Doce Espera: diário da mamãe e do bebê

Wiki da Autora

Aline Carpes Duarte

nasceu em 16 de dezembro de 1992, em Florianópolis, a capital catarinense no sul do Brasil. Viveu lá até os três anos de idade, quando seus pais se separaram e ela e sua mãe se mudaram para Joinville, no mesmo estado. Viveu lá por dezoito anos, morou fora por cinco, e voltou para Joinville, onde mora atualmente com seu marido Alan Peterson. 


Vida Pessoal 

Infância e Adolescência 
A vida de Aline não foi fácil, crescer sem o pai biológico acarretou uma série de fatores que a fizeram odiar a idade escolar. Sem a presença do progenitor, sendo criada pela mãe solteira que emendava turnos para sustentar as duas, fazia sua infância ser solitária, e foi nos livros que ela encontrou companhia. De início ela odiava ler, mas depois de ganhar uma coleção de gibis da Turma da Mônica do cartunista brasileiro Mauricio de Souza sua perspectiva pela leitura mudou, e foi se aprimorando com o passar do tempo. 


Assim como a infância, a adolescência de nossa escritora foi tão conturbada quanto, e foi na escrita que ela começou a aliviar o que ela sentia depois de ler um artigo sobre as maneiras de como desabafar a depressão. No início eram apenas palavras jogadas no papel, e com o tempo ela foi se aperfeiçoando, nunca foi boa no estudo da língua portuguesa, mas por amor à escrita que a cada dia crescia, ela deixou esse desentendimento de lado e se entregou de corpo e alma a esse sentimento. 


A inspiração vinha de todos os lados, desde os sentimentos sufocados, letras de música que ela se identificava, alguns subentendido, outros mais explícitos, até o próprio cotidiano da adolescente. A escrita a acompanhou até a fase adulta, onde mais madura começou a escrever histórias mais complexas do que espontâneos versos de poesia, como contos, e foi na criação de um que ela deu um passo mais longe e escreveu sua primeira novela que veio a se chamar Segredos- Todos temos um. Depois de um período mais sombrio em sua vida fazendo, dessa vez, ela se afastar de tudo que ela amava, ela retornou à escrita. 


Um ano aproximadamente, longe do papel e caneta, iniciou a criação e com força total de sua primeira novela, como se tivesse tirado férias para recarregar as energias. As ideias foram surgindo para outros textos, e títulos antigos foram revisados e atualizados. Poderia dizer que hoje a autora está em modo produção, sempre em criação e aproveitando as oportunidades de publicação solo e em conjunto. 


Vida Amorosa 
Aline Duarte e Alan Peterson começaram a namorar em 25 de abril de 2018, e em 27 de outubro, dois dias de completarem sete meses de namoro, ela se mudou para a casa que ele morava. Um ano e um mês depois, dia 25 de maio de 2019 o pedido de casamento foi feito e ainda aguardam a melhor data para casarem. Aline e Alan se conheceram através de um aplicativo de relacionamento, e no primeiro encontro se apaixonaram. Durante o período de namoro eles precisavam viajar por cerca de uma hora de uma cidade a outra, a autora morava na cidade praiana de Piçarras, e ele na cidade grande de Joinville. Desde o primeiro mês de namoro a autora presenteia seu marido com poesias, que estão disponíveis para leitura na plataforma Wattpad em forma de antologia intitulada Nosso Amor. 


Tatuagens 
A autora quis sempre buscar algum significado em suas tatuagens, e por isso ela tatuou uma flor de lotus com traços finos na costela esquerda (ao lado do oração) uma tatuagem que ela compartilhou com uma amiga gaúcha para representar o tempo turbulento que passaram juntas dando apoio uma à outra. E uma flecha no pulso direito, também em traços finos, para simbolizar sua escrita por se assemelhar a uma caneta com uma pena na ponta, os três "F"s que ela segue na vida, ''Foco, Força e Fé'', e diversos outros significados ligados à seu signo astrológico de Sagitário, o qual ela é muito ligada. Ambas tatuadas por um profissional em Barra Velha na companhia de outras três amigas, no dia 9 de dezembro de 2015, uma semana antes de seu aniversário. No dia 19 de março de 2016, três meses depois da primeira sessão, ela voltou com uma das amigas no mesmo estúdio de tatuagem e incrementou um arco para sua flecha, complementando o significado que ela tinha para seu signo astrológico. 


Carreira 
Escritora e autora, a Aline ajuda leitores a sair do momento tedioso que entramos em certas horas do dia, levando informações sobre o mundo literário através do Blog Pense Repense, que esse ano comemorou nove anos desde que inaugurou, em junho de 2013. Publica diariamente suas novas ideias de histórias em plataformas online, como o Wattpad, que por mais de um ano encantou leitores e outros escritores iniciantes. Começou a publicar suas obras em 2013 na plataforma de auto publicação Clube de Autores, foi uma experiência única e um marco na sua história como escritora. Ela demorou a publicar novamente, temendo a qualidade do texto publicado, mas a criação em si continuou na escrita de poesias e contos, como Represa publicado na antologia A Viagem do Pólen da Vida, organizado pelo professor Lenilson Silva, e Sonhos distantes publicada na antologia Sem mais, o amor, organizado pelo Leandro Schulai em nome da Andross Editora, ambos em 2017. Ainda nesse ano, a autora terminou sua primeira novela fantástica, Coração de Oceano, que ainda não publicou, mas participou de concursos na plataforma Wattpad onde ele está disponível para leitura, e outras entrevistas em eventos literários para apresentação do mesmo. 


Outras obras ainda estão em andamento como o romance Bem Vindo à Minha Vida, a ficção científica 30 dias, criado para a maratona NaNoWrimo de 2017, a ficção histórica/fã Lord Of Ultima- do jogo à realidade, e sua nova obra Ascendente, uma literatura feminina que aborda tabus da sociedade em relação à mulher. A autora escreveu antologias solo também, como o de poesias Minha Inspiração, que comemora algo muito importante na vida de qualquer autor: dez anos de escrita, reunindo suas poesias favoritas em uma edição caprichada. Ele e Ela é uma antologia de contos de romance em seus mais variados níveis do amor, histórias que são únicas, mas que irá trazer muita surpresa para o leitor no final. Se aventurando pelo gênero de terror, a autora também montou uma antologia de contos intitulados macabros, ainda está em andamento, como o de romance. Em uma singela declaração de amor, Aline resolveu reunir as poesias que fez para seu marido em uma única obra mostrando ao mundo seu sentimento mais profundo e a leveza de sua alma, na antologia Nosso Amor. Todas as obras em andamento e completas estão disponíveis na plataforma online para leitura gratuita na íntegra, e as obras publicadas estão para degustação. 


Blog Pense Repense 
O Blog Pense Repense surgiu em uma brincadeira com um amigo que a autora conheceu em um jogo online chamado LOU, no final de 2012. Ele leu seus poemas e textos, e achou bons o suficiente para serem postados na internet e divulgar. Aline tão pouco achava bons e muito menos sabia como funcionava um blog. Então ele se prontificou a ajudar ela a montar um. Ele fez o e-mail, que ainda é pensexdrepense (o XD em referência à autora que nos chats do jogo usava esse atalho para expressar "gargalhando" ao invés de "kkk" ou "hahaha", etc). O primeiro endereço era penserepensemy (Pense Repense Mic Yzza- nickname dele seguido do nickname da Aline no jogo), que depois foi mudado para penserepenseacd (Pense Repense Aline Carpes Duarte). A autora passou por muita coisa, principalmente durante esse período em que iniciou o blog, e tudo foi relatado em seus poemas, textos e nas próprias postagens para o blog. Com o decorrer do tempo ela foi acrescentando outros temas, tirando outros, e sempre atualizando suas postagens. A primeira postagem foi postada no dia 05 de junho de 2013. No dia 22 de agosto de 2016, no terceiro ano o blog bateu 100 mil visualizações. No dia 17 de dezembro de 2018 o histórico de todas as visualizações de página registrou 377.848 mil visualizações, o blog com cinco anos e meio. 

Entrevistas e Eventos Literários 

A autora participou de muitos eventos literários depois que começou a ter contato com outros autores, quando ela vestiu a camisa de autora, em 2015, depois de um tempo afastada da escrita por conta de um período sombrio de sua vida. Depois do primeiro evento não parou mais, pois estava focada na sua carreira e onde queria chegar com suas obras. 


Em Pauta: Café Literatura ☆2 
O Evento Em Pauta: Café Literatura é marketing literário diferenciado para autores, onde os participantes podem ler resenhas dos livros apresentados previamente pela equipe e autores e participar de debate literário com uma hora de duração no dia e horário combinados. Nessa segunda edição que aconteceu no dia 30 de junho de 2017 a autora apresentou sua obra ''Coração de Oceano-Descobrindo Um Mundo Novo'', recebeu crítica literária da Michelle L. Paranhos, autora, crítica literária, blogueira e mediadora do evento. Respondeu diversas perguntas direcionadas à sua obra e outras a si mesma, fazendo aquele primeiro e pequeno público a conhecer e a reconhecer como escritora. 


2º EAF- Aquarelas do Brasil 
Superando uma fobia muito grade de falar em público, a autora respondeu perguntas do público que acompanhava o evento e da mediadora Uiara Melo nesse evento totalmente áudio visual, durante uma hora no dia 30 de novembro de 2017. Aline respondeu perguntas referentes à sua carreira e opiniões como escritora, sobre seus livros publicados entre outros assuntos do tema. 


Festival de Literatura e Artes Literárias 
FLAL, é o maior evento literário da internet, autores podem interagir com leitores através de entrevistas, debates literários com temas estratégicos pela equipe, e dispõe de um concurso de contos e poesias que é publicado em uma coletânea pela patrocinadora do evento, o Leia-Livros. Respondendo as perguntas do próprio publico, a autora falou um pouco sobre si, sua carreira e a obra Bem vindo à Minha Vida, um romance ainda em andamento no período. 

Livros Publicados 


Segredos: todos temos um, 2. Ed. Joinville, 2016 

Essa obra a autora publicou solo e independente Segredos-Todos Temos Um] na auto publicadora Clube de Autores. A história foi inspirada nos segredos de sua própria existência fundida com uma série que ela acompanhava na época protagonizado pela atriz canadense Emily Vancamp, Revenge (série de TV). 

Sinopse
Segredos? Todos temos. Uns tem para proteger sua vida, como identidade e integridade outros para fazer o mal. Amy é uma garota tímida, um tanto rebelde mas inteligente, e depois da morte repentina de seu pai ela entra na mesma empresa que ele trabalhava como espião para descobrir os assassinos diretos e indiretos de seu pai e vingar sua morte. 



Essa obra é uma antologia poética e foi organizado através de redes sociais pelo professor Lenilson Silva e publicado na auto publicadora Perse. Contando com poesias de diversas partes do país, trazendo um conteúdo único para o leitor. ''Rimas para Você'' e ''Represa'' foram as poesias escolhidas para estrear em publicações antológicas. A autora participou da parte de produção também, com as fotografias da arte das capas e na própria arte em si, através da sua agência de design, Ali Du Designer.

Sinopse
Estamos diante de mais uma antologia, a viagem do pólen da vida 1, textos produzidos com vários autores de cada cantinho do Brasil. As razões de levar este projeto para todo o país são: Realizar o sonho de cada pessoa que deixaram rascunhos guardados em gavetas e poder ver o sorriso de cada autor em ver seu nome no livro. Não é apenas um conjunto de poesias, mas sim um conjunto de sentimentos e uma bagagem no qual o leitor irá se apaixonar, sorrir, aprender. Boa leitura. 


A terceira antologia da série ''Cultive o Pólen da Vida'', foi organizada através de redes sociais pelo professor Lenilson Silva e publicado na auto publicadora Perse. Uma coleção abrangendo textos de diversas partes do país trazendo assim para os leitores uma diversidade que vai além dos textos. ''Henrique e Ela-Amor que Floresce'' foi o conto escolhido para ser publicado na antologia. 

Sinopse

Essa antologia do ciclo cultive o pólen da vida, convidei agora vários contistas e crônicas, Cultive o pólen da vida 3 – Contos e crônicas, vários escritores que juntos fazem valer o amor pela escrita e o encantar da boa Literatura. Que possamos multiplicar da boa Literatura com os nossos irmãos, este livro irá encantar e fazer reavivar uma esperança de dias melhor. Boa leitura. 

Sem mais, o amor, 1. Ed. São Paulo, 2017 

Sem mais, o amor é uma antologia de contos organizada pelo autor Leandro Schulai através da Andross Editora para reunir autores do nosso país. A obra é uma coletânea de contos românticos em forma de cartas, emails, páginas de diário e outras formas de registro escrito, trazendo drama e diversão em uma única obra. A autora concretizou sua participação com seu primeiro conto escrito ''Sonhos Distantes''. Você pode encontrar no Skoob. 

Sinopse
Fernando Pessoa já dizia que “todas as cartas de amor são ridículas”. E afirmava veementemente: “não seriam cartas de amor se não fossem ridículas”. Mesmo não vivendo o suficiente para conhecer novas tecnologias de comunicação, o poeta sabia bem que a interação verdadeira entre duas pessoas que se amam se despe de vaidades e apresenta a pureza de um sorriso. SEM MAIS, O AMOR é uma coletânea de contos românticos em forma de cartas, emails, páginas de diário e outras formas de registro escrito. E o mais importante: são histórias ridículas! Exatamente como o poeta disse que tinham de ser. 

Colha o Pólen 1, 1. Ed. 2018 

Essa antologia poética foi organizado também através de redes sociais pelo professor Lenilson Silva e publicado na auto publicadora Perse. Poesias escolhidas a nível nacional, tendo assim uma grande diversidade de linguagens. A poesia ''Tempestade'' foi a escolhida para ser publicada na obra literária. 

Sinopse
Essa antologia é especial, pois convidei uma das melhores autoras para organizar comigo e unir vários escritores, Colha o pólen da vida 1 – Poesias, vários escritores que juntos fazem valer o amor pela escrita e o encantar da boa Literatura. Que possamos multiplicar da boa Literatura com os nossos irmãos, este livro irá encantar e fazer reavivar uma esperança de dias melhor. Boa leitura.



A antologia de contos e poesias veio através da quinta edição do Festival de Literatura e Artes literárias- FLAL, onde reuniu os textos participantes em uma linda coletânea nacional. A autora participou com o conto ''Alexandre e Ela- Amor Encontrado''. 

Sinopse
FLAL – Festival de Literatura e Artes Literárias, que tem o objetivo de divulgar a Literatura Nacional Contemporânea e ajudar na identificação da imagem do autor junto ao público.

E o Concurso de Textos Anônimos é uma forma de colocar à mostra, o trabalho de novos escritores buscando o reconhecimento.

Os textos são avaliados, sem a autoria, o que confere neutralidade ao concurso.

A Coletânea apresenta todos os textos que participaram da concurso, destacando os classificados e os vencedores. Também em destaque, textos dos jurados convidados. Uma homenagem aos escritores, que dedicaram seu precioso tempo avaliando o nosso concurso.

Minha Inspiração, 1. Ed. Joinville, 2018

A obra é a primeira antologia poética solo em uma singela comemoração aos dez anos de escrita da autora. Para aqueles que gostam de poesias é um ótimo acompanhante para viagens de curta e longa duração, como o trajeto de ônibus para o trabalho ou para outras cidades/ estado. A poesia nos liga com tanto com a essência da vida quanto da natureza nos teletransportando da nossa rotina para um mundo paralelo, nos fazendo questionar algumas de nossas atitudes. No pré lançamento será enviado para o leitor que adquirir sua obra físico ou digital uma revista com sua biografia e entrevistas em uma edição especial da Revista Pense Repense. 

Sinopse

Meus poemas, que estavam guardados a sete chaves, agora, são revelados. Aline Duarte, 2013.

Toda história tem um início, um meio e um fim. E essas páginas contam minha história através da poesia, a forma como vejo o mundo ao meu redor e como superei a vida ao longo desses dez anos. Posso estar no começo, ou quem sabe perto do fim, mas minhas poesias aqui se fazem eternas.

Reúno aqui minhas melhores poesias.



Compilação de contos e poesias participantes do Concurso de Textos Anônimos, realizado durante o 6º FLAL Edição Sementes do Amanhã, de 21 de setembro a 29 de outubro de 2019, no Facebook.

Coração de Oceano, 1. Ed., 2020

Depois de Segredos, essa foi a história seguinte que Aline escreveu, começando em 2015. Foram longos cinco anos para escrever essa maravilhosa história de aventura e magia, dois anos para revisar e editar, quatro modelos de capas diferentes até ser lançada no início desse ano.

Sinopse
Você já imaginou dormir uma simples adolescente e acordar princesa? Ellen também não. Ainda mais descobrir que nem humana ela era. Sua vida era como um quebra cabeça enorme e ela nem tinha metade das peças disponíveis para começar a encaixar. 

Ellen tinha amigos leais, era aluna exemplar e uma vida confortável em uma pacata cidade praiana no sul do Brasil, mas o destino quis dar um empurrãozinho, pois ele bem sabia que ela pertencia a uma vida diferente, foi então que um misterioso rapaz chegou na escola de Ellen, e tudo à sua volta se transformou. 

A lealdade de seus amigos foi questionada, o passado de sua família veio à tona, e ela precisava decidir se ia ignorar essas descobertas e continuar sua vida normalmente, ou se ia reivindicar o seu lugar na Família Real mais importante do Reino Lux, que dependiam dela para continuar a linhagem Real.


Onde Encontrar a Aline

E-mail

Instagram 

Facebook

Blog Pense Repense

Clube de Autores 

Comentários