Doce Espera: diário da mamãe e do bebê

Morar Sozinha Parte 2: Comer Sozinha


🔗 𝗣𝗔𝗥𝗧𝗘 𝟭

Olá leitores pensativos,

Depois de morar sozinha você aprende muitas coisas que jamais iria aprender morando com sua família, ou até mesmo dividindo com outros amigos, e uma dessas coisas é a refeição. Mesmo que goste de cozinhar, de repente, você descobre que fazer isso é uma grande perca de tempo e começa a procrastinar. É preciso elaborar uma planilha de refeições ao fazer as compras da semana ou do mês e se manter fiel a ela, ou você estará falida na metade do mês, e engordando cada dia mais com fast foods, comidas prontas, e pior ainda se aliada a uma vida sedentária.

Como mencionei na postagem sobre morar sozinha, eu não tinha um fogão. Eu me mudei apenas com meu jogo de quarto, e para a minha sorte o apartamento tinha uma pia de pedra fixa e uma geladeira velha, e minha família me ajudou com o que faltou. Minha mãe me emprestou algumas louças, pratos, talheres, xícaras, panos de prato. E minha avó Glória me deu uma caixa com minha primeira compra do mês com direito a café, açúcar, pão caseiro, arroz, bolacha, e mais algumas coisas que me ajudariam e muito naquele primeiro mês, e o que iria me salvar: um micro-ondas emprestado. Mas vamos ao que interessa, o que eu comi nesse tempo?

Tenho uma lista de comida um pouco limitada que gosto de fazer e comer, e um problema que eu não sei de onde veio: eu enjoo fácil e não consigo repetir a mesma comida em refeições seguidas. Mas para minha sorte os alimentos prontos para micro-ondas davam para duas refeições e tudo deu certo no fim.

Estou fazendo essa postagem com base na época e local que morei sozinha, então hoje deve haver uma gama maior de produtos para consumo.

Alimentos normais

Importante:

  • Ferver água no micro-ondas é muito perigoso, o que for fazer cozinhe junto!
  • Mexa sempre o que estiver preparando, deixe poucos minutos, mexa e volte ao micro; ou fique parada em frente a ele e de tempos em tempos pause para mexer, e volte ao play. A primeira opção é melhor e mais segura.
  • Comer alimentos preparados no micro-ondas por um longo período pode ser prejudicial à saúde, use com cautela e apenas como um quebra galho e não como meio principal.

Para fazer miojo ou macarrão basta por em um pote próprio para cozinhar água, a massa e tempero a gosto para a quantidade de uma refeição, ou para a que couber no seu pote, lembrando que o macarrão deve ter espaço para boiar e ficar soltinho durante o cozimento. Pare entre 5 e 5 minutos para mexer. Experimente também fazer macarrão com queijo! Basta acrescentar queijo picadinho no macarrão pronto e por mais um minutinho para derreter.

Eu amo frango e para prepará-lo no micro eu piquei em cubinhos bem pequenos, primeiro eu cozinhei da mesma forma da massa, depois em outro recipiente fritei cebola e temperinhos na margarina, sempre mexendo entre um tempo e outro. Depois misturei tudo e acrescentei mais um tempo e quando percebi o ponto acrescentei maionese, pois seria para um pão picante, mas pode acrescentar molho pronto e deixar mais uns minutinhos no micro-ondas. Esse foi o que mais deu trabalho de fazer.

Arroz é fácil de fazer, só é preciso por no micro do mesmo modo que a massa, coloque água até metade do recipiente que está usando e deixe cozinhar até secar, não precisa mexer e ele não vai cozinhar na primeira enchida de água. Batata inglesa é quase isso, mas precisa descascar e picar em cubos, quanto menor mais rápido o cozimento, no fim basta escorrer a água, amassar, acrescentar margarina e leite para preparar purê que eu amo.

Outro legume que eu gosto é brócolis, pois seu cozimento é rápido e pode ser feito em um saquinho próprio com um pouquinho de água e temperinho, em poucos minutos ele fica pronto.

Você pode preparar café de duas formas diferentes, ou esquenta a água para fazer café passado ou esquenta leite para fazer café solúvel. E rapidamente seu dia está pronto para começar se você é que nem eu que não existe antes de uma xícara de café com leite!

→ Visite a galeria e veja as fotos de pratos que fiz  ←

Alimentos próprios para micro-ondas

Feijão é uma coisa que acertaram em cheio em fazer, até para quem tem fogão, morando sozinho ou não. Ele vem pronto a vácuo, basta temperar a seu gosto enquanto vai esquentar e está pronto! Da mesma linha do feijão, eu usei a marca Vapzo, havia também frango desfiado e feijão carioca que eu consumia diariamente, mas há outros produtos da marca e também dos concorrentes.

Pra quem não gosta de mini chickens é realmente uma pena, pois o alimento tem como uma das formas de preparo o micro-ondas e fica tão gostoso e crocante quanto frito ou assado. 

Vantagens

→ Você pode preparar somente o que você gosta de comer;

→ Não precisa se preocupar se o outro vai gostar, porque não tem "outro";

→ Experiência culinária, você já sabe improvisar, sem estar improvisando!




Desvantagens

→ A alimentação pode ter deficiência em vitaminas, então é bom equilibrar com legumes, frutas e verduras frescos, crus ou cozidos;

→ Se você pagar a conta de luz a parte, ela vai ficar mais cara;

→ Eu que não gosto de comer sozinha, foi realmente solitário.




O que aprendi

Que mesmo sendo uma alimentação precária, ainda fornece saciedade, coisa que outras pessoas em outras situações nem teriam! Foi uma experiência boa e que guardo com carinho o tempo que passei lá.

Comentários