33 Primaveras 🌼





Olá, leitores pensativos!

Ano passado, no meu aniversário, falei sobre a alegria contida. Eu sempre chorava nos meus aniversários e a espectativa da festividade ao mesmo tempo me travava com medo de algo acontecer e eu acabar chorando ― olhos vermelhos, nariz escorrendo e o olhar de pena.

Esse ano vou trazer uma reflexão que eu trouxe para minha vida nesse último ano: ressignificar o passado. Tive o primeiro contato enquanto procurava por um anel de noivado e encontrei uma joalheria especializada em ressignificar joias e desde então venho inserindo no meu dia a dia.

A prática conciste em dar um novo significado para algum acontecimento que trouxe sentimentos ruins, não para apagar o passado, mas para criar um novo futuro. Olha que interessante!

A vida continua, e seguir cheio de cicatrizes não é o que eu almejo para mim e por isso tomei essa decisão.

Juntei momentos que me levavam a beira da ansiedade e reescrevi a legenda, registrando novas memórias.

Nessa jornada de autoconhecimento o que mais me marcou foi molhar os pés na mesma água que levou o meu tio. Eu brincava na beira da praia quando ele se afogou. 

Minhas memórias de criança misturadas ao relato dos adultos foi como uma sombra que sempre me acompanhou. Eu sempre amei o mar e a praia, e ter essa névoa pairando ao meu redor só me afastava das coisas que eu amava, tanto quanto meu tio.

Certo dia eu e meu marido fomos até essa mesma praia, sem planejamento algum, e na companhia dele consegui me aproximar da orla, e posteriormente deixei que a água gelada daquela noite tocasse meus pés.

Aliás, meu marido tem sido meu apoio desde que nos envolvemos e talvez parte dessa coragem de enfrentar meus medos seja por essa base sólida que ele me concede.

╾╼◆⧫◆╾╼


╾╼◆⧫◆╾╼

Desde que eu começei a escrever meu livro ASCENDENTE eu sabia que seria um sucesso, eu tinha certeza. Eu investi muito nele: minhas memórias, momentos de família, e não estou fazendo um apelo para você ler, a trama do livro é assim.

E essa responsabilidade me fez procrastinar e até pensar em desistir. O medo da rejeição e das pessoas odiarem a história. Mesmo tendo o roteiro todo pronto na minha cabeça, eu não conseguia parar e fazer o que precisava ser feito.

Uma força dentro de mim me encorajava a continuar e mesmo relutante, eu continuei digitando, capítulo após capítulo.

O primeiro suspiro aliviado foi quando completei o primeiro rascunho esse ano. Havia de fato tirado um peso dos ombros, longos oito anos, para ser exata. Esse foi o tempo em que levei para terminá-lo. Eu havia, finalmente, encerrado esse ciclo.


╾╼◆⧫◆╾╼


╾╼◆⧫◆╾╼


Por último, ressignifiquei o conceito de mostrar o processo e de sucesso digital. Como escritora, blogueira e designer, eu costumava sentir uma pressão silenciosa para parecer sempre produtiva, perfeita e "no controle". Esse perfeccionismo me travava, assim como o medo da rejeição em ASCENDENTE.

A verdade é que cheguei a um ponto de esgotamento. Eu postava diariamente, a conferia as curtidas e novos seguidores a todo momento, e sempre a planejar. Chegou um momento em que eu me sentia completamente sobrecarregada, exausta e à beira de excluir todas as contas nas redes sociais. Foi ali que precisei parar para PENSAR E REPENSAR em que rumo a minha vida digital estava tomando.

Entendi que mostrar minhas falhas, meus rascunhos (a "alegria contida" de antes, o "galho seco" da capa de "Expressando Sentimentos") não era fraqueza. Ressignifiquei a vulnerabilidade na escrita e nas redes: ela é a minha maior ferramenta de conexão com você, leitor. Criar é ser real, e eu escolhi ser real, falha e tudo mais. 

A métrica mais importante é o bem-estar, não o algoritmo.


╾╼◆⧫◆╾╼


Nesse aniversário, o maior presente que me dou não são os parabéns, mas a paz que veio ao reescrever minha história.

A jornada de ressignificar o trauma, de encarar a beira do burnout nas redes, e de finalmente terminar ASCENDENTE, me ensinou que a vida é feita de pausas necessárias. Foi nesse processo de parar para PENSAR E REPENSAR que o nome do nosso blog renasceu e ganhou seu verdadeiro significado.

Não há mais espaço para me sentir à beira do abismo. Eu tomei a decisão de parar de seguir cheia de cicatrizes, porque vi que até o galho mais seco pode florescer. Então não fiquem preocupados se, de repente, eu sumir. Fica tranquilo que logo eu apareço novamente com alguma ideia nova, ou em um lugar novo!

E você? O que precisa ressignificar?

Se você tiver uma memória que precisa de uma nova legenda, deixe-a aqui nos comentários. Sua ressignificação pode ser a inspiração que alguém precisa para começar.

Um grande abraço e feliz nova jornada (não só para mim, mas para todos nós!).


Comentários

  1. AEEEEEEEEEEEE!!! Feliz pela data e mais ainda por eu ter lembrado (com uma pequena ajuda do Blogger XD). Que fiquem registrados os meus parabéns e o meu desejo por sucesso pelo seu trabalho (qualquer um deles!) Aproveita a festinha `/\´

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opaa aeeee 🎉🎉🎉 Parabéns pra nós dois 🤣🤣🤣 rapaz eu to assim também, mal consigo lembrar os anivers que o facebook ou calendário do outlook me manda lembrar 😪
      .
      Obrigada pelas felicitações 🤩🎉🎂

      Excluir
  2. Oi Ali, (Desculpe o atraso, tava sem net ontem) Feliz aniversário 🎉🤗🎉🤗🎂🧁🍸🥂🎁 Que Deus te abençoe e te dê muita saúde, e força para continuar seguindo em frente e conquistando tudo que seu coração desejar, você merece 🎉🎉🎉 Temos a mesma idade 🤭 não é possível kkk meu niver foi 07/11 🤭

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii xará, que felicidade em ter você aqui 🤩🥳🎉 Obrigada pela lembrança aqui nos comentários, não importa quando, se tarde ou cedo, o que importa é sua presença 🎂

      Excluir
  3. Sobre o post, gostei muito, realmente há muito a se refletir, principalmente quando há coisas em nova vida que nos seguram, nos barram, nos impedem se seguir em frente... Pensar e Repensar essas coisas é a melhor solução. Obg pelo post, eu com certeza, tenho muito o que pensar agora 😊

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é minha maior alegria, se eu puder fazer um burburinho que seja, já estou satisfeita! Pode contar comigo, vamos discutir ideias 😊🎈

      Excluir

Postar um comentário

Primeiramente obrigada pela visita, se expresse sobre essa postagem deixando o seu comentário aqui:

♥ Se você tiver um site, blog, etc, deixe o link, saiba como aqui, se eu gostar, eu sigo;
♥ Seja sincero, aceito comentários construtivos;
♥ Comentários com conteúdo obsceno, ilegal, ofensivo e/ ou spam, será apagado;
♥ Se precisar de ajuda, entre em contato nos locais indicados, talvez possamos ajudar.

Se você gostou do blog, ajude a divulgá-lo, é simples! Obrigada pela visita ♥

SEJAM BEM VINDAS

Olá, visitantes!
Eu sou a Aline Duarte, designer e escritora apaixonada.
Aqui você encontra minhas resenhas, dicas de escrita criativa
e um refúgio acolhedor onde a literatura é celebrada todos os dias!

Foto de Perfil Aline Duarte

Aline Duarte Blogueira | Designer | Escritora Ver Perfil Completo

MEUS LIVROS

Descubra o universo da autora: sua próxima leitura inesquecível pode estar aqui.

Conquistas do Blog

Rumo ao 1 Milhão

760.683

"Visualizações! O blog atingiu sua maior marca e o coração transborda gratidão. Obrigada por fazerem parte desta história."

Progresso: 76% da meta concluída
Ver nossa linha do tempo completa →
Leitura Atual
Na Estante: Lendo atualmente

A Cara do Paraense
Luiz Felipe Amil

52% da leitura concluída
Acompanhar no Skoob →
Estética do Manuscrito

Projeto Sobreviventes

Vibe 1
Vibe 2
Vibe 3
Vibe 4
Vibe 5
Vibe 6
Networking Literário

Autores Independentes Brasil

Logo Grupo

Um espaço criado para apoiar escritores em todas as fases da jornada. Aqui trocamos experiências, tiramos dúvidas e crescemos juntos no mercado independente.

Fundado por Aline N.

Participar do Grupo no Goodreads →