Doce Espera: diário da mamãe e do bebê

3 Passos para não cair em GOLPE

Olá, leitores pensativos,

Fazia muito tempo que queria fazer esse post para vocês, e chegou a hora. 

Para os apressados e ansiosos:

1º Cuide dos seus dados na internet 

Todos concordam que é muito triste perceber que ao fazer uma manobra, ao que parece normal, você na verdade caiu em um golpe. Primeiro da um frio na barriga e o pensamento "eu não fiz isso!" Sim, você fez e agora corre para tentar recuperar o prejuízo, às vezes se colocando em risco.

O primeiro passo é registrar um B.O. para enviar às instituições financeiras toda informação para que possam tomar as providências, se for o caso. Não tente procurar o culpado por livre e espontânea vontade, porque eles não tem nada a perder, fazer uma vítima além de levar seu dinheiro para eles não será nada, talvez até já tenham a ficha suja e não se importariam em ter mais uma. Tenha em mente que eles não trabalham sozinhos e estão preparados.

Passei um tempo coletando informações para ilustrar melhor os três passos para não cair em golpes da internet e talvez de qualquer lugar. 

Você deve pensar que é difícil identificar uma atividade suspeita, mas os golpistas tem um padrão e é muito simples, que é mexer com o psicológico das pessoas despertando a ganância escondida e tendo conhecimento fica fácil salvar você e sua família desta lástima.

1º Você está exposto!

O objetivo principal é tirar vantagem de qualquer pessoa para que converta em dinheiro. Então qualquer coisa que eles consigam será lucro.

Com o acesso à tecnologia, é possível fazer empréstimos sem estar presente em um banco, apenas com uma foto de perfil, por exemplo aquelas que colocamos no perfil das redes sociais, que pegam muito bem nosso rosto.

→ Primeiro tente proteger sua privacidade limitando fotos suas nas redes sociais e outras informações que possam ser usados em cadastros, como documentos pessoais, endereço, telefone e data de nascimento. Você pode usar o recurso "selecionar público" para escolher quem pode ver suas informações e postagens.

→ Selecionar o público que pode ver suas informações como "amigos" não vai adiantar de nada se você não filtrar seus AMIGOS das redes sociais, então se você adiciona qualquer um que manda convite, seu perfil se torna automaticamente PÚBLICO, então não forneça informações e fotos pessoais nele.

⚠️Uma amiga caiu em um golpe assim, ela recebeu uma mensagem de um WhatsApp desconhecido com a foto do filho dela, dizendo que tinha trocado de número e o golpista disse que estava tentando pagar um boleto e não estava conseguindo, e ela na inocência não achou estranho e fez o pagamento sem checar se realmente era ele, que hoje em dia pode ser feito por vídeo chamada (isso se eles não usarem a tecnologia que muda a cara da pessoa, sim existe essa tecnologia também!).

A função de Vidnoz face swap é uma tecnologia de ponta que permite aos usuários trocar rostos de forma perfeita em tempo real. Com seu avançado algoritmo de reconhecimento facial, o processo de troca de rostos é suave, preciso e altamente realista.

Fonte: MS Notícias, 21/11/2023: https://www.msnoticias.com.br/editorias/geral-ms-noticias/tecnologia-de-troca-de-rosto-o-que-e-e-como-realizar/141856/#:~:text=A%20fun%C3%A7%C3%A3o%20de%20Vidnoz%20face,suave%2C%20preciso%20e%20altamente%20realista.

Um ponto interessante é que mais tarde com a cabeça fria, ela verificou que a foto que ele usava no aplicativo de mensagem estava no Facebook dela, mãe e filho na mesma foto, aí bastava usar a inteligência cerebral para perceber que estavam sempre juntos nas fotos e em alguma legenda diria "meu filho amado" ou algo do tipo que as mãe fazem na inocência.

Uma coisa que ajudou muito foi o B.O. que foi levado ao banco e eles puderam rastrear a conta receptora e bloquear para investigação policial.

Ps.: Depois de escrever esse post até eu fui conferir minhas redes sociais e as informações que eu compartilho.



2º Minha senha, minha vida

No começo o celular era apenas um acessório para acessar redes sociais e ouvir música, mas hoje em dia usamos ele para tudo, inclusive para acessar bancos e para trabalho também, então é essa urgência que eu tenho em mente quanto a roubo de dados. Mas o que eu penso sobre isso, ou as pessoas não tem essa ideia do perigo e o que podem perder ou realmente não sabem se defender. Prefiro pensar na segunda opção e é por isso estou escrevendo esse post para ajudar vocês.

Nos primórdios da internet a senha era curta de até seis letras. Lembro de uma menina que ficou conhecida por inventar um gerador de senhas, e ela combinava palavras aleatórias, eu lembro de ter visto essa matéria na televisão, mas não consigo encontrar nas pesquisas. O tempo passou e foi necessário criar uma senha cada vez mais longa misturando letras maiúsculas, minúsculas, números e símbolos para ser considerada "segura".

"Mas Aline, é difícil decorar tanta senha", claro que é, já é difícil lembrar o que eu comi ontem, imagina 2.368 senhas salvas. Minha dica é: use um gerador de senhas para criar e armazená-las em segurança, eu uso do Google, porque para mim ele é confiável, por isso uso o blog aqui desde o começo. 

⚠️ Vale lembrar que as senhas que vazam na internet são direto dos sites e não do servidor do Google.

A senha pode ser descoberta facilmente por hackers, por isso a autenticação de dois fatores foi inventada. Ela manda uma notificação de acesso para outro aplicativo com outra senha temporária que só você através do seu celular possam acessar. Por isso eu digo que é tão importante cuidar do seu celular.

E é por isso que eles querem tanto acessar seu celular! E como fazem isso? Através de links chamativos eles infiltram programas de espionagem, clonagem, e roubam dados importantes que eles usam para ferrar com a gente, no português literal.

⚠️ Meu instagram de design já foi alvo de hackers, isso antes de eu por a autenticação, checando meus e-mails recebi um que dizia que eu havia trocado a senha, mas não reconhecia a data, horario e local, então cliquei em não reconheço e segui o passo a passo para trocar a senha e cadastrar a autenticação em dois fatores, e não houve mais problemas.

Ao contrário da minha conta no instagram, a do Twitter eu não consegui recuperar, mesmo enviando diversos e-mails ao suporte, então se você segue @escritoraalidu no Twitter, pode denunciar e deixar de seguir. E por raiva ainda exclui a conta do blog da plataforma, então não temos mais Twitter oficialmente.



3º Desconfie de tudo que lhe enviam

Hoje em dia para roubar seus dados basta uma mensagem instigante e um link suspeito como "Você ganhou uma cafeteira da Dulce Gusto, clique para enviar para 10 amigos para receber seu prêmio", esse meu marido caiu, enviou para todos meus colegas de trabalho salvo no app. Pensa na vergonha depois pedindo para não clicarem no link, tudo porque ele "queria ganhar uma máquina de café" para mim, porque ele sabe o quanto gosto de café e queria uma! Um amorzinho, se não fosse trágico.

O ataque phishing é um tipo de crime cibernético popular no qual os criminosos tentam obter informações confidenciais, como senhas, números de cartão de crédito, informações bancárias ou outros dados pessoais, fingindo ser uma entidade confiável.

Esse ataque pode vir de diversas formas, como mensagem instigantes por aplicativos de mensagens, e-mails promocionais e até por ligação. 

⚠️Minha avozinha Glória, que Deus a tenha, recebeu uma ligação assim, eles se diziam do banco X e que foi usado o cartão dela em uma compra e se ela confirmava que não tinha sido ela, e que para o banco bloquear o cartão e estornar o valor ela precisava dizer o número do cartão e senha.

Esperta que só ela já reconheceu que não usava cartão de crédito e muito menos tinha conta naquele banco, só disse para a atendente esperar e desligou a ligação.

Dica 1: Sabendo que os e-mails de banco são gerenciados por eles mesmos, então será "@caixa.gov.br", do itaú "@itau-unibanco.com.br" então já da para filtrar as tentativas de fraude via banco facilmente apenas olhando o remetente. Verificando quais bancos você tem conta também.

Dica 2: Aprendam: DINHEIRO NÃO CAI DO CÉU, NEM BÔNUS, NEM SORTEIOS. Sabendo disso já é fácil não cair, não é "sorte" aparecer um bônus ou sorteio que nem jogou e supostamente ganhou, é um golpista tentando te enganar mesmo!

Vou mostrar diversas tentativas diferentes de pishing que eu recebi, e clicando no link os golpistas tem porta aberta para seu eletrônico, seja pc ou celular de onde que está abrindo o e-mail:


Nesse e-mail, supostamente recebi uma intimação eletrônica para uma ação trabalhista. Observem o remetente: cartório00002@uorak.com , primeiro sabendo que um e-mail desse deveria ser de algum órgão oficial como TRT ou do Jus Brasil que é fácil de reconhecer como oficial. 


Nenhum banco bloqueia sua conta do nada e não manda aviso que não seja pelo aplicativo oficial. Absolutamente nenhum banco faz isso! Fora que esse é para pegar qualquer um, porque nem tem o nome do suposto banco.
Eu não abri o PDF, mas se algum hacker puder nos especificar nos comentários como é feito o roubo de informações 😂 ? Olha o remetente watg82874@gmail que banco tem esse endereço?!


Alguns bancos tem acumulo de pontuação no cartão de crédito, porém o aviso de expiro não vem por e-mail, e sim direto na fatura do cartão ou no aplicativo do cartão. Outra coisa é o Banco do Brasil, sabemos que suas cores são amarelo e azul, e jamais enviariam um e-mail sem essas cores e logo oficial, fora o e-mail b009788@bbatendimento.lb.


Que interessante ganhar tudo isso de pontos mesmo não tendo conta nesse banco! Esse texto do e-mail é mais real e bem redigido com bastante informação para pescar os distraídos.


Essa é fácil de cair porque muitos tem conta nesse banco online, e ao primeiro olhar seria um e-mail real e com medo de hackearem sua conta seu primeiro instinto é clicar em "não fui eu", só que esse remetente não existe, sendo um banco online ele tem seu próprio gestor de e-mail, terminando com "@mercadopago.com" e outra coisa é que não tenho iPhone e não me chamo Fernando 🤡


Essa fazia tempo que eu não recebia. Meu número de telefone é publico, porque é de trabalho, então seria fácil qualquer um encontrar e mandar mensagem, mas já aprendi a desconfiar de alguma coisa que ganhei, porque sou azarada e se realmente ganhasse aposto que nem receberia o prêmio se não fosse atrás eu mesma.

⚠️Logo após curtir alguma publicação no instagram de alguns ídolos logo recebi direct de uma conta que seria supostamente particular do artista, apenas para "fãs especiais", isso aconteceu com o Kim Seon-Ho, Junho, os quais já sigo as contas oficiais e as contas que as agências atualizam diariamente e o Chad Kroeger também, mas ele não tem conta pessoal oficial, só da banda.

No contato eles pedem nosso número para supostamente adicionar no Telegram deles e ter um contato mais direto com um grupo seleto de fãs, que já sabemos que existe, porém é feito por meio oficial de sorteio em show, pelo menos os artistas coreanos são assim. Então não se iludam!




Esse post vai te ensinar algumas técnicas de se proteger de golpistas on-line e tentativas de pisching, mas não existe somente essa forma de cair em golpe, o segredo é ficar atento a qualquer forma de aproximação "bom demais para ser verdade". Checar as informações primeiro é imprescindível. 

Fiquem bem 💜

Comentários