarei sobre a obra A Colheita - Todo Homem Tem Seu Preço da autora nacional Michelle Louise Paranhos. Após ler a obra e fazer uma resenha crítica dele, trago para esta postagem um material diferente com perguntas que elaborei durante a resenha que a autora se dispôs prontamente a responder e para completar abaixo estará a entrevista que ela deu para o FLAL- Festival de Literatura e Artes Literárias em 2018, onde ela respondeu perguntas sobre a obra que estava em fase de lançamento e a carreira de autora.

Se você perdeu a resenha, leia aqui: [Resenha] A Colheita por Michelle Louise Paranhos


Sinopse

Dizem que uma maçã podre colocada em um cesto possui o poder de apodrecer todas as outras. 

O que causa o apodrecimento da maçã? Seriam as condições ambientais ou a natureza da mesma? Ou seria a conjugação desses dois fatores?

Rui Castro, presidente da Câmara Legislativa, foi indiciado na operação federal criada para desmantelar a corrupção na pacata cidade de Acácias. Em defesa de Castro, surge a figura controvertida do advogado Vincente Guarnieri. 

Inimigos confessos, Castro e Guarnieri agora caminham lado a lado com o compromisso de lutar pelo bem público enquanto, às escondidas de todos, prejudicam as investigações protegendo seus interesses pessoais. 

A população acompanha o desenrolar dos fatos tomando partido nas discussões que convulsionam a cidade, sem dia e hora certos para acontecer, gerando caos onde existia paz e harmonia.

A corrupção é uma escolha pessoal ou uma doença social? Se for doença, existe cura para a corrupção? Qual o impacto desse Mal Social na vida de cada indivíduo?

Nade contra a correnteza desvendando as origens do rio de lama que soterrou a cidade e se transforme numa importante testemunha ocular deste caso.

Categoria: Romance
Gênero: Realismo contemporâneo, ficção
Número de páginas: 345
Edição/Ano: 1ª Ed./2018
Formato: E-Book

Curiosidades

Blog Pense Repense: Porque escolher esse tema, corrupção e sociedade Brasileira, ainda mais em ano de eleição presidencial? O que te motivou a querer escrever sobre esse assunto?

Michelle: Acredito que o leitor pudesse ler essa história e refletir em como chegamos a esse ponto de corrupção e degradação de valores. Apenas ao reconhecer a existência do problema é que podemos fazer algo para mudar. Chega dessa ideia errônea de que as coisas sempre foram assim e que continuarão assim para sempre. Muita coisa já mudou até aqui com operações de combate à corrupção e prisão de muitos culpados. Entretanto cabe a todos nós, eleitores, evitar que esse mal social - a corrupção - se perpetue escolhendo bem nossos representantes através do voto consciente. E a trama de A Colheita tinha esse propósito: servir como uma reflexão para o leitor do passado recente, em especial do Rio de Janeiro. Olhar o passado para aprender e não repetir o erro.


Blog Pense Repense: Falando ainda em política, você acredita que nosso país conseguirá se reerguer desses anos de corrupção e melhorar seus índices como educação, trabalho e economia para as próximas gerações?

Michelle: Acredito sim. Desde que não tenhamos vergonha de encarar o problema de frente, punir os culpados e principalmente, não eleger os mesmos representantes corruptos.


Blog Pense Repense: Como professora você já viu ou lidou pessoalmente com algum caso de criança superdotada? Como conseguiu ajudar a criança? Existia recursos em sua cidade?

Michelle: Existe um preconceito velado contra os superdotados. Crianças e adolescentes assim incomodam. Enquanto os infradotados despertam solidariedade muitas vezes e até apoio para capacitação do profissional de educação, esse olhar para o superdotado é sumariamente ignorado. A escola possui uma função niveladora e todos aqueles que se destacam tanto para menos quanto para mais, exigiriam esse atendimento especializado e multidisciplinar. Já convivi com pessoas superdotadas mas não cheguei a lecionar para nenhum caso de superdotação. Entretanto, preciso deixar claro que a capacitação continuada prevê que o profissional deva ser capacitado antes de entrar em contato com o aluno com necessidades especiais, para quando esse caso surgir o profissional saiba como lidar com a situação. E o caso do supradotado é ainda mais de difícil resolução já que muitas vezes as crianças são incentivados a nada dizer sobre suas dificuldades com frases do tipo " todo mundo que não seja o X pode responder a questão" ou ainda "aquele que acabou a tarefa fique quietinho até todos acabarem". Isso quando não sofrem bullying por se destacarem dos demais. Assim não é difícil entender o motivo pelo qual muitas crianças se tornam rebeldes e têm péssimo desempenho escolar ou ainda acabam abandonando o sistema educacional.


Blog Pense Repense: A Colheita é uma obra complexa e já te conhecendo por gostar de fazer pesquisas, quais recursos você usou para suas pesquisas para essa obra?

Michelle: Eu pedi apoio para um amigo escritor que é advogado para me apoiar nas situações específicas onde menciono a justiça e o Direito. Além disso pesquisei muito no site Justiça Brasil para poder me familiarizar com os jargões da profissão. Além disso li matérias em diferentes jornais para ter a visão mais imparcial possível dos fatos, li páginas policiais e os feitos dos políticos reais do período citado na trama. Muitos casos apresentados foram reais e aconteceram comigo mesma, como o que relato certa vez que uma facção obrigou todos os professores e alunos deixarem a escola e que não se preocupassem que seriam "escoltados" em segurança! É uma sensação de impotência enorme passar por uma situação assim e espero que ninguém mais passe por algo semelhante.

Agradeçemos a autora por responder prontamente nossas perguntas, e desejamos sucesso com mais essa obra que é sucesso!

Entrevista FLAL

Para acessar o conteúdo completo, clique em "... ver mais" abaixo da foto.



Gostou de conhecer mais sobre a obra A Colheita por Michelle Louise Paranhos? Entre também em contato com a autora e adquira seu exemplar na Amazon.

Comentários