Doce Espera: diário da mamãe e do bebê

[Literatura e afins] Prêmio SESC 2019

Olá leitores pensantes,

Inicia hoje, 09 de janeiro de 2018, as inscrições do Prêmio SESC 2019, um concurso literário que identifica autores cujas obras tenham qualidade literária para edição e circulação nacional. É uma ótima oportunidade para quem está começando e tem o sonho de publicar uma obra guardada no fundo da gaveta.

Além de incluir esses autores em programações literárias do Sesc, o Prêmio também abre uma porta do mercado editorial aos estreantes: os livros vencedores são publicados e distribuídos pela editora Record. Mais do que oferecer uma oportunidade aos novos escritores, o Prêmio Sesc de Literatura cumpre um importante papel na área cultural, proporcionando uma renovação no panorama literário brasileiro.
Etapas:

Após a inscrição online, as obras são enviadas para subcomissões julgadoras, distribuídas em todas as regiões do país.

2 As obras pré-selecionadas são enviadas para a Comissão Final.

3 As Comissões Finais são compostas por duas pessoas responsáveis pela categoria Conto e duas pessoas pela categoria Romance.

4 O anonimato das obras é resguardado até o anúncio do resultado final.


INSCRIÇÕES 2019

Se você tem um romance ou um livro de contos inédito e nunca publicou um livro nessas categorias, chegou a hora de se inscrever no Prêmio Sesc de Literatura. Desde a primeira edição, em 2003, o concurso já teve mais de 12 mil livros inscritos e revelou 27 novos escritores. Os livros são inscritos pela internet, gratuitamente, num processo democrático e criterioso.

O edital está disponível aqui no site para consulta e as inscrições poderão ser feitas a partir das 10h do dia 09 de janeiro até às 18h do dia 14 de fevereiro de 2019, no horário de Brasília.


AUTORES BRASILEIROS PARTICIPAM DO FESTIVAL LITERÁRIO INTERNACIONAL DE ÓBIDOS

Confira o circuito de literatura que o Sesc promoveu em Portugal com os escritores João Meirelles Filho, Luisa Geisler, Marcos Peres, Lucia Bettencourt, Alexandre Marques Rodrigues e José Almeida Júnior.


LANÇAMENTO DOS LIVROS VENCEDORES DO PRÊMIO SESC DE LITERATURA 2018


Os vencedores da edição 2018, Juliana Leite e Tobias Carvalho, participarão de cerimônia de lançamento de suas obras em São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.

Os escritores foram os escolhidos deste ano nas categorias Romance e Conto, com os livros "Entre as mãos" e “As coisas”, respectivamente. 
Veja as datas dos eventos:
Dia 06 de novembro - Sesc 24 de Maio - São Paulo
Dia 08 de novembro - Sesc Centro - Rio Grande do Sul
Dia 13 de novembro - Sesc Flamengo - Rio de Janeiro

SEIS AUTORES REVELADOS PELO PRÊMIO SESC ESTARÃO NO FOLIO 2018

Nas comemorações de 15 anos do Prêmio Sesc de Literatura, seis autores vencedores do projeto irão compor mesas na Livraria de Santiago durante o Festival Literário Internacional de Óbidos - FOLIO. Além disso, irão conversar com leitores em outros espaços culturais de Portugal. O Sesc fará a transmissão ao vivo na página do Facebook do Prêmio Sesc de Literatura (https://www.facebook.com/premiosescdeliteratura) no dia 29 de setembro às 15h30 e no dia 06 de outubro às 10h (horário de Brasília). 

PROGRAMAÇÃO:
Encontros com autores brasileiros
Uma conversa com João Meirelles Filho, Luisa Geisler e Marcos Peres
28/09 - Faculdade de Letras/Universidade de Lisboa - Mediação de António Carlos Cortez
28/09 - Livraria Ferin - Lisboa - Mediação de António Carlos Cortez
29/09 - Livraria de Santiago – Óbidos - Mediação de Henrique Rodrigues
30/09 - 1º Mercado Latino Americano - Cascais - Mediação de António Carlos Cortez

Uma conversa com Lúcia Bettencourt, Alexandre M. Rodrigues e José Almeida Jr.
04/10 - Biblioteca Camões - Lisboa - Mediação de Jorge Serafim
04/10 - Livraria Ler Devagar - Lisboa - Mediação de Rita Pimenta
05/10 - Casa da Avenida - Setúbal - Mediação de Rita Pimenta
06/10 – Livraria de Santiago - Óbidos - Mediação de Fred Girauta

15 ANOS DO PRÊMIO SESC DE LITERATURA REÚNE AUTORES VENCEDORES

No ano em que o Prêmio Sesc de Literatura completa 15 anos, vários autores revelados pelo Prêmio estiveram na Festa Literária Internacional de Paraty - Flip 2018. Os escritores se reuniram no Sesc Santa Rita na noite do dia 28 de julho, durante o bate-papo que aconteceu com os autores vencedores de 2018, Juliana Leite e Tobias Carvalho.

PRÊMIO SESC DE LITERATURA ANUNCIA OS VENCEDORES DE 2018

Juliana Leite e Tobias Carvalho são os vencedores da 15ª edição do Prêmio Sesc de Literatura, nas categorias Romance e Conto, com os livros “Entre as mãos” e “As coisas”, respectivamente. Este ano, o Prêmio Sesc de Literatura recebeu a inscrição de 1.540 trabalhos. A avaliação final ficou por conta de uma comissão formada pelos escritores e críticos literários Beatriz Resende, Flávio Carneiro, Letícia Wierzchowski e Daniel Galera. Os vencedores terão suas obras publicadas e distribuídas pela editora Record.

PRÊMIO SESC DE LITERATURA 2018 RECEBE 1540 INSCRIÇÕES

A edição de 2018 recebeu 1540 inscrições vindas de todos os estados do Brasil. Desse total, foram inscritos 720 livros de contos e 820 romances.

Fonte: SESC

Comentários