Doce Espera: diário da mamãe e do bebê

5° Festival de Literatura e Artes Literárias- FLAL

Olá leitores,


No ultimo mês aconteceu o Festival de Literatura e Artes Literárias, ou FLAL, o maior evento literário da internet. Queria ter postado antes, mas como fiquei sem notebook durante esse tempo (desde setembro), não pude postar antes. Vou primeiro falar sobre o edital do festival.

Abertura do Festival


Dia 22 de Setembro foi a apresentação do programa do festival e dos escritores-participantes, bem como a equipe de voluntários na coordenação e gestão. 

Objetivo


O Festival de Literatura, evento online no Facebook totalmente gratuito, foi criado pelo escritor Luiz Amato. O objetivo é divulgar a Literatura Nacional Contemporânea, ajudar na identificação da imagem do autor junto ao público, assim como na divulgação de seus livros e textos, através das várias atividades que compõe o festival. E esta 5ª edição contará com uma loja online para a venda de seus títulos.


Apresentação do Autor


O FLAL identifica o escritor através de ENTREVISTAS, onde o mesmo escolhe as perguntas que pretende responder. As perguntas foram elaboradas pelo público e as entrevistas respondidas e publicadas na página do evento, como dia e hora marcados; e através do BATE-PAPO em tempo real o escritor se dispõe a “conversar” com o público, em um horário agendado, em um bate-papo escrito. Nas duas modalidades, os autores se dispõem a falar de si mesmos e de seus escritos, revelando suas preferências e métodos literários, total interação com o público, que comenta e questiona.

Apresentação da Equipe


Apresentando a equipe que trabalha voluntariamente, para mediar, coordenar e gerir todas as atividades do Festival.

Entrevistas


O escritor-participante deverá escolher no mínimo dez perguntas para a sua entrevista. As mesmas estarão nos comentários do post fixo na página do evento, que foram publicadas na página do evento, na data e horário agendados, juntamente com biografia e foto.

Concurso de Textos


Gestão e criação de Nell Morato e patrocínio da editora Leia Livros.

Textos enviados por adultos ou infanto juvenil, com tema livre como conto ou poesia, participaram do concurso sendo julgados e ordenados do primeiro ao sexto lugares, ganhando um exemplar em formato E-book e físico.

Jurados


Os textos foram avaliados por jurados anônimos, para garantir total isenção, como ocorrido no FLAL anterior. O nome dos jurados foi revelado no final do concurso.

Coletâneas


Será editado duas coletâneas no formato e-book, de todos os textos recebidos para os concursos, totalmente gratuitas.

Coletânea de contos e poesias, adquira aqui.

Comunicação


Em Agosto foi aberto o evento online no Facebook, mas por questões de logística, o festival foi feito na própria página oficial do festival. Todo o evento foi realizado de forma escrita no Facebook, essa edição também teve um canal exclusivo no Youtube:

Canal do Youtube: YouTube FLAL

Instagram: @flalestival

Twitter: @flalfestival

Email: flalfestival@gmail.com

Grupo no Facebook: Grupo FLAL

Página Oficial: Fan page FLAL


Inscrições


As inscrições abriram dia 1 de maio e encerraram no dia 31 de Julho de de 2018. 

Loja


A equipe está disponibilizando um espaço para a LOJA do FLAL, onde os autores poderão expor seus livros para venda, durante o Festival. A loja estará aberta nos meses de maio a Dezembro. Totalmente gratuita, devendo o autor se responsabilizar pelo recebimento de valores correspondentes, bem como da remessa de suas obras aos compradores. A equipe irá coordenar os serviços na LOJA. 

Quiz Literário


Brincadeira interativa aberta ao público. Jogo de perguntas e respostas sobre artes e literatura. Posteriormente serão informadas as regras, para os jogos e brincadeiras que serão realizados aos sábados e que estarão disponíveis em todas as semanas do evento. 

Debate Literário


Debater a nossa literatura, expondo todas as dificuldades dos escritores independentes e buscando soluções para amenizar os problemas. Dividir as nossas conquistas, que mesmo ínfimas diante dos obstáculos, representam uma alternativa e um caminho, que poderá ser seguido por outros. 

Os debates serão mediados pela equipe FLAL, que também definirá as regras a serem seguidas. Os autores poderão se inscrever no post específico que será divulgado no GRUPO. Para o bom andamento do festival, todos nós, equipe e autores-participantes, deverão LER o programa que contém o regulamento, para que os trabalhos sejam realizados dentro dos prazos previstos e a contento.

EQUIPE FLAL - Conselho Administrativo/ Coordenação:


Gestão 
Ironi Jaeger 
Nell Morato

Coordenação:
Luana Karoliny: Divulgação. 
Priscilla Jaeger: Marketing
Michelle Louise Paranhos: Coordenação da semana infanto-juvenil.
Elizabeth Machado Salles: Coordenadora de debates e marketing junto às editoras
Nell Morato: Concurso de textos adultos e infanto-juvenil
Ironi Jaeger: Coordenadora entrevista e bate-papo.


Coletâneas de poesias e contos


Todos os participantes do festival foram publicados em uma coletânea, saiba mais aqui.


FLAL 6º Edição 2019


Já foi postado na página oficial FLAL as datas para o evento no ano que vem, então você autor pode se programar para participar na próxima edição e você leitor interagir com os seus autores nacionais favoritos!

Comentários