Doce Espera: diário da mamãe e do bebê

5 Ferramentas do Escritor Moderno!


Olá leitores pensativos,

Hoje vou compartilhar com vocês as ferramentas que eu uso para escrever, e que para mim, são indispensáveis, e o melhor: são gratuitas!


1. Bloco de notas

Esse é o principal app que uso para compor minhas ideias e está sempre a mão, já que não desgrudamos mais do celular, eu uso ele desde meu primeiro aparelho smartphone e antes disso usava seu antecessor, caderno e caneta. A vantagem dele é que ele se conecta a vários aparelhos simultâneos conectados na internet, ou não. Deixa eu explicar, a função offline não te deixa na mão quando estiver fora de casa e sem internet e assim que conectado à rede ele sobe as informações para a nuvem ficando disponível para todos os aparelhos conectados. 

A função simultânea você pode usar assim: com o app aberto em dois ou mais aparelhos conectados na internet, o que você digitar em um, logo atualiza e aparece nos outros aparelhos. Uso essa função quando preciso copiar uma informação de um aparelho para o outro.

Além da interface simples e fácil de usar, você pode colorir os blocos para categorizá-los visualmente, ou através de tags e depois buscar em uma lista no menu escondido. É possível também pesquisar palavras em todo o servidor e isso ajuda e muito quando precisa buscar em qual bloco está tal conteúdo que não se vê na tag. Há também outras ferramentas, mas não uso muito e não vou me prolongar, caso queiram conhecer podem entrar diretamente ou pesquisar na internet. 

🔗 𝗟𝗜𝗡𝗞 ☚

Fonte arquivo pessoal via Keep Google.

2. Contador de palavras

Esse é um site muito fácil de usar, basta copiar o texto e colar no local indicado que automaticamente ele contará as palavras, caracteres e linhas do texto. É muito útil quando se quer separar o texto por determinada quantidade de palavras por capítulo para não ficar nem muito longo e nem muito curto, ou para acompanhar o andamento de escrita, quantos fez no dia, semana ou mês. Auxilia também para participar de eventos, há concursos que limitam a quantidade de palavras/caracteres, por exemplo.

🔗 𝗟𝗜𝗡𝗞 ☚

Fonte invertexto.com


3. Sinônimos

Essa ferramenta uso mais durante a edição dos meu textos, para quando tiver uma palavra repetida ou para não usar a palavra mais comum, pesquiso por um sinônimo. Basta pesquisar e escolher nas opções a qual sentido da palavra está se referindo.

🔗 𝗟𝗜𝗡𝗞 ☚

Fonte sinonimos.com.br


4. Pinterest

Essa ferramenta é a mais divertida de todas, porque é onde busco referências visuais dos cenários e personagens que estou escrevendo, ou para me inspirar quando estou com bloqueio, e as que mais me encantam eu guardo para rever depois.

🔗 𝗟𝗜𝗡𝗞 ☚                                                                                  Meu perfil ☛ 𝗟𝗜𝗡𝗞 

Fonte br.pinterest.com


5. Miro

Essa ferramenta é perfeita para mapas mentais visuais, pois há diversos modelos diferentes e você pode escolher qual você se identifica e se sente melhor em usar para determinado propósito. Não há tradução para o português, mas é tão simples que você consegue navegar pela plataforma até com seu inglês zero à esquerda, como eu e além de que a maioria das ferramentas ser com ícones fáceis de decifrar.

Lembrando também que os três primeiros boards ou quadros, são gratuitos, mais que isso é preciso fazer upgrade de sua conta.

🔗 𝗟𝗜𝗡𝗞 ☚

Fonte miro.com/app/

Essas são as cinco principais ferramentas que uso no meu dia a dia de escrita, caso gostem, volto a postar as outras que utilizo. Obrigada pela leitura!


Comentários