Resenha: Paciente 17 da autora Aline N.

 


Olá leitores pensativos,


Seja Bem Vindo ao nosso espaço de opiniões sinceras depois de muito tempo. Hoje trago a vocês a resenha de uma obra intrigante e envolvente, vou explicar mais durante a resenha. Prepare-se para saber se ele vale (ou não!) o seu tempo e o seu coração.

Aliás, Paciente 17 faz parte de uma trilogia, e vou ler a série, sim! Então prepara o coração, que eu vou ler e resenhar tudo!

Se você ama receber opiniões honestas, você está no lugar certo! Esta é apenas uma das muitas paradas da nossa jornada literária. Para conferir todas as resenhas que já passaram por aqui e encontrar seu próximo livro favorito, visite nosso Cantinho Literário:


Agora, vamos ao que interessa! 👇

Biografia da escritora Aline N.

Olá, meu nome é Aline N., tenho 32 anos, sou casada e mãe de dois filhos. Sempre fui apaixonada por livros e estou constantemente em busca de novas histórias, mas nunca imaginei que um dia escreveria uma.

Minha jornada com as palavras começou através dos meus blogs de idiomas, onde compartilho conteúdos sobre o aprendizado de inglês e outras línguas sempre que posso.

Escrever nesses espaços se tornou algo que realmente gosto de fazer, e agora estou me aventurando na escrita de histórias.

Sou uma autora iniciante, mas acredito que aprender é um processo contínuo. Por isso, me arrisquei a transformar ideias em páginas, descobrindo a alegria e os desafios de criar narrativas.

Além da escrita, também sou apaixonada por idiomas. Atualmente, estudo inglês e romeno, mergulhando no fascinante desafio de novas palavras e culturas.

E, claro, aproveito essa jornada para ler em diferentes línguas, expandindo ainda mais meu conhecimento tanto no aprendizado de idiomas quanto no universo da leitura e escrita.

🦋 Entrevista exclusiva com a autora na nossa coluna Na Cadeira do Autor com Aline N.

Apoie a autora seguindo seu trabalho incrível



Sinopse Trilogia Mentes Silenciosas

Paciente 17 – O Começo do Silêncio – Vol. 1

Emma acaba de perder a única pessoa que a amava incondicionalmente. Criada pela avó desde que foi rejeitada pelos pais, ela vive agora entre o luto e a necessidade de seguir em frente.

Formada em enfermagem, aceita um novo trabalho como cuidadora de uma mulher diagnosticada com Alzheimer precoce. Mas a paciente tem apenas 47 anos, e isso, somado a outros detalhes, logo desperta a atenção de Emma. Os sintomas não parecem seguir o padrão que ela conhece tão bem. Os lapsos de memória, os silêncios, os olhares… tudo soa diferente. E desconfortável.

A filha da paciente é fria. Os funcionários da clínica são gentis demais. E, nos raros momentos de lucidez, a mulher insiste que Emma não se envolva. A antiga cuidadora também tentou e... desapareceu.

Emma tenta manter distância emocional. Não quer reviver a dor da perda, nem se apegar a quem talvez não dure muito tempo. Mas quanto mais tenta se proteger, mais se vê envolvida.

Será que há algo errado com a doença? Ou com o lugar?

Entre segredos enterrados, medos antigos e uma sensação crescente de que algo está prestes a acontecer, Emma precisará decidir se escuta os alertas, ou o próprio coração.

A frieza distante da filha da paciente e o mistério que envolve a enfermeira anterior, surgem como peças sombrias de um difícil quebra-cabeça.

Faces da Mentira – Nem Tudo é o que Parece – Vol. 2

Após os intensos acontecimentos narrados em Paciente 17: O Começo do Silêncio, que mudaram para sempre a vida de Emma e Dona Délia, a sensação de que tudo havia chegado ao fim logo se mostra ilusória. A verdade ainda guarda muitas camadas, e o passado insiste em cobrar seu preço.

Com a chegada de novos personagens, Edgar, um homem enigmático e frio, que carrega segredos sombrios, e Emil, seu leal assistente de olhar doce e inocente, a teia de mentiras se torna ainda mais densa. Cada revelação expõe não apenas crimes e traições, mas também a face humana por trás de cada escolha.

Em meio a mistérios, ressentimentos e dilemas morais, Emma e aqueles ao seu redor são forçados a encarar uma dolorosa realidade: nem todo antagonista é apenas um vilão, e a verdade pode ser tão cruel quanto as mentiras que tentam escondê-la.

Faces da Mentira - Nem Tudo é o que Parece é o segundo livro da Trilogia Mentes Silenciosas, que mergulha nas profundezas do passado e das motivações de personagens que, até então, pareciam imunes às sombras da verdade.

Em Breve vol. 3


🎆 Expectativa


Recentemente ganhei do meu marido meu primeiro kindle (Sr. "Magic Kindle Melancia", para ser exata) e a ansiedade me perseguia de perto para voltar a ler (não que eu não tivesse uma pilha de livros para ler, afinal, a gente pausa a leitura, mas não para de comprar livros novos)

Conheci a Aline em um fórum do Skoob (que Deus o tenha) e fui instigada a ler o livro dela por três motivos principais:

1. Pelo gênero. Eu geralmente leio romance e fantasia, e é ótimo para ressaca literária adicionar outro gênero entre leituras. Gostou dessa dica? Leia mais hacks em nosso cantinho literário que eu preparei para você!

2. Pela complexidade da trama. Trilogia, para mim, é perfeito, assim como "começo, meio e fim" e isso me atraiu automaticamente.

3. Faz eras a última vez que li um bom suspense, então minha biblioteca agradece.

👣 Primeiras Impressões


A leitura é fluída em um ritmo lento, desossando toda a trama em pequenos pedaços que chamamos de capítulos. A cada capítulo um novo fato é abordado e, sinceramente, é difícil construir um palpite, nada é o que parece, como a autora mesma diz. Eu acho fantástico! Odeio quando meu palpite se mostra correto logo depois.

Você disconfia de todos (até do cachorro!) e tenta não se apegar a nenhum personagem, mas é difícil, viu? Conforme a trama vai se desdobrando, palpites vão pulando que nem pipoca na sua cabeça e você se apega na esperança de um deles estar certo.

É uma trama envolvente, quando você percebe não para de pensar na história e seus desdobramentos "e se for isso?", "e se for aquilo", "será mesmo que é isso que estou pensando?". Cheguei a questionar a própria sanidade da personagem, se ela estava vivendo ou alucinando aquilo!

🪓 Realidade


A autora traz para o enredo uma crítica social forte, revelando a corrupção em múltiplos níveis que cerca a paciente. Enquanto os profissionais de saúde cometem uma falha ética ao se desviarem de seus juramentos e tentarem mascarar segredos, a narrativa expõe também a falha moral do círculo familiar, que se aproveita da vulnerabilidade da paciente. Os personagens, cientes de suas responsabilidades – sejam elas profissionais ou filiais –, tentam a todo custo tirar a responsabilidade sobre si, mas a astuta nova enfermeira navega contra essa correnteza de omissão e mentiras na tentativa de poupar sua paciente.

A narrativa é bem equilibrada entre mais lento nos momentos de desenvolvimento da trama, e mais rápida nos momentos de tensão e desdobramentos, que é ótimo para a sua cabeça não explodir a imersão na história e descanso do coração. Pouco a pouco ligando os fatos principais do enredo você já comeca a criar teorias que é a chave do bom suspense.

Outra coisa são os personagens, cada um com a sua personalidade muito bem desenhada, mas com suas emoções e intenções individuais muito bem mascaradas, e isso torna a leitura mais interessante, porque além de advinhar o enredo, jogamos de gato e rato com os personagens também. Facilmente eu encheria uma folha pautada — aquela que parece um livrinho de quatro páginas — de possíveis "e se". 

Uma coisa que me chamou muito a atenção é que o timing da entrada de novos personagens só enriquece a história, acrescentando mais camadas de "frio na barriga".

A autora ainda intercala a narrativa dos diferentes acontecimentos paralelos entre os personagens no mesmo capítulo, o que ajuda a não surtar mais que o necessário, que já isso é recorrente durante a leitura.



🤔 Vale a pena ler esse livro?


Enfim, vale a pena ler Paciente 17? A resposta é um grande SIM. Pasmem, eu acabei de ler e já vim dar meus pitacos aqui, mas antes precisei de uma pausa para absorver todos os acontecimentos. Sinto que apanhei feio e quando você acha que deu tudo certo, vem mais pedrada e o nocaute é inevitável. 😵

Mas não relaxem ainda, vou finalizar outras leituras que eu deixei de lado para ler essa 🫣porque também quero alcançar minha meta de leitura de 3 livros esse ano ainda 🤭 , e já retorno para ler o volume 2 da série, que a autora promete ser mais sombrio e mais pesado. Tô ferrada 😝

Minha nota final é:

História ★★★★★
Personagens ★★★★★
Capa digital ★★★★★

Leia agora mesmo grátis no KU na Amazon:

TRILOGIA MENTES SILENCIOSAS 

Volume 1: Paciente 17
Você pode encotrar essa obra no goodreads e skoob e deixar sua resenha linda para a autora.

Você pode encotrar essa obra no goodreads e skoob e deixar sua resenha linda para a autora.

Volume 3: em breve

Chegamos ao fim desse post, mas não vai embora ainda. Que tal buscar uma xícara de café ☕ e continuar nossa conversa sobre livros?

♡ Resenhas: Quer saber o que eu e outros leitores achamos dos lançamentos do momento? Dê uma olhada na nossa seção de Resenhas!

♡ Entrevistas: Quer conhecer o processo criativo de outros autores brasileiros? Temos um espaço incrível com entrevistas que valem ouro (e geram muita inspiração!).

♡ Contos: Ta com ressaca? Leia esses contos e dê uma pausa que você precisa para te impulsionar na próxima leitura

♡ Dicas de Leitura: No Silêncio da Página: Checklist Essencial para Organizar Suas Leituras (Para Todos os Níveis)

Obrigada pela visita e por dedicar seu tempo à leitura pensativa. Espero te ver na próxima dica ou em algum comentário por aí!

Com carinho, Aline.

Comentários

  1. Gente... só digo uma coisa: não digo nada! Terminei de ler "Paciente 17" (aliás, número triste pra fãs de automobilismo, como eu) essa semana também, e tô com a velocidade do meu processamento mais lenta que PC com 4GB de RAM (o meu :.)). Não sei se é efeito da melatonina, ou se o negócio me chocou, mesmo. Ainda tô com aquela sensação de "cadê as respostas?", mesmo sabendo que eu vou ter que esperar por elas. Mas... baita livro! Suspense muito bem construído. Desde o começo você sabe que tem uma coisa errada, mas não sabe o que (talvez algum enfermeiro até soubesse. Eu não XD). Sem contar que dá pra contar nos dedos os personagens que a gente gosta (o que é positivo, já que os antipáticos são feitos com o propósito de ganhar a repulsa do leitor). Recomendo o livro pra quem gosta de mistérios que te prendem. Eu mesmo quase perdi o despertador pelo menos 2 vezes. E amei a resenha (não dá pra sair sem elogiar a dona do blog né xp)!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. To me sentindo assim também 😱 .

      Embora eu goste muito de carros e automobilismo, esse não estou sabendo 🤔, mas paresse que levei um nocaute do maior campeão do MMA 🤕 o Ko Dong-man (é k-drama 😝). Enfim, passei na prova social, isso que importa pra mim 🥰 obrigada por ler a resenha e pelo elogio.

      Ah, quando o Lucas terminar a leitura, vamos nos reunir no clube do livro no fórum, não posso guardar minhas teorias só pra mim 🤭

      Excluir
    2. Eita, tá dependendo de mim é kkkk tô quase gente, tô em 85% tá quase lá kkkk vou tentar terminar hoje ainda kkkk o final tá bem eletrizante kkkk

      Excluir
    3. Não kkk não estamos apressando ninguém, já liberei minha carga de energia na resenha, vou sossegar um pouco, estou lendo um romance ouvindo música clássica, pq se eu continuar pensando em Paciente 17 ai sim eu piro 🤣

      Excluir
    4. No número 17, pesquise por "Jules Bianchi" que vc vai entender. Mas já aviso que é triste :.(

      Alguém, por um amor de Deus pode me mandar o link do fórum? Meu PC tá uma zona e meu celular tá respirando por aparelhos. Não quero perder nenhuma discussão e teoria sobre os livros de ninguém dessa "panelinha do bem" rs

      Vai devagar, sem pressa!!! A gente tá doido pra ver o desenrolar de uma história muito bem bolada (sem contar que faz mais um suspensezinho/ tô rindo mas tô chorando)

      Excluir
  2. Aliii 😱 Que isso mulher, que resenha é essa? Simplesmente amei 😍 Eu fui lendo com aquele frio na barriga 🤭. Pense numa pessoa que vai dormir feliz hoje 🤗 Você apontou coisas das quais eu estava preocupada se o leitor iria sentir, pensar, entender... E aí está 😄 nossa, é uma alegria imensa ler essa resenha de verdade. Muito obrigada por dedicar seu tempo para ler minha história, e também por criar essa resenha incrível, e tão rápido ☺️ Você é fera 🤗
    PS: Orações para a volta do grupo no Skoob 🙏🏽🤣🤣🤣

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mulher, pensa em uma leitora que estava ansiosa com essa resenha, se ia ficar bom, se estava exagerando, nem aguentei esperar kkk Minha tranquilidade é saber que gostou, isso que importa. Tentei ser o mais sincera possível, porque é uma obra que me surpreendeu demais. Não li muitos do gênero, mas o mais marcante com certeza! Mal posso esperar para ler a continuação dessa saga!! 🥰 Oremos pelo fórum do skoob 😇🙏🏻

      Excluir
  3. Gente, que resenha incrível!!! Eu tô quase no fim do livro, tô em 70% kkkk e posso dizer, tá tenso kkk eu vou terminar ele e vou fazer uma resenha no meu blog tbm, assim como vou fazer do livro do Shinato que já li e vou fazer do acendente da Aline Duarte, depois que eu ler, óbvio kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Lucas, espero não ter dado nenhum spoiler sem querer 🥲 Que bom que gostou, mais uma prova irrefutável contra minha autocrítica 😁 obrigada pelo comentário ✨️ Depois vamos falar sobre o livro, no clube do livro lá no fórum, vamos reunir a galera ☺️

      Excluir
    2. Tô esperando, hein kkkkkkkk Brincadeira, faz sem pressa. Aliás, semana que vem também vai ter resenha desse "indutor de insônia" lá no meu blog XD

      Excluir
    3. "Indutor de insônia" 🤭🤌🏻 eu ri, tu riu, todos rimos. Fui dormir perto das 3 ontem 🤣

      Excluir

Postar um comentário

Primeiramente obrigada pela visita, se expresse sobre essa postagem deixando o seu comentário aqui:

♥ Se você tiver um site, blog, etc, deixe o link, saiba como aqui, se eu gostar, eu sigo;
♥ Seja sincero, aceito comentários construtivos;
♥ Comentários com conteúdo obsceno, ilegal, ofensivo e/ ou spam, será apagado;
♥ Se precisar de ajuda, entre em contato nos locais indicados, talvez possamos ajudar.

Se você gostou do blog, ajude a divulgá-lo, é simples! Obrigada pela visita ♥