Entrevista com o Escritor e Cineasta Geovanne José



Olá, leitores pensativos!

Saímos de uma conversa sobre os caminhos da literatura e agora voltamos nosso olhar para o potencial da arte multidisciplinar no Nordeste Brasileiro.

Nosso convidado é Geovanne José, escritor e ator de 22 anos, nascido na Bahia. Mesmo cursando Artes do Espetáculo, ele viu no gênero terror/suspense a chance de criar histórias que questionam a sociedade, ao mesmo tempo em que representa sua cidade natal.

Após o sucesso do livro Vampaia, com mais de 7 mil leituras no Wattpad, Geovanne expande esse universo para o cinema. Ele está lançando o curta-metragem "Vampaia - Aparição no Mangue", uma produção que levou a escrita para a tela, envolvendo artistas e professores da UFRB. A obra promete levar o público a uma área proibida da faculdade, desvendando os medos e segredos do local.

Geovanne José, seja muito bem-vindo. É um prazer recebê-lo para falar sobre a força do suspense, o potencial da juventude baiana na arte e a empolgante transição da página para a tela.

Biografia do escritor e cineasta


Geovanne José tem 22 anos, é escritor e ator nascido em Itapetinga - Bahia. É técnico em Meio Ambiente pelo Instituto Federal Baiano, e atualmente cursa Artes do Espetáculo pela Universidade Federal do Recôncavo Baiano em Santo Amaro, Bahia. 

Desde criança, sempre teve o sonho de criar histórias que fossem capazes de gerar emoções no público, ao mesmo tempo, em que conseguiria, através delas, questionar os absurdos da sociedade atual e trazer personagens que pudessem representar a cidade e estado onde mora. 

Mesmo escrevendo vários gêneros, foi no terror/suspense onde viu a possibilidade de contar histórias que atravessassem os leitores, enquanto tratava de assuntos atuais. Com isso, publicou histórias pelo Wattpad, sendo duas delas o livro Vampaia, lançado em 2019, e no ano passado, o conto Vampaia - Aparição no mangue, ao qual, conseguiu publicar fisicamente este ano pela editora UICLAP. 

Neste momento, o escritor se prepara para lançar o curta-metragem do vampaia.


Sinopse do curta Vampaia


Eli é um jovem que sempre foi visto por todos como o garoto frágil, sensível, e medroso. Após uma aposta com um amigo, ele e sua amiga Clara, vão até uma área perigosa e proibida da sua faculdade, gravar um vídeo de como foi passar a noite lá. Eles só não imaginam a causa daquela área ser isolada. 

Lançamento


O curta-metragem será lançado no dia 31 de outubro, às 18 horas, no CECULT/UFRB, no auditório Emanuel Araújo, em parceria com o CINECECULT, e logo após, disponibilizado no Youtube.


Sobre o curta


Ele começou a ser planejado desde setembro do ano passado, após eu me inscrever em algumas matérias do meu curso Artes do Espetáculo, e nelas, começar a desenvolvê-lo.


Perguntas Pessoais


[Blog Pense Repense] Com apenas 22 anos, você é escritor, ator e estudante de Artes do Espetáculo. Onde nasceu essa paixão por criar histórias que questionam os absurdos da sociedade e por que o caminho da arte multidisciplinar (livro e palco) te atraiu tanto?

[Geovanne José] Primeiro quero agradecer pela entrevista, muito obrigado pelo espaço. 

Minha paixão por criar histórias vem muito de tudo o que eu assistia quando era pequeno com meus pais Tião e Joelma, e sozinho, sejam desenhos, novelas, filmes, e ficar imaginando histórias derivadas daqueles mundos. 

A escrita e o teatro apareceram para mim, quando me dei conta de que poderia mostrar essas histórias para as outras pessoas, sobretudo na minha cidade, Itapetinga. Me encontrei primeiramente na escrita, e logo após, no teatro, onde pude viver personagens, e também, ver os meus personagens ganharem vida.


[Blog Pense Repense] Você se formou em Técnico em Meio Ambiente e agora estuda Artes. Como a sua visão técnica e ambientalista se cruza com o universo da escrita de terror/suspense e com o seu desejo de representar a Bahia em suas obras?

[Geovanne José] É incrível pensar que elas se cruzam muito! Quando desenvolvi o universo da minha criatura, Vampaia, junto do meu amigo produtor, Danilo Pena, já na faculdade, anos após ter terminado meu curso técnico, pude colocar naquele universo, tudo que estudei sobre o meio ambiente, sendo assim, todas as especificações sobre o solo, as plantas, o ar, e de como mesmo tendo um universo próprio, poderia utilizar ambientes da Bahia, como o mangue, ou cidades que visitei.


[Blog Pense Repense] Você começou a publicar pelo Wattpad, onde lançou Vampaia. Como a plataforma digital te ajudou a construir uma base de leitores e a transformar a ideia de um e-book em um livro físico?

[Geovanne José] O Wattpad foi o primeiro lugar onde pude publicar minhas histórias. Sou muito grato por isso, publico lá desde 2016, já são quase dez anos. O público foi chegando, e conhecendo meu trabalho. Na plataforma, podemos ver o que os leitores comentam, e eu acho um máximo acompanhar em tempo real todas as reações. 

No conto “Vampaia - aparição no mangue” do ano passado, eu publiquei por lá, porém, após um curso de três dias com o escritor Volp, decidi também publicá-lo, pela primeira vez, na Amazon, o que foi bem legal. A ideia de transformar em um livro físico veio da minha vontade de poder pegá-lo em mãos, e também para que as pessoas que não curtem ler no digital, pudessem lê-lo.


[Blog Pense Repense] Além de escrever, você atua. Como a experiência de dar corpo e voz a um personagem (como ator) influencia a forma como você constrói seus personagens na literatura?

[Geovanne José] Minha forma de escrever um personagem mudou muito depois do teatro. Nos ensaios para um personagem, detalhes começam a aparecer, até mesmo para ocorrer a diferenciação entre ator e personagem. Esses detalhes, me ajudam muito a escrever, sinto que conheço ainda mais quem está vivendo aquela história. Você dá vida e verdade para o ser, e isso veio muito depois do teatro. Eu fiz uma apresentação como o vampaia, já tendo escrito o livro, e posso te dizer que a forma como passei a descrevê-lo, após a encenação, mudou muito, comecei realmente a sentir que o conhecia.


[Blog Pense Repense] O seu sonho sempre foi criar histórias que gerassem emoções no público. Qual é a emoção mais potente ou transformadora que você busca despertar nos seus leitores e espectadores?

A indignação é um sentimento que frequentemente busco. Às vezes, de uma forma sutil, em outras, de forma mais alarmante. Acho que as coisas se movem também na indignação. O curta tem muito disso.

Perguntas sobre Literatura



[Blog Pense Repense] Como você vê o papel da literatura na sociedade atual quando as pessoas passam boa parte do dia nas redes sociais vendo vídeos e memes?

[Geovanne José] A literatura é onde exercemos nossa imaginação, o que é maravilhoso. Me divirto muito lendo, assim como vendo vídeos na internet. Acho que a questão das pessoas, talvez, não lerem muito, vem do grande mito de que a leitura é chata, tediosa, o que não é. Acho que nosso compromisso, enquanto escritores, é continuar fazendo histórias que chamem esse público.


[Blog Pense Repense] Qual é a sua opinião sobre a importância da leitura para o desenvolvimento da imaginação? Como você se inspira para suas histórias?

[Geovanne José] Aprendi com minha incrível professora, Fernanda Paquelet, de que o ser humano é criativo, e quando essa criatividade é tirada dele, ele começa a não ser sentir bem. A leitura é o que nos faz exercitar, diariamente, nossa criatividade, nossa imaginação. Em minhashistórias, minha criatividade vem muito da vida, dos questionamentos sobre ela, e sobre como seria essa vida se existissem criaturas tão diferentes do que conhecemos.


[Blog Pense Repense] Observamos uma grande mudança nas redes sociais: saímos dos posts estáticos, passamos pelos carrosséis e, hoje, o foco são os vídeos curtos. Qual foi o momento que você percebeu que precisava fazer essa transição de formato na sua divulgação e como isso impactou a forma como você se conecta com seus leitores?"

[Geovanne José] Como já cresci nessa era, e sou uma pessoa muito comunicativa, acho que passar para os vídeos curtos foi natural, sobretudo para conseguir chegar em novos leitores. Gosto das redes sociais, pois me permite conversar com esses leitores, saber a opinião deles sobre a minha história. Para mim, é muito importante esse momento de escutar as críticas e elogios deles.


[Blog Pense Repense] Existe algum autor ou autora brasileira contemporânea que você admira e que, na sua opinião, está fazendo um trabalho excepcional ao trazer temas atuais para a literatura?

[Geovanne José] Sou muito fã do Raphael Montes, é o meu escritor favorito. Ano passado, tive a honra de conhecê-lo na FLICA, a feira literária de Cachoeira. Falei para ele o quanto o admiro, e ele foi super fofo comigo, até me deu dicas. O Raphael consegue, de forma genial, utilizar o gênero do terror para questionar muitos assuntos da sociedade, o que me inspira muito.


[Blog Pense Repense] Qual conselho você daria para jovens que desejam se tornar escritores? 

[Geovanne José] Escreva! Escreva todos os dias, leia muito, assista muito, e sempre estude sobre o que quer escrever. Tenha certeza de que esse é o melhor conselho haha. 

Perguntas sobre Livros



[Blog Pense Repense] Qual foi o último livro que você leu e por que o recomendaria? 

[Geovanne José] O último livro que li, na verdade, foi uma peça chamada “Namíbia, não” de Aldri Anunciação. Recomendo muito a leitura! O Aldri é genial! Ele consegue te entreter, ao mesmo tempo que te faz questionar, e se indignar sobre muita coisa, e tudo isso da forma mais genial possível!


[Blog Pense Repense] Você é uma leitora assídua de livros digitais ou prefere os livros físicos? E, falando de consumo pessoal, como você organiza seu orçamento ou sua forma de receber/comprar livros para dar conta de tantas novidades?

[Geovanne José] Eu sou uma pessoa que gosta de ler em todos os meios, seja um livro físico, ou digital. Gosto muito da releitura, já perdi a conta de quantas vezes li Fallen da Lauren Kate, que, aliás, foi o primeiro livro que li na minha vida. Minha organização vem muito, ou do dinheiro que sobra, ou dos livros que pego emprestado, quase todos da minha amiga Evelyn, hahahahaha


[Blog Pense Repense] Qual é o seu gênero literário favorito para ler quando está de folga, e por que ele te agrada tanto? 

[Geovanne José] O terror, junto do mistério e do suspense, me fazem ficar horas vidrado, amo quando esqueço do mundo, e só penso em resolver os mistérios do drama. Mas, também gosto de todos os gêneros, um dos livros que amei ter lido esse ano foi “A Hipótese do amor”, que é um romance.


[Blog Pense Repense] Quais são os três elementos que, na sua opinião, um livro precisa ter para ser considerado "perfeito" ou uma leitura obrigatória?

[Geovanne José] Acho que uma boa história, bons personagens, e uma boa escrita.


[Blog Pense Repense] Se você pudesse recomendar apenas um livro (que não fosse seu) que todo aspirante a escritor deveria ler para entender melhor o ofício, qual seria e, mais importante, o que ele ensina sobre a arte de escrever?


[Geovanne José] "Jantar secreto", do Raphael Montes, foi um aprendizado para mim. A forma como ele utilizou até mesmo figurinhas de WhatsApp para poder contar a história, foi de uma genialidade tão grande, que nunca esquecerei. Aprendi sobre como contar uma história, nem sempre precisa ser feita de uma forma já conhecida, linear, e sim de várias outras. É sobre ser criativo, poder transmitir sua mensagem, e prender o público.


Perguntas sobre o Projeto
"Vampaia - O Curta"



[Blog Pense Repense] Qual foi o maior desafio em pegar uma história que estava na sua mente e dar vida a ela com atores e câmeras? 

[Geovanne José] Vampaia, para mim, sempre foi um personagem com um apelo, além de literário, audiovisual. Acho que o maior desafio foi ter que escrever cenas com limites, pois quando escrevo para um livro, limites não existem, porém, em um curta-metragem, eles existem,seja por conta do local onde gravamos, ou principalmente pelo orçamento. Sou muito grato de ter tido uma equipe tão fenomenal e criativa do meu lado.


[Blog Pense Repense] O curta foi desenvolvido durante o seu curso na UFRB e envolveu uma grande equipe (atores, professores orientadores, produção). Qual foi a lição de liderança ou de trabalho em equipe mais valiosa que você aprendeu ao coordenar um projeto audiovisual tão ambicioso?

[Geovanne José] A maior lição é de que esse curta não teria saído sem eles! Haha. Eu tive a equipe dos sonhos! Eles fizeram de tudo para que esse curta acontecesse. Vou pedir licença para citar cada um, pois sou imensamente grato: Ari Santana, Alexia Oliveira, Evelly Pinheiro, Caio Karuan, Nicole Rosa, Leinne Portugal, Deivison Oliveira, Messias, Danilo Pena, Maciej Rozalski, Paula Lice, Camila Vendramini, Ricardo Brugger.


[Blog Pense Repense] A sinopse fala de Eli, o garoto frágil, e uma área perigosa e proibida na faculdade. O terror/suspense é o seu gênero preferido para questionar os absurdos da sociedade. O que o medo e o proibido conseguem revelar sobre a realidade que um drama não conseguiria?

[Geovanne José] No terror, a gente tem uma liberdade maior de representar cenas sem muito medo do público se assustar. Acredito muito no poder do terror de trazer discussões da nossa sociedade, em obras do gênero, algo que pode ser quase que vetado em outros, ou não, mas acho que no terror, temos mais essa liberdade.


[Blog Pense Repense] O curta será lançado no CECULT/UFRB e depois no YouTube. Qual é a sua maior expectativa com o lançamento, e o que você espera que o público do audiovisual entenda sobre a identidade da sua cidade e estado através da obra?

[Geovanne José] Minha grande expectativa é de que o público se veja nos personagens, porque aquela história poderia acontecer com qualquer um de nós. São dois amigos, Eli e Clara, que sempre foram vistos por todos como pessoas frágeis, e para contrariar isso, eles vão passar à noite na parte mais perigosa da faculdade. Todos nós já buscamos por validação, infelizmente. Quero muito que o público da faculdade reconheça os locais onde gravamos o curta, e que o público de fora consiga se identificar.


[Blog Pense Repense] Você já tem o livro e o curta-metragem de Vampaia. Qual é o próximo passo criativo para você: focar em novos livros, em novos roteiros, ou em atuar mais?

[Geovanne José] Quero fazer de tudo um pouco, mas o próximo passo é lançar o conto do curta! Estou muito ansioso para que, após terem assistido ao curta, as pessoas possam descobrir ainda mais da história, dessa vez lendo. Tem muitos contextos que só estarão no conto, que deve ser lançado em breve.


Apoie o autor seguindo seu trabalho incrível



Instagram @geovaanne
Wattpad Vampaia
Amazon Vampaia

Vampaia

Aparição no Mangue

Compre na Uiclap


O Legado de Vampaia


O curta-metragem fala muito sobre validação, sobre sentir que precisa mostrar para alguém o seu valor. Misturado com o universo do vampaia, esse personagem que começou a ser criado em 2014, onze anos atrás, quando eu tinha dez anos. Agora com 22 anos, espero que o público assista ao curta, e se identifique com a história do Eli e da Clara, e que após lerem o conto, que será lançado depois, possam entender a verdadeira causa de tudo o que aconteceu. Muito obrigado novamente por ter me entrevistado, sou muito grato por isso.


Apoie Autor e Mergulhe em Novidades!


Geovanne, que conversa inspiradora! É fascinante ver a sua energia e a forma como você usa a arte — da literatura ao cinema — para dar voz à sua região e aos temas que te movem.

Antes de encerrarmos, me chamou a atenção os livros que você citou. Fico feliz que Fallen, da Lauren Kate, tenha sido o seu primeiro livro; eu também li e me apaixonei por toda a saga! E A Hipótese do Amor, que está aqui no meu kindle esperando, agora me deu ainda mais vontade de ler, sabendo que é uma das suas recomendações.

Parabéns pelo lançamento do curta "Vampaia - Aparição no Mangue" e por toda a sua jornada. Desejamos muito sucesso em seus próximos projetos na escrita e nas Artes do Espetáculo!

Muito obrigado pela sua participação!


Se você curtiu a entrevista e quer mais lendas do nosso Brasil, temos um pedido simples para você:

  • Compartilhe: Use o ícone de compartilhamento ( ) para espalhar esta entrevista nas suas redes e apoiar o autor. Seu clique faz a diferença!

  • Siga o Autor: Conecte-se com o autor nas redes sociais para não perder novidades e próximos lançamentos.

  • Fique por Dentro: Clique aqui para acessar os primeiros rascunhos e conhecer as próximas histórias que estão chegando!

Ganhe Visibilidade Gratuita!


Você é escritor e busca novos leitores? Queremos te ajudar:

Estamos divulgando autores gratuitamente em nossa plataforma. Aproveite esta chance única de dar um upgrade na sua visibilidade! Entre em contato e saiba como!

Conhece esses escritores Brasileiros?

♡ Entrevista com escritores talentosíssimos

♡ Última Entrevista: Escritora Ironi Jaeger

Comentários