Doce Espera: diário da mamãe e do bebê

Uma Vida Mais Fitness em 3 passos

Olá leitores pensativos,

Alguns anos atrás eu me descuidei e ganhei alguns quilos, e levou um tempo até eu perceber que aquele tipo de vida estava me fazendo mal e meu corpo clamava por mudanças, talvez eu tenha contado um pouco aqui. Uma receitinha simples e mudança de hábitos.

E vida vai, vida vem, cá estou eu novamente com esses mesmos quilos a mais, e percebi que uma mudança total dos meus hábitos ― e não só quando quero perder peso ― é que vou parar com esse efeito sanfona e conquistar não só o corpo que quero, assim como a saúde que preciso. Com a rotina do dia a dia e muita mudança para pouco tempo, fazendo que o processo fique um pouco lento, então sigo o meu próprio tempo, assim como cada tipo de corpo reage de uma forma diferente, levarei meu tempo também.




1. Alimentação

A parte mais importante, segundo a nutricionista que consultei, é a mudança de hábitos alimentares, dando mais força a frase "Digas o que comes e direi quem és". Estudando os minha alimentação ela elaborou a minha tabela de refeições com o que eu poderia comer em cada refeição e algumas receitinhas que eu poderia escolher para mudar para não enjoar.

Eu não posso compartilhar o material que a nutricionista me passou, 1. por ser errado, 2. por ser feito sob medida para minha pessoa, 3. porque paguei um preço por ele, mas acredito que levando uma vida com hábitos alimentares saudáveis, isto é, excluindo completamente frituras e as famosas "bobiças", substituindo a farinha de trigo por outros, acrescentando mais frutas, verduras e legumes às refeições diárias, e tomando um detox toda semana, já ajuda.

Essa receita eu fiz nos acertos e erros juntando receitas da internet com o que eu tinha em casa e podia comer e o melhor: eu adorei o resultado!

Bolo Fit sem nome ainda

Ingredientes:
1 xíc. de leite de coco (ou 200 ml),
2 ovos,
1 xíc. de farinha de aveia (fino ou grosso),
2 colheres de farinha de linhaça dourada,
1 colher de açúcar de coco,
1 colher de chá de fermento em pó,
1 colherinha de chá de chia,
1 colherinha de chá de canela em pó,
1 colher de mel.

Como fazer:
Unte uma forma de pão pequeno ou outra de sua preferência.
Misture todos os ingredientes menos o leite de coco até formar uma massa homogênea.
Adicione, então, o leite de coco aos poucos, e por fim, uma colher de sopa de fermento em pó.
Leve ao forno em fogo baixo preaquecido por aproximadamente 40 min ou até passar no teste do palito.

Hora de servir:
Uma colher de mel.

Eu achei que na forma de pão ele ficou fininho, mas acredito que se fizer em uma forma menor ele não asse direito, por ser uma massa mais pesada.


2. Rotina diária 

Com o uso de planners, ou agendas multifuncionais, como preferir chamar, eu organizo toda a minha rotina para então ver onde estou pecando e assim poder sobrar tempo para outras novas atividades, como preparar minhas refeições, exercícios, etc.

Além do meu peso, que pode ser consultado em uma tabela (e eu estava em sobrepeso, quase em risco de obesidade), eu não tinha a menor ideia das minhas medidas ideais, então marquei um início com peso e medidas que estou medindo ao longo do ano, uma vez por mês para verificar meu progresso.

Anoto também meu quadro de alimentação da semana, pois eu enjoo muito fácil se comer repetidas vezes certos alimentos, e assim eu consigo monitorar o que eu comi na semana para planejar a próxima semana.

3. Exercícios

Essa é a parte mais difícil, acredito, pois eu sendo uma sedentária nata, já que tudo que eu faço, trabalho e lazer, é sentada confortavelmente. Pretendo começar por uma caminhada, e ir acrescentando exercícios localizados que eu posso fazer em casa, para ir acostumando meu corpo e não acabar entrevada no primeiro dia da academia, espero que funcione. Me desejem sorte!

Edit.: Claro que não funcionou, embora eu saiba fazer os exercícios eu tenho muita dificuldade de sair de casa, pegar peso, e essas coisas, então para solucionar esse problema eu comecei a fazer yoga em casa. Sigo uma rotina de 15 a 30 minutos por dia, 6 dias na semana ― de segunda a sábado ― e estou adorando!

Estava procurando algo que combinasse mais comigo, eu pareço calma, mas sou muito ansiosa e agitada, tanto que estou fazendo acompanhamento com remédios, que me ajudam, mas fazer exercícios é necessário.

É  uma prática calma, posso meditar e prestar a atenção melhor no que meu corpo e espírito dizem para mim, ainda fortalecer e tonificar os músculos, e alongar o corpo.


⤜⨳⤛

Por hoje é só, mas irei atualizando conforme vai surgindo mais ideias. Você também iniciou uma vida mais fitness? Conta para a mim nos comentários como está sendo sua fase de adaptação e suas dicas!

Comentários