Crônica Sou Parente de uma Heroína?



Olá leitores pensativos!

Desde que conheci a plataforma Family Search (em uma tentativa de encontrar meus antepassados e quem sabe conseguir uma dupla cidadania com portugueses e italianos), procurar minha história na História tem sido meu novo hobby.

Peguei por capricho e adicionei minha família por lá, mas a partir dali, só me surpreendi.

Eu estava pesquisando sobre a Academia de Letras de Santa Catarina (minha autoestima para ser aceita em uma é bem baixa, se tratando de tantos talentos e influentes, em comparação comigo, uma mera mortal). 

Enfim, cheguei ao nome de Anita Garibaldi, (depois de uma viagem e meia em pesquisas) que foi casada com Manoel Duarte de Aguiar.

Como meu sobrenome também é Duarte, e encontrei o perfil dele na mesma ferramenta de antepassados que eu uso, meu dedo coçou e cliquei no link de "procurar por correspondência". Essa função, para quem não conhece, nada mais é do que encontrar parentesco na árvore genealógica.

Resumindo, é assim: você adiciona alguns parentes (nome, alguma data — quanto mais informações, melhor) e a plataforma encontra uma correspondência (com outra pessoa já cadastrada por terceiros) ou cria um novo perfil.

E a descoberta foi feita: Manoel Duarte de Aguiar é meu tio de 6º grau!

Manoel, segundo a documentação histórica da Prefeitura de Laguna, era um sapateiro que se casou com Anna [Anita Garibaldi] quando ela tinha apenas 14 anos, e depois sumiu (não que eu me orgulhe de suas atitudes, até porque há diversas maneiras de uma pessoa "sumir", e é pano pra manga). Mas é um fato histórico importante para a família dos Duarte, e para a minha busca.

Crônica Sou Parente de uma Heroína? por Aline Duarte, 10/10/2025





Anna Maria de Jesus Ribeiro (Anita Garibaldi)

Anna Maria de Jesus Ribeiro (1821–1849), mais conhecida como Anita Garibaldi, é uma das figuras femininas mais importantes e heróicas da história do Brasil e do Uruguai, sendo apelidada de "Heroína dos Dois Mundos".

Originalmente nascida em Laguna, Santa Catarina, em 1835, Anna casou-se aos 14 anos com Manoel Duarte de Aguiar (meu parente de 6º grau). Esse casamento foi infeliz e não durou muito, pois Manoel acabou desaparecendo.

A vida de Anna mudou radicalmente em 1839, durante a Guerra dos Farrapos (ou Revolução Farroupilha), quando ela conheceu o revolucionário italiano Giuseppe Garibaldi.

  • A Heroína: Anna se juntou a Garibaldi na causa republicana e o acompanhou em diversas batalhas no Brasil e, posteriormente, no Uruguai e na Itália. Ela não apenas o seguiu, mas lutou ao seu lado e demonstrou bravura e habilidade militar em meio aos confrontos.

  • O Legado: Sua história é um símbolo de coragem, liberdade e determinação, superando as expectativas da época. Anita morreu tragicamente na Itália aos 28 anos, mas seu legado de heroísmo transcende fronteiras.

Comentários

  1. Ali, acho interessante quem curte procurar pelos antepassados. Mas para ser sincera, eu não faria não, bem, só se fosse por curiosidade mesmo, para passar o tempo, pois, eu sou do tipo que foge dos parentes kkk minhas irmãs me chamam de eremita kkk. Enfim, bem interessante, e bem curioso :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Aline!! Posso dizer que compatuo com o seu ponto de vista kkk eu também não sou próxima dos meus parentes, mas algo na história me seduz. Imaginar como foi suas vidas, o que faziam, é intrigante e ao mesmo tempo libertador.

      Excluir

Postar um comentário

Primeiramente obrigada pela visita, se expresse sobre essa postagem deixando o seu comentário aqui:

♥ Se você tiver um site, blog, etc, deixe o link, saiba como aqui, se eu gostar, eu sigo;
♥ Seja sincero, aceito comentários construtivos;
♥ Comentários com conteúdo obsceno, ilegal, ofensivo e/ ou spam, será apagado;
♥ Se precisar de ajuda, entre em contato nos locais indicados, talvez possamos ajudar.

Se você gostou do blog, ajude a divulgá-lo, é simples! Obrigada pela visita ♥