Doce Espera: diário da mamãe e do bebê

[Resenha] Coletânea Flal 2018

Olá leitores pensativos,

Depois da ansiedade para esperá-lo, de chegar e devorá-lo, aqui está a resenha da Coletânea de Contos e Poesias Flal 2018! No Instagram do blog eu irei postar fotos da obra em todos os detalhes @penserepenseacd, fiquem de olho!

Coletânea Flal 2018


Características

Quantidade de Páginas: 234
Gênero: Poesia
Formato: 14,8x21cm
Nº de Edição: 1
Ano de Publicação: 2018
Idioma: Português

Sinopse


FLAL – Festival de Literatura e Artes Literárias, que tem o objetivo de divulgar a Literatura Nacional Contemporânea e ajudar na identificação da imagem do autor junto ao público.

E o Concurso de Textos Anônimos é uma forma de colocar à mostra, o trabalho de novos escritores buscando o reconhecimento.

Os textos são avaliados, sem a autoria, o que confere neutralidade ao concurso.

A Coletânea apresenta todos os textos que participaram da concurso, destacando os classificados e os vencedores. Também em destaque, textos dos jurados convidados. Uma homenagem aos escritores, que dedicaram seu precioso tempo avaliando o nosso concurso.

Resenha 


Gostaria de ressaltar logo no início que mesmo tendo participado da obra, qualquer julgamento exclui minha participação, como seu eu não tivesse participado, sendo assim imparcial e justa. 

•••

Esta obra é o resultado de um trabalho árduo de mulheres batalhadoras com apenas um objetivo: "divulgar a Literatura Nacional Contemporânea, ajudar na identificação da imagem do autor junto ao público, assim como na divulgação de seus livros e textos, através das várias atividades que compõe o festival." Depois do sucesso do concurso dentro do festival que agregou diversos tipos de textos entre idades de infanto-juvenil a adulto, estes mesmos textos entraram para um exemplar físico, ganhadores ou não do concurso, que é comercializado na livraria virtual parceira do projeto Leia-Livros. A obra é dividida em quatro sessões, onde explicarei a seguir: 

Homenagem aos escritores membros da comissão julgadora


Nessa primeira parte da obra, ganham destaque textos dos membros da comissão julgadora, Cristina Cimminiello, Danny Marks, Marisol Freitas, Neyd Montingelli e Vera C. Assumpção, nesta mesma ordem. Esses textos não participaram do concurso, até porque não passaria credibilidade caso textos do júri participassem, assim como em qualquer outro concurso, os textos foram publicados com o intuito de entreter, acredito eu.

Todas as histórias foram cativantes e passavam algum ensinamento, eram providos de tamanha sensibilidade que alguns eu precisarei comentar. Entre eles a história que mais me chamou a atenção foi Tatu, a história de vida de um cachorrinho vira lata que foi abandonado pela família, mas que encontrou o grande propósito de sua vida na rua. Como mencionei anteriormente, esses contos trazem ensinamentos a quem lê com atenção, e justamente um protagonista canino em uma história para adultos, foi o que achei mais genial.

Outra história foi Pinga Para os Perus, mostrando na inocência de uma mente infantil a narrativa de um grandioso evento, a curiosidade em descobrir o que iria acontecer, confesso que até eu parava para imaginar o que poderia ser, pois a história era envolta de mistério, que seu propósito só foi revelado no final.

Concurso de textos anônimos - contos e poesias


A partir daqui começa os contos e poesias participantes do concurso, e é a maior parte da composição da obra. Como esperado, são textos de diferentes tamanhos, passando energias distintas ao leitor. Alguns com mensagem de positividade, entre outros como romantismo.

Aqui os textos são dispostos por ordem de numeração, qual foi o critério para essa numeração eu desconheço, pois meu conto recebeu o número um, seu título começa com a letra A, entretanto os textos seguintes não acompanham a ordem do alfabética, excluindo essa hipótese. Por ordem de inscrição, acredito que não seja também, porque eu me inscrevi depois do prazo (eu sei, que vergonha), eu estava sem computador e portanto sem o texto.

Assim como não existe um padrão entre os textos, isso acontece em seu conteúdo também. Em alguns você percebe a qualidade de anos de experiência, e consegue distinguir rapidamente os iniciantes. Alguns me chamaram a atenção pela sabedoria que trazem, outros pela simplicidade na narrativa que deixa aquele questionamento "nossa como uma simples história, um personagem tão humilde trás um ensinamento tão grandioso?". Há também aqueles que eu não consegui terminar de ler, eu não costumo fazer isso, pela curiosidade em saber o final e ignorando qualquer coisa que me barre fazer isso, mas não consegui terminar a leitura. Quem sabe mais para frente eu retome.

Aqui os cinco primeiros textos que realmente me chamaram a atenção, e seus respectivos autores:

Admiradores Secretos por Tania Tonelli

Essa história não é completa sozinha, mas rapidamente lembrei de roteiros de filmes de comédia romântica, quando dois personagens buscam o amor de outros, mas falham e percebem que o amor estava ali do seu lado o tempo todo; o que fez trazer empatia pela história rapidamente.

A história do menino Juca por Irá Rodrigues

Essa por vez me fez refletir sobre a vida, tantas vezes fazemos uma lista interminável de empecilhos para realizar nossos sonhos, quando o que precisamos é apenas uma coisa: determinação.

Armadilha do espelho... por Renato Galvão

Uma poesia tão breve, mas que como um espelho, literalmente, nos reflete despindo nossa alma.

A determinação de Lorena por Luana Karoliny

Embora o título poderia ser outro que combinasse mais com a história, é um texto que vale a pena ser lido. Quantas vezes olhando para meu passado achava ser amaldiçoada, encontrando pessoas incríveis, mas não podendo ter em minha vida? Você também passou por isso? A mudança precisa ser de dentro para fora, "porque vou querer aquela pessoa se eu não me quero?" é o maior segredo, amar primeiro a si, para depois os outros.

Reflitam.

O menino com asas gigantes por Lurdes Bernardo

Esse conto se assemelha à uma parábola, quando alguém conta uma história através de metáforas com o propósito de ensinar algo. Ficou curioso? Vale a pena!

Classificados pela comissão julgadora 1 ao 7 lugar 


Eu acompanhei pouco o concurso em andamento, seu processo era durante o dia e eu estava trabalhando, mas quando finalizou eu consegui parar para ler alguns textos e preparar a postagem sobre o concurso (aqui), e por isso a maioria dos textos foi novidade ao ler essa obra, pois mesmo recebendo o livro digital de antemão, eu me segurei para ler a obra impressa e fazer o ritual sagrado (sentir, cheirar, apreciar e ler).

Confesso que pela qualidade do concurso, e de tudo mais, esperava mais das obras ganhadoras, separei dois textos que ao terminar de ler eu pensei "como esse conto conseguiu ganhar?". Primeiro o título não era coerente com a história, algo que eu julgo importante, você não vai escrever sobre a primeira guerra mundial e intitular "macarrão", um exemplo bem baixo para entenderem o que eu digo. Textos confusos que eu comecei e terminei sem entender o que ele dizia, e por fim trazer um único ensinamento: jamais quero escrever algo como ele!

Mas também teve textos ótimos, muito bem escritos que eu adorei. Por exemplo:

Os benzimentos de minha avó por Regina Ruth Rincon Caires

Uma narrativa cativante e uma história muito bem escrita que nos traz sentimentos de nostalgia, lembranças da infância com minhas avós.

Rosado por Jaeder Teixeira Gomes

Quantas vezes passamos tempos observando algo ou alguém, admirando, estudando, e depois precisamos nos despedir porque acabou. Um relacionamento, uma professora, uma fase da vida. Precisando amadurecer com isso.

Equipe FLAL


Finalizando a parte dos inscritos do concurso, inicia os textos da equipe FLAL, creio que seja apenas para entreter também, e esses foram os textos que mais me chamaram a atenção:

A parábola do escritor semeador por Ironi Jaeger

Como católica eu cresci ouvindo essa parábola da Bíblia, e o modo como a autora comparou o semeador, — porque acredito que somos isso mesmo, semeadores de palavras —, com o escritor, foi incrível, e é fácil de qualquer pessoa compreender.

Tarde de novembro Michelle Louise Paranhos

Esse texto é de uma narrativa simples, e ao mesmo tempo composta, que segue em um ritmo único que nos passa a impressão de deslizar pelas palavras, adorei isso. A história faz comparação do tempo passado com o tempo presente de uma família, o que mudou de uma geração a outra, como as pessoas mudaram e até mesmo os costumes da avó, que é o mesmo, apesar da idade. Uma história muito cativante.

Capa e diagramação


A capa, embora simples, trás um grande significado para as obras publicadas: flores, assim como cada texto, são únicas em seu jardim; nuvens: são como as ideias que surgem para a escrita, às vezes calmo e branquinho, outras tempestuoso; floresta: como nossa alma escritora, cheia de mistérios e histórias fresquinhas. Apenas sugeriria que todos os selos ficassem juntos na contra capa, e utilizasse o espaço das orelhas para colocar o nome dos participantes, como em outras antologias que participei, ou até mesmo para um parecer sobre a história, ou uma sinopse, talvez.

Como designer, notei um grande cuidado com a diagramação da obra, a fonte e tamanho escolhidos são muito adequados à leitura, tanto que boa parte dele eu li dentro do ônibus urbano, ou seja, muito chacoalho, e não tive problema algum. 

Cada sessão é bem sinalizada e recebe uma decoração diferente. Cada texto tem seu detalhe, trazendo harmonia à cada página lida. Os textos vencedores também recebem uma decoração e são bem sinalizados.

Participação


Eu fiquei eufórica quando recebi um e-mail com o exemplar digital com os banners de pré lançamento do exemplar impresso, eu tinha tanta coisa na cabeça que havia me esquecido. Tamanha foi a felicidade quando o carteiro trouxe o livro físico, pois eu estava aguardando outro livro e não contive a felicidade e gritinhos quando abri a embalagem.

Pode parecer banal para alguns, mas é muito gratificante ser publicada em uma obra como essa, poder ter seus textos passeando por todo o canto do Brasil, pessoas que nunca ouviram falar em você vão ler seu nome no rodapé do texto. É gratidão que não acaba.

Participei do concurso e da obra com o conto Alexandre e Ela, ele faz parte de uma antologia que ainda estou escrevendo e montando, chamada Ele e Ela- contos de romance. Maior orgulho que esse é poder adicionar essa obra à minha biografia de autora.


Comentários