Doce Espera: diário da mamãe e do bebê

Morar Sozinha: Parte 1




Olá leitores pensativos,

É natural, depois que alcançamos certa idade, sairmos da casa de nossos pais para montarmos nossa família, seja ela for, casal hétero com ou sem filhos, casal homo com ou sem filhos, você sozinha e seus bichinhos, alguns até ficam morando com os pais mesmo depois de adultos por seus pais serem muito idosos e precisarem de companhia, enfim, não importa como. 

Alguns sonham e planejam isso desde que adquirem amadurecimento ou mesmo a independência, outros só pensam nisso mesmo quando a água bate na bunda junto com as responsabilidades. Comigo foi a última opção.

Morar Sozinha: Parte 1

Foi durante um período bem conturbado na minha vida, separação da minha mãe, calúnia sobre mim circulando pela família, que desencadeou um crise depressiva que quase me levou a uma fatalidade, mas precisamos ser fortes e eu consegui passar por esses transtornos e sair vitoriosa.

Morar sozinha e ser totalmente independente fazia parte da minha superação e foi esse um dos motivos que me fizeram procurar por uma moradia que eu pudesse pagar.

Era um apartamento térreo de um quarto e sala conjugada com a cozinha, poucos vizinhos ocupavam o pequeno prédio de três andares e por isso alguns dos apartamentos estavam vazios. Ajudaram-me na mudança meu marido, que na época o namoro era recente, minha mãe e amigos que tenho enorme carinho. Eu tinha apenas: um jogo de quarto, vestuários e outros itens, mas foi muito cansativo.

O apartamento continha apenas uma pia e uma mesa de mármore, e uma geladeira velha que zumbia mais da metade do dia e eu só tinha isso mesmo: meu jogo de quarto. Foi aí que eu pude contar com meus avós e mãe que me emprestaram louças, microondas, panos de prato, potes e um fogareiro que eu jamais consegui usar por não conseguir comprar um gás; e eu teria que me virar com o pouco que tinha, inclusive cozinhar no microondas.


Minha fase de adaptação foi lenta, sempre acostumada a ter mais alguém em casa e de repente ter que morar totalmente sozinha foi assustador desde que dormi a primeira noite lá. Certa vez, na casa em que eu morava quando a família ainda estava unida, dois rapazes tentaram entrar na casa e coloquei eles para correr (sim, eu mesma da janela do segundo andar) o que fez meu medo ser ainda maior, tanto que na primeira noite eu acordei no meio da noite muito assustada quando percebi que alguém havia entrado no pátio e tinha certeza de que tinha ido roubar algo, mas na manhã seguinte conversando com o rapaz responsável pelo condomínio ele me acalmou dizendo que era um dos inquilinos e que ele chegava a essa hora do trabalho. Que sufoco!

Para a alimentação eu contava com meu vale do trabalho (que por ser um supermercado me ajudou muito) e um microondas, ou seja, eu só cozinhava o que dava para fazer no microondas, como embutidos, frangos e verduras; então pães, bolachas e tortas fizeram parte do meu cardápio. Mas me sai muito bem e alimentada.

Vantagens

→ Independência financeira/ familiar;
→ Não ter horários / fazer no meu tempo;
→ Maior tempo livre (para ler, escrever, ir à praia).



Desvantagens

→ Estar/ fazer tudo sozinha;
→ Receber pouca visita;
Eu não tinha um fogão!


O que aprendi

→ Ser mais matura;
→ Organizar as responsabilidades (limpeza, organização, tempo livre);
→ Dar valor a coisas que antes eu ignorava.


Eu morei sozinha nesse apartamento durante cinco meses, no período de 04 de maio a 27 de outubro de 2018, foi uma experiência curta, mas muito bem aproveitada onde aprendi muitas coisas e também pude colocar em prática o que aprendi até aquele momento com minha família.

Você já morou ou mora sozinha? Conte suas experiência nos comentários!



Comentários