Doce Espera: diário da mamãe e do bebê

[Resenha] Sem mais, o amor 1 - 20/59

Sem mais, o amor

Contos de amor em forma de cartas, emails, páginas de diário e outras formas de registro escrito


Participar dessa antologia foi a minha maior experiência literária até o momento presente, e quero dividir cada pedacinho dele com vocês. Tive o prazer de poder lê-lo durante a revisão, e como uma dos cinquenta e nova autores presentes nessa antologia posso afirmar a qualidade nos textos. Desfrute dessa maravilha, pois sua apreciação será enorme.  ❤️

Encontre essa obra no Skoob



Sinopse

Fernando Pessoa já dizia que “todas as cartas de amor são ridículas”. 
E afirmava veementemente: “não seriam cartas de amor se não fossem ridículas”. 

Mesmo não vivendo o suficiente para conhecer novas tecnologias de comunicação, o poeta sabia bem que a interação verdadeira entre duas pessoas que se amam se despe de vaidades e apresenta a pureza de um sorriso. 

SEM MAIS, O AMOR é uma coletânea de contos românticos em forma de cartas, emails, páginas de diário e outras formas de registro escrito. E o mais importante: são histórias ridículas! Exatamente como o poeta disse que tinham de ser.

Resenha


Esclarecendo primeiramente, Sem mais, o amor é uma coletânea que reúne cinquenta e nove autores, sendo assim, cinquenta e nove histórias diferentes entre si ligadas apenas pela linha do amor. São cinquenta e nove formas de escritas diferentes para uma leitura descontraída para jamais cair no tédio.

Você encontrará o amor em diversas formas e declarados (ou não) de diversas formas também. Histórias felizes, dramáticas e até tristes, histórias de superação e de perseverança. Encontrará uma lição de vida por trás delas, que até mesmo destaquei em cada resenha individual.

Na resenha individual fiz mais curta, por terem contos mais longos que os outros, às vezes fica difícil elaborar uma resenha mais completa de um conto menor.

Mas por que não sessenta contos? Pergunte ao idealizador e terá a mesma resposta que obtive, e com muito bom humor ele dirá que era para ser assim, mesmo meu TOC dizendo para arredondar.

Ótima leitura!

Resenha 1 - 20/59


A dentista
Autor Marcelo Luiz Coelho

Ao ler esse conto é quase impossível ter uma retrospectiva do tempo de escola, os namoricos, ou como se diz hoje em dia "os crushes". Você se aprofunda na história de um jeito que se sente ansioso junto com o personagem.

Diário de um homem tímido
M. A. Thompson

A princípio se você ler apenas uma vez esse conto, você irá se assustar, mas analisando mais profundamente a história, percebemos o quão tímido e solitário deve ser esse homem.

Querido Paulo
Tamires de Carvalho

É uma carta que nos toca profundamente, cada lembrança de momentos que eles passaram juntos, sobre o presente. Mas a vida é cruel e sempre nos surpreende.

Daniel diz
Victoria Binaghi Gallagher

Quantos casais foram separados por mal entendido? Daniel tentou, abriu seu coração, fez uma declaração que merece ser lida, relida e "roubartilhada". Não é difícil sentir a aflição que ele passou, tamanho desespero para reconquistar seu amor.

Guerreiro apaixonado
Vitória V. Lussari

É um conto muito tocante, pois retrata um soldado na guerra, algo fácil de imaginar, mesmo com poucos detalhes narrados. Vários sentimentos transmitidos, aconchego ao ler a carta de sua amada, ansiedade em voltar para casa, e saudade, com certeza.

Confissão
Ágabo Araujo

Esse é um conto peculiar e muito fofo, pois retrata na simplicidade como os homens se sentem quando apaixonados (não tenho certeza, porque sou mulher, mas é assim que eu imagino que seja).

Conexão
Kelly Amorim

Se você perguntar para qualquer casal o porque eles ficaram juntos, de diversas formas diferentes o ponto principal será a conexão que sentiram. O modo como se conheciam a pouco tempo, mas parecia mais, o modo como se sentiam a vontade perto do outro e a lista segue.

Amor marcado
Renata Ribeiro

Existem vários tipos de amores, isso todos sabemos, mas os amores mais avassaladores, cheios de paixão são os mais profundos, e esse conto nos faz sentir isso na pele.

Verão em Aruba
Thais Caldeira e Ingrid Barcellos


Duas coisas que eu adoro, romance e aventura, tem nesse conto, e é incrível como as autoras descrevem cada momento com humor sem parecer bobo, entramos de cabeça na história.

O fim não significa nada
Anne Alyne Mendes

Um conto que nos faz mergulhar em um turbilhão de sentimentos e ficar lá no fundo só sentindo enquanto a tempestade acontece ao nosso redor. Quantas vezes na vida nos despimos e mostramos o que realmente sentimos?

Vermelho
Beatriz Solano Christov

Quem não suspira ao ler uma história de amor? Mais difícil ainda é não se por no lugar do personagem, talvez relembrar de um amor que deixou escapar.

Estranho mundo de Babi
Agatha Andrade

Para meninos apaixonados o maior medo deles é quando são pegos, não pela pessoa amada, mas por outra, como um irmão pentelho, por exemplo, e esse conto foi narrado com maestria aos sentimentos e comportamentos que Jimmy se sente, nos fazendo ver claramente cada passo seu.

Tempo perdido
Aline Bettu Bechi

Esse conto pode ser bobo para uns, mas para outros um verdadeiro relato de como algumas mulheres são tratadas em relacionamentos abusivos e retrógrado.

Sonhos distantes
Aline Duarte

Eu "não posso" fazer uma resenha sobre meu conto, mas posso contar uns segredinhos.


Esse foi um dos primeiros contos que escrevi na vida, como bem sabem, eu comecei na escrita com poemas, e depois disso fui transitando aos poucos até escrever contos. Escolhi ele para ser publicado não por ser o queridinho, mas por ser exatamente um dos primeiros (se não o primeiro, não lembro mais), e não achei justo escolher um conto "novo", onde minha escrita está mais elaborada e deixar esquecido no fundo do baú o "velho", mal escrito e revisado.

Suspirei fundo
Clara Fernandes

Às vezes é preciso fazer isso mesmo, respirar fundo, para não descer do salto e falar o que a pessoa merece escutar, ou simplesmente respirar fundo e aproveitar o momento, a companhia.

Para alguém
Camyla Silva

Cartas de amor para mim são tão românticas quando piegas, e eu amo isso, mas a autora fez algo inusitado ao escrever uma carta para o futuro amor, com toda a auto confiança e amor próprio que pode exalar de uma mulher que sofreu por amor e hoje é feliz e matura.

A vida de Um Fracassado
Guilherme Isler da Costa

Histórias de amor são incríveis, mas histórias tristes que nos fazem refletir sobre o amor propriamente dito são muito mais, e ainda te ensinam alguma lição. Essa história é assim. O medo, um amor infinito e uma vida interrompida.

Cartas para a Senhora Glaucia
Lacy Pires de Andrade

Não tem pior sentimento do que pensar ser deixada para trás, que foi trocada, traída, e assim Senhora Glaucia se sentia, e com a sensível narrativa da autora conseguimos também nos frustar com seu marido irresponsável e mentiroso.

Mazzafiori
Lobo Alves

Já é frustante você amar e não conseguir se declarar em meio as tribulações da adolescência, pior ainda quando o destino é traiçoeiro e te passa a perna. É preciso ter determinação para correr atrás do prejuízo como Bia fez e de forma incrível. E no final das contas, eu quero ter uma neta como a Bia!

Dias de outono
Margaret Schiavette

A paixão, as declarações, tempos bons, mas e o depois? Casamento, filhos, frustrações. Esse é um conto que você se assusta com as verdades ditas assim na lata. Se identificar não, só estou no começo da caminhada, mas é um ótimo reflexivo para ajudar a "fazer certo".

Comentários