Olá, leitores pensativos!
Hoje, temos a honra de receber uma figura cuja trajetória abrange a academia, a cultura e a arte da palavra. Nossa convidada é Valdina Augusto de Souza, uma profissional multidisciplinar que atua como Professora, Escritora e Palestrante. Seu impressionante currículo inclui especializações em Neuropsicopedagogia e Neurociência Aplicada à Aprendizagem, culminando com o prestigiado título de Doutora Honoris Causa em áreas como Educação, Literatura e Cultura Popular Brasileira.
Em meio a essa vasta atuação, a Dra. Valdina nos convida a um mergulho na sensibilidade e reflexão. Ela está lançando o livro "Palavras em Poesia", uma obra que utiliza o emaranhado das letras para criar um verdadeiro arco-íris de sentimentos. Cada verso é carregado de emoção, trazendo à tona fatos da vida e a força dos sentimentos mais humanos.
Nesta entrevista, conversamos sobre como conciliar a mente científica da Neurociência com a alma poética da Literatura, e como a poesia pode se tornar uma ferramenta poderosa para a reflexão e a aprendizagem em qualquer fase da vida.
Prepare-se para uma conversa inspiradora que une o rigor acadêmico à beleza das palavras.
Biografia da escritora
Valdina Augusto de Souza é uma profissional multidisciplinar, atuando como Professora, Escritora e Palestrante. É Neuropsicopedagoga e especialista em Educação Especial e Neurociência Aplicada à Aprendizagem. Seu vasto reconhecimento inclui o título de Comendadora da Arte e da Cultura e o grau de Doutora Honoris Causa em múltiplas áreas, abrangendo Educação, Literatura, História das Religiões, Neuropsicopedagogia e Cultura Popular Brasileira.
Sinopse do livro
O livro Palavras em Poesia da escritora reitora Valdina Souza, traz em cada palavra, em cada poesia um arco-íris de sentimentos.
Palavras carregadas de emoção que traz para reflexão fatos da vida.
No emaranhado das letras e das palavras as poesias vão se apresentando mostrando a força das palavras e dos sentimentos tão humanos.
Perguntas Pessoais
[Blog Pense Repense] Você é especialista em Educação Especial e Educação Infantil. Como essa sua experiência com as crianças e o ensino influencia a forma como você escreve e a mensagem que quer passar com a literatura?
[Valdina Augusto de Souza] Trabalhar 33 anos na educação infantil e também com crianças com necessidades especiais, fez com que eu me tornasse mais sensível e desenvolvesse um olhar mais humano em relação as outras pessoas e principalmente às crianças, essa sensibilidade aflorou em mim o amor pelas letras e pela escrita. Foi o que me impulsionou ser escritora.
[Blog Pense Repense] Além de escritora, você é Contadora de Histórias Infantis. O que mais te atrai na simplicidade das histórias para crianças, e como essa arte de contar se conecta com a sua poesia?
[Valdina Augusto de Souza] Durante o trabalho com a crianças, fui percebendo que as histórias infantis, a literatura infantil em geral, abria um grande universo lúdico para as crianças e usar recursos lúdicos na cotação era algo muito mágico, despertava tanto a sensibilidade emocional das crianças, quanto a minha. As histórias infantis abriram os meus olhos e ampliaram a minha imaginação para a poesia, fui percebendo que poderia poetizar sobre fatos.
[Blog Pense Repense] Você recebeu diversas honrarias e tem muito conhecimento em áreas como Cultura e História. Como essa sua bagagem de vida e de estudo muda a forma como você se vê como escritora e a sua missão com a literatura?
[Valdina Augusto de Souza] Despertarme-me como escritora foi devido o contato com diferentes professores, que não gostavam de ler e não trabalhavam a literatura infantil com as crianças e com as crianças tão sensíveis a literatura infantil.
Percebi que as crianças precisavam ouvir mais os gêneros da literatura infantil e o professor precisava ser mais sensível a isso, com essa observação, desenvolvi em parceria com minha irmã a professora Valdineia, também professora na educação infantil, um projeto didático entitulado Poesias e parlendas: Nascendo pequenos poetas.
Esse projeto foi desenvolvido com crianças de quatro e cinco anos, onde nós levamos poesias infantis para recitar com as crianças.
Fizemos junto com as crianças a recitação e a interpretação, estudamos um pouco sobre a vida dos poetas. Depois da interação com várias poesias e parlendas, começamos a criar juntos poesias e parlendas de nossa autoria.
Recitados em vários lugares públicos de nossa cidade, sempre com um público grande para apreciar as apresentações.
Desse trabalho cultural, que foi desenvolvido durante cinco anos em turmas diferentes e que ganhou grande proporção e reconhecimento popular. Surgiu uma grande vontade em mim de escrever poesias, comecei escrevendo para adultos e tenho um projeto em andamento de um livro de poesias para crianças.
Com a sensibilidade aflorada, comecei a escrever livros infantis e a ilustrá-los, tenho três livros escritos.
"A menina que gostava de histórias", "O galinho corajoso é o jacaré verdão". Em breve será o lançamento do livro "O galinho corajoso".
Esse trabalho com as crianças, ganhou reconhecimento local, nacional e internacional.
Espero que o meu trabalho como professora, agora aposenta e como escritora. Possa sensibilizar outros professores para a importância do trabalho sério com a literatura na educação infantil.
[Blog Pense Repense] Você tem várias áreas de atuação: professora, contadora de histórias e palestrante. O que essas diferentes funções (educar, contar e falar em público) trazem de mais forte para a sua escrita, e como elas a ajudam a se conectar com os leitores?
[Valdina Augusto de Souza] A experiência como professora, contadora de historias, escritora e palestrante com temas voltados para a educação e literatura, se juntam em uma só voz para sensibilizar outros professores quanto a importância de um trabalho cultural na educação, principalmente na educação infantil tão desvalorizada em nossa sociedade.
Esse temas que uso para desenvolver o meu trabalho como escritora e palestrante vêm de muitas e muitas histórias que ouvi de muitas pessoas e da observação de fatos reais.
[Blog Pense Repense] Dentro da sua trajetória, o que a atrai na poesia como forma de escrita? Ela permite que você expresse seus sentimentos e reflexões de uma maneira que outros livros (como os didáticos, talvez) não permitem?
[Valdina Augusto de Souza] Escrever poesias me permite aflorar sentimentos, emoções, relatar fatos e acontecimentos que muitas vezes não conseguiria expressar falando.
A poesia para mim é algo mágico, uma poderosa ferramenta de comunicação.
Perguntas sobre Literatura
[Blog Pense Repense] Como você vê o papel da literatura na sociedade atual quando as pessoas passam boa parte do dia nas redes sociais vendo vídeos e memes?
[Valdina Augusto de Souza] É um desafio. Mas é necessário incentivar constantemente a leitura seja nos livros físicos ou nos e-books.
A escola precisa dar conta da alfabetizar as crianças no tempo certo e durante esse processo de alfabetização ler e contar muitas histórias para as crianças, com o objetivo de despertar o gosto pela leitura.
[Blog Pense Repense] Qual é a sua opinião sobre a importância da leitura para o desenvolvimento da imaginação? Como você se inspira para suas histórias?
[Valdina Augusto de Souza] Ler é algo extremamente importante para desenvolver a imaginação, a criatividade é a empatia.
A leitura nos transporta para outros mundos com outras culturas,nos coloca na posição dos personagens da história vivendo suas emoções.
Para mim ser leitor é sinônimo de ser criativo e contribuir ativamente na transformação de vidas.
Quando escrevo minhas histórias, inspiro-me em histórias que vivi e histórias de pessoas que convivi ou contaram-me suas histórias de vida. Transformo com criatividade essas ricas experiências em poesiasxe histórias infantis.
[Blog Pense Repense] Observamos uma grande mudança nas redes sociais: saímos dos posts estáticos, passamos pelos carrosséis e, hoje, o foco são os vídeos curtos. Qual foi o momento que você percebeu que precisava fazer essa transição de formato na sua divulgação e como isso impactou a forma como você se conecta com seus leitores?
[Valdina Augusto de Souza] A sociedade vem mudando em grande velocidade, tudo acontece muito rápido e a transmissão das mensagens também precisa se adaptar, por isso escolho um tema e gravo um vídeos curtos com mensagens claras e com temas que acho relevante para influenciar professores em uma boa prática pedagógica, e posto no meu canal no YouTube "Semeando ideias" e na minha página no facebook "Oficina pedagógica - Magia e Encanto" encanto e também tenho outro canal onde recitou poesias, comecei o objetivo de tornar as pessoas mais sensíveis em mundo muito duro. Penso que não pode ser nada muito longo,pois a maioria das pessoas tem pressa e pouco tempo para concentração. Algo longo não despertaria o interesse.
[Blog Pense Repense] Existe algum autor ou autora brasileira contemporânea que você admira e que, na sua opinião, está fazendo um trabalho excepcional ao trazer temas atuais para a literatura?
[Valdina Augusto de Souza] Tenho admiração por vários escritores, mas em especial por Ana Maria Machado, que no alge dos seus 80 anos,não perdeu o encanto para escrever, um exemplo de vida na literatura.
[Blog Pense Repense] Qual conselho você daria para jovens que desejam se tornar escritores?
[Valdina Augusto de Souza] Meu conselho para os jovens, que querem ser escritores é que leiam muito, mas muito mesmo todos os gênero literários e deixem sua imaginação fluir quando escrevem.
Ler muito é necessário, porque sem "alimento" não se tem repertório para a escrita.
Perguntas sobre Livros
[Blog Pense Repense] Qual foi o último livro que você leu e por que o recomendaria?
[Valdina Augusto de Souza] Eu li vários livros nesse início e meio de ano, terminei um essa semana sobre minha profissão "Neuropsicopedagogia e aprendizagem Oganizado" por Robert Metring e Simaia Sampaio, achei ótimo e recomendo para quem tem interesse.
[Blog Pense Repense] Você é uma leitora assídua de livros digitais ou prefere os livros físicos? E, falando de consumo pessoal, como você organiza seu orçamento ou sua forma de receber/comprar livros para dar conta de tantas novidades?
[Valdina Augusto de Souza] Leio livros digitais também, mas prefiro o livro físico eu procuro reservar um pouco do meu orçamento para comprar 2 ou 3 livros por mês, compro one line e faço pesquisas sobre o tema que me interessa é procuro livros referentes.
[Blog Pense Repense] Qual é o seu gênero literário favorito para ler quando está de folga, e por que ele te agrada tanto?
Gosto muito de livros de aventura e romance.
[Blog Pense Repense] Quais são os três elementos que, na sua opinião, um livro precisa ter para ser considerado "perfeito" ou uma leitura obrigatória?
[Valdina Augusto de Souza] Precisa ter uma narrativa envolvente, temas que trazem para reflexão e despertar a curiosidade.
[Blog Pense Repense] Se você pudesse recomendar apenas um livro (que não fosse seu) que todo aspirante a escritor deveria ler para entender melhor o ofício, qual seria e, mais importante, o que ele ensina sobre a arte de escrever?
[Valdina Augusto de Souza] Eu recomendo o livro "Grande Sertão Veredas" de Guimarães Rosa, porque traz muito sentimento e uma história tão real que você parece estar vivendo aquela realidade e também traz aquela situação de vida para uma grande reflexão em nossa sociedade.
Perguntas sobre o Livro
"Palavras em Poesia"
[Blog Pense Repense] O livro traz uma visão forte e detalhista com uma sintonia simples. Como você faz para balancear esses dois pontos: a complexidade das emoções com a simplicidade da linguagem, para que o leitor se encontre na poesia?
[Valdina Augusto de Souza] Procuro sempre palavras ou combinações de palavras que provoquem a emoção e aflore sentimentos.
[Blog Pense Repense] Se você tivesse que escolher apenas um poema do livro para apresentar a um leitor novo e dar uma ideia do que é a sua escrita, qual seria e por que ele representa tão bem a sua obra?
[Valdina Augusto de Souza] Escolheria o poema "Trem", porque procurei mostrar que as pessoas dentro do trem, todas com suas experiências diferentes de vida indo cada uma para um destino mais naquele momento juntas compõem um conjunto de histórias vivas que compõem a vida.
Trem
No horizonte
Longe...
Bem longe!
Imponente
Altivo
Surge o Trem
Fazendo-se perceber
Majestoso!
Barulhento?
Ah!
O barulho...
Misterioso
Corta o silêncio
Na imensidão
Intrigante...
Vem carregado
Carregado?
De histórias...
Quais histórias?
Muitas histórias
Vividas...
Sofridas...
Ou não
Somente histórias...
Construídas em diferentes caminhos
Retos
Sinuosos
Tortuosos
Muitas alegre
Outras tristes
Histórias...
Só histórias!
[Blog Pense Repense] Suas poesias buscam trazer a reflexão de fatos da vida. Existe algum poema ou tema no livro que foi mais pessoal ou difícil de transformar em arte, mas que se tornou o mais importante para você?
[Valdina Augusto de Souza] Foi o poema "Lembranças", onde remeto a minha infância, a dificuldade que eu apresentava em aprender e ao processo de construção da mulher que sou hoje e a profissão que escolhi.
[Blog Pense Repense] O título, "Palavras em Poesia", sugere que a vida é feita de momentos poéticos. Qual é o momento mais poético da sua própria vida que, de alguma forma, inspirou a escrita deste livro?
[Valdina Augusto de Souza] Usei metáforas e o alinhamento das palavras, com o objetivo de transmitir a emoção desse processo pelo qual passei.
[Blog Pense Repense] O seu livro, "Palavras em Poesia", traz emoções e reflexões em linguagem simples. Se você pudesse usar esta obra em seu trabalho com Educação Especial e Educação Infantil, como você a aplicaria? De que forma a poesia pode ser uma ferramenta de comunicação e expressão para as crianças?
[Valdina Augusto de Souza] Eu Escolheria alguns dos meus poemas de fácil compreensão para as crianças e desenvolveria o trabalho na busca da interpretação por cada aluno e do lúdico.
Palavras em Poesia
Reflexões sobre fatos da vida em ensaios poéticos
Compre seu exemplar com a autoraApoie a Autora e Mergulhe em Novidades!
- Compartilhe: Use o ícone de compartilhamento ( ) para espalhar esta entrevista nas suas redes e apoiar o autor. Seu clique faz a diferença!
- Siga a Autora: Conecte-se com a autora nas redes sociais para não perder novidades e próximos lançamentos.
- Fique por Dentro: Clique aqui para acessar os primeiros rascunhos e conhecer as próximas histórias que estão chegando!




Comentários
Postar um comentário
Primeiramente obrigada pela visita, se expresse sobre essa postagem deixando o seu comentário aqui:
♥ Se você tiver um site, blog, etc, deixe o link, saiba como aqui, se eu gostar, eu sigo;
♥ Seja sincero, aceito comentários construtivos;
♥ Comentários com conteúdo obsceno, ilegal, ofensivo e/ ou spam, será apagado;
♥ Se precisar de ajuda, entre em contato nos locais indicados, talvez possamos ajudar.
Se você gostou do blog, ajude a divulgá-lo, é simples! Obrigada pela visita ♥