Biografia do escritor e cineasta
Sinopse do curta Vampaia
Lançamento
Sobre o curta
Perguntas Pessoais
[Geovanne José] É incrível pensar que elas se cruzam muito! Quando desenvolvi o universo da minha criatura, Vampaia, junto do meu amigo produtor, Danilo Pena, já na faculdade, anos após ter terminado meu curso técnico, pude colocar naquele universo, tudo que estudei sobre o meio ambiente, sendo assim, todas as especificações sobre o solo, as plantas, o ar, e de como mesmo tendo um universo próprio, poderia utilizar ambientes da Bahia, como o mangue, ou cidades que visitei.
[Blog Pense Repense] Você começou a publicar pelo Wattpad, onde lançou Vampaia. Como a plataforma digital te ajudou a construir uma base de leitores e a transformar a ideia de um e-book em um livro físico?
[Geovanne José] O Wattpad foi o primeiro lugar onde pude publicar minhas histórias. Sou muito grato por isso, publico lá desde 2016, já são quase dez anos. O público foi chegando, e conhecendo meu trabalho. Na plataforma, podemos ver o que os leitores comentam, e eu acho um máximo acompanhar em tempo real todas as reações.
[Blog Pense Repense] Além de escrever, você atua. Como a experiência de dar corpo e voz a um personagem (como ator) influencia a forma como você constrói seus personagens na literatura?
[Geovanne José] Minha forma de escrever um personagem mudou muito depois do teatro. Nos ensaios para um personagem, detalhes começam a aparecer, até mesmo para ocorrer a diferenciação entre ator e personagem. Esses detalhes, me ajudam muito a escrever, sinto que conheço ainda mais quem está vivendo aquela história. Você dá vida e verdade para o ser, e isso veio muito depois do teatro. Eu fiz uma apresentação como o vampaia, já tendo escrito o livro, e posso te dizer que a forma como passei a descrevê-lo, após a encenação, mudou muito, comecei realmente a sentir que o conhecia.
[Blog Pense Repense] O seu sonho sempre foi criar histórias que gerassem emoções no público. Qual é a emoção mais potente ou transformadora que você busca despertar nos seus leitores e espectadores?
A indignação é um sentimento que frequentemente busco. Às vezes, de uma forma sutil, em outras, de forma mais alarmante. Acho que as coisas se movem também na indignação. O curta tem muito disso.
Perguntas sobre Literatura
[Blog Pense Repense] Como você vê o papel da literatura na sociedade atual quando as pessoas passam boa parte do dia nas redes sociais vendo vídeos e memes?
[Geovanne José] A literatura é onde exercemos nossa imaginação, o que é maravilhoso. Me divirto muito lendo, assim como vendo vídeos na internet. Acho que a questão das pessoas, talvez, não lerem muito, vem do grande mito de que a leitura é chata, tediosa, o que não é. Acho que nosso compromisso, enquanto escritores, é continuar fazendo histórias que chamem esse público.
[Geovanne José] Aprendi com minha incrível professora, Fernanda Paquelet, de que o ser humano é criativo, e quando essa criatividade é tirada dele, ele começa a não se sentir bem. A leitura é o que nos faz exercitar, diariamente, nossa criatividade, nossa imaginação. Em minhashistórias, minha criatividade vem muito da vida, dos questionamentos sobre ela, e sobre como seria essa vida se existissem criaturas tão diferentes do que conhecemos.
[Geovanne José] Como já cresci nessa era, e sou uma pessoa muito comunicativa, acho que passar para os vídeos curtos foi natural, sobretudo para conseguir chegar em novos leitores. Gosto das redes sociais, pois me permite conversar com esses leitores, saber a opinião deles sobre a minha história. Para mim, é muito importante esse momento de escutar as críticas e elogios deles.
[Blog Pense Repense] Existe algum autor ou autora brasileira contemporânea que você admira e que, na sua opinião, está fazendo um trabalho excepcional ao trazer temas atuais para a literatura?
[Geovanne José] Sou muito fã do Raphael Montes, é o meu escritor favorito. Ano passado, tive a honra de conhecê-lo na FLICA, a feira literária de Cachoeira. Falei para ele o quanto o admiro, e ele foi super fofo comigo, até me deu dicas. O Raphael consegue, de forma genial, utilizar o gênero do terror para questionar muitos assuntos da sociedade, o que me inspira muito.
[Geovanne José] Escreva! Escreva todos os dias, leia muito, assista muito, e sempre estude sobre o que quer escrever. Tenha certeza de que esse é o melhor conselho haha.
Perguntas sobre Livros
[Blog Pense Repense] Qual foi o último livro que você leu e por que o recomendaria?
[Geovanne José] O último livro que li, na verdade, foi uma peça chamada “Namíbia, não” de Aldri Anunciação. Recomendo muito a leitura! O Aldri é genial! Ele consegue te entreter, ao mesmo tempo que te faz questionar, e se indignar sobre muita coisa, e tudo isso da forma mais genial possível!
[Blog Pense Repense] Você é uma leitora assídua de livros digitais ou prefere os livros físicos? E, falando de consumo pessoal, como você organiza seu orçamento ou sua forma de receber/comprar livros para dar conta de tantas novidades?
[Geovanne José] Eu sou uma pessoa que gosta de ler em todos os meios, seja um livro físico, ou digital. Gosto muito da releitura, já perdi a conta de quantas vezes li Fallen da Lauren Kate, que, aliás, foi o primeiro livro que li na minha vida. Minha organização vem muito, ou do dinheiro que sobra, ou dos livros que pego emprestado, quase todos da minha amiga Evelyn, hahahahaha
[Geovanne José] O terror, junto do mistério e do suspense, me fazem ficar horas vidrado, amo quando esqueço do mundo, e só penso em resolver os mistérios do drama. Mas, também gosto de todos os gêneros, um dos livros que amei ter lido esse ano foi “A Hipótese do amor”, que é um romance.
[Geovanne José] Acho que uma boa história, bons personagens, e uma boa escrita.
[Geovanne José] "Jantar secreto", do Raphael Montes, foi um aprendizado para mim. A forma como ele utilizou até mesmo figurinhas de WhatsApp para poder contar a história, foi de uma genialidade tão grande, que nunca esquecerei. Aprendi sobre como contar uma história, nem sempre precisa ser feita de uma forma já conhecida, linear, e sim de várias outras. É sobre ser criativo, poder transmitir sua mensagem, e prender o público.
Perguntas sobre o Projeto
"Vampaia - O Curta"
[Blog Pense Repense] Qual foi o maior desafio em pegar uma história que estava na sua mente e dar vida a ela com atores e câmeras?
[Blog Pense Repense] O curta foi desenvolvido durante o seu curso na UFRB e envolveu uma grande equipe (atores, professores orientadores, produção). Qual foi a lição de liderança ou de trabalho em equipe mais valiosa que você aprendeu ao coordenar um projeto audiovisual tão ambicioso?
[Geovanne José] A maior lição é de que esse curta não teria saído sem eles! Haha. Eu tive a equipe dos sonhos! Eles fizeram de tudo para que esse curta acontecesse. Vou pedir licença para citar cada um, pois sou imensamente grato: Ari Santana, Alexia Oliveira, Evelly Pinheiro, Caio Karuan, Nicole Rosa, Leinne Portugal, Deivison Oliveira, Messias, Danilo Pena, Maciej Rozalski, Paula Lice, Camila Vendramini, Ricardo Brugger.
[Blog Pense Repense] A sinopse fala de Eli, o garoto frágil, e uma área perigosa e proibida na faculdade. O terror/suspense é o seu gênero preferido para questionar os absurdos da sociedade. O que o medo e o proibido conseguem revelar sobre a realidade que um drama não conseguiria?
[Geovanne José] No terror, a gente tem uma liberdade maior de representar cenas sem muito medo do público se assustar. Acredito muito no poder do terror de trazer discussões da nossa sociedade, em obras do gênero, algo que pode ser quase que vetado em outros, ou não, mas acho que no terror, temos mais essa liberdade.
[Blog Pense Repense] O curta será lançado no CECULT/UFRB e depois no YouTube. Qual é a sua maior expectativa com o lançamento, e o que você espera que o público do audiovisual entenda sobre a identidade da sua cidade e estado através da obra?
[Geovanne José] Minha grande expectativa é de que o público se veja nos personagens, porque aquela história poderia acontecer com qualquer um de nós. São dois amigos, Eli e Clara, que sempre foram vistos por todos como pessoas frágeis, e para contrariar isso, eles vão passar à noite na parte mais perigosa da faculdade. Todos nós já buscamos por validação, infelizmente. Quero muito que o público da faculdade reconheça os locais onde gravamos o curta, e que o público de fora consiga se identificar.
[Blog Pense Repense] Você já tem o livro e o curta-metragem de Vampaia. Qual é o próximo passo criativo para você: focar em novos livros, em novos roteiros, ou em atuar mais?
[Geovanne José] Quero fazer de tudo um pouco, mas o próximo passo é lançar o conto do curta! Estou muito ansioso para que, após terem assistido ao curta, as pessoas possam descobrir ainda mais da história, dessa vez lendo. Tem muitos contextos que só estarão no conto, que deve ser lançado em breve.
Apoie o autor seguindo seu trabalho incrível
O Legado de Vampaia
Apoie Autor e Mergulhe em Novidades!
- Compartilhe: Use o ícone de compartilhamento ( ) para espalhar esta entrevista nas suas redes e apoiar o autor. Seu clique faz a diferença!
- Siga o Autor: Conecte-se com o autor nas redes sociais para não perder novidades e próximos lançamentos.
- Fique por Dentro: Clique aqui para acessar os primeiros rascunhos e conhecer as próximas histórias que estão chegando!






Comentários
Postar um comentário
Primeiramente obrigada pela visita, se expresse sobre essa postagem deixando o seu comentário aqui:
♥ Se você tiver um site, blog, etc, deixe o link, saiba como aqui, se eu gostar, eu sigo;
♥ Seja sincero, aceito comentários construtivos;
♥ Comentários com conteúdo obsceno, ilegal, ofensivo e/ ou spam, será apagado;
♥ Se precisar de ajuda, entre em contato nos locais indicados, talvez possamos ajudar.
Se você gostou do blog, ajude a divulgá-lo, é simples! Obrigada pela visita ♥