Doce Espera: diário da mamãe e do bebê

[Dicas para Escritores] Bloqueio Criativo

Olá leitores pensativos,

Se você acompanha meu trabalho por um mínimo de tempo que seja já sabe que sou escritora há mais de dez anos e publiquei uma antologia que reúne poesias que escrevi ao longo desse tempo, além de outros livros. 

Não foi fácil, disso tenha certeza, mas aprendi muitas coisas pelo caminho que foram me ajudando em outras situações posteriormente, e eu me sentiria egoísta se não compartilhasse e quem sabe ajudar outros escritores.

Para começar essas postagens de dicas para escritores vou falar sobre o maior mal do escritor: O Bloqueio Criativo





Writer's block, também chamado de bloqueio criativo, é um fenômeno envolvendo a perda temporária da habilidade de continuar a gerar conteúdo, geralmente por falta de inspiração ou criatividade. Wikipédia

Ou seja, atire a primeira pedra o escritor ou profissional artístico que não tenha passado por isso pelo menos uma vez.

O bloqueio criativo pode ter diversas causas e isso vai depender de pessoa a pessoa, e por isso não existe uma fórmula mágica. Talvez o que resolveu para mim, não resolva para você. Então é preciso ter calma e tentar encontrar uma maneira que te ajude.

MUDAR O FOCO: Quando identifico que estou tendo dificuldades para criar algo, seja em texto ou design, minha primeira atitude é mudar o foco do que estou fazendo para qualquer atividade que seja totalmente contrária. Pode ser tomar um banho, me alimentar, conversar sobre algo que vi na rua, organizar o guarda-roupa, limpar a casa.

Geralmente é algo que eu não precise pensar muito, que use mais o corpo do que a mente.

Isso é para desacelerar os pensamentos e relaxar, pois meu maior problema é ter muitas ideias e não conseguir passar para o papel, pois uma hora elas colidem e fico sem nada e é nesse ponto que eu percebo que é crítico e preciso parar de forçar.

Esse período de "descanso" depende do grau de bloqueio, teve vezes que durou uma hora e teve vezes que durou dias, e até anos!

RENOVAR: Agora que a mente está descansada é hora de organizar, hibernar tudo que produzi até aquele momento e pesquisar por coisas novas, escrever um capítulo novo, pesquisar por designs novos, treinar técnicas novas. Ou seja, tudo novo mesmo!

Essa atitude é para renovar o estoque de criatividade, tomar caminhos diferentes para elaborar a mesma tarefa e ver o trabalho por uma perspectiva diferente.

FAZER DIFERENTE: De nada adianta você passar por todo esse processo se no final continuar trilhando pelo mesmo caminho, o resultado será o mesmo: bloqueio criativo.

Tente mudar o ambiente, pois um local barulhento pode e vai influenciar no desenvolvimento das ideias. Se você costuma fazer tudo no silêncio, tente por uma música para ouvir, existem muitas playlists próprias para ajudar seu cérebro a trabalhar. Ou se você já é adepto a essa prática, tente desligar o som ou até mesmo trocar por sons da natureza, passarinhos, onda do mar, algo que acalme e te ajude a focar.

CRONOGRAMA: O que pode influenciar também na hora da criação é a jornada. Ter um tempo para por as ideias no papel é importante, mas se você fizer com muito foco e sem pausa, você vai voltar para o início, de cabeça quente e sem nenhum material.

Reserve um tempo constante para você desenvolver suas atividades, seja escrever um conto, pintar uma tela, ou ler um livro, mas tenha pausas razoáveis, mesmo que não se sinta cansado, pois a pausa será tanto para seu corpo quanto para sua mente.

ORGANIZAÇÃO: Aproveitando que tudo está em sintonia novamente, que tal organizar suas ideias? Montar um diagrama para te ajudar a pode te ajudar a manter não esquecendo de algum detalhe ou até mesmo perdendo o rumo.

Se for um livro: pode adicionar um tópico para cada capítulo ou um para cada acontecimento importante dentro da história.

Se for uma pintura: a ordem do que vai ser pincelado ou a mistura das cores que vai usar no quê.

Existem hoje em dia uma infinidade de ferramentas para você utilizar e criar seu diagrama: o bom e velho papel e caneta para os "raiz", programas de edição de texto, aplicativos de celular, sites, bloco de notas, entre outros que eu ainda nem conheço, mas não importa como só rascunhe tudo.

Logo estarei postando outras dicas ❤

Comentários