Escritores: Um Guia para Auto Publicação



Olá leitores pensativos,

Hoje quero compartilhar um pouco do meu conhecimento com auto publicação que adquiri esses anos, tanto como autora auto publicada quanto profissional de designer de capa. Vou passar essas dicas como um guia, porque é um processo lento e burocrático em sua maioria e muitos ficam nervosos porque imaginam uma coisa que na realidade não é, os deixando frustrados, mas não é a intenção dos profissionais, mas sim por falta de conhecimento do autor.

Antes de tudo


O que mais ouço dos escritores é o quão ansiosos estão e quero que saibam que publicar um livro é mágico, mas é um processo burocrático, então tome seu chazinho de camomila e se prepare!

Seu livro está pronto?


Para publicar um livro é preciso que certas coisas estejam prontas para dar início ao processo. Primeiro responda a essas perguntas sobre seu livro: está terminado? Foi editado? Foi revisado?

Quando meu livro era apenas um embolado de ideias, em 2016.


Primeiramente, antes de publicar um livro é preciso que ele esteja completamente terminado com começo, meio e fim. Não dá, simplesmente não tem como publicar um livro incompleto. Recebo muitos pedidos de orçamentos para livros que ainda nem foram terminados. Gente, existe a hora certa de fazer cada coisa, sejam pacientes. Alguns respondem "ah, eu quero ver quanto ficaria". Isso só vai gerar ansiedade, pois talvez naquele momento tal valor não caiba no seu orçamento atual e talvez isso te faça desistir de escrever. Você é escritor, seu trabalho é escrever a história, lembre-se disso.

Depois de terminar sua história por completo entra a parte de edição, leia e releia, pois sempre acabamos deixando alguma coisa para trás, uma palavra que pensou e não escreveu, preencher lacunas, cenas que poderiam ser melhor elaboradas, etc. Nessa parte vale contar com amigas (de confiança) que possam ler e dar uma opinião sincera sobre o que dá para melhorar e o que está bom, mas meu concelho é entregar seu manuscrito a uma editora onde tem profissionais qualificados e com experiência para fazer as edições para literalmente polir seu texto para que fique de acordo com o que você quer para sua história e o que fazer para chegar lá.

A última etapa, e não menos importante, é de revisar tudo para encontrar erros que podem ter escapado na hora da edição, como erros de digitação, pontuação, escrita correta de palavras pelo Novo Acordo Ortográfico Brasileiro e deixá-lo pronto para publicá-lo. Essa deve ser a última vez que seu texto será mexido.

Hora da mágica!


Tudo certo na etapa anterior? Então chegou a hora de dar vida à sua história! Seu livro irá precisar de uma capa (tanto para impresso, quanto digital para cadastro nos sites de vendas, e e-book caso seja distribuído digital), diagramação do texto, artes para divulgação, brindes (opcional, mas quem não gosta de receber mimos), etc.

Colocando em prática o que aprendi no curso para poder diagramar meu livro, em janeiro de 2020

Reta final


Por se tratar de uma obra intelectual é aconselhável fazer esses registros: Direito Autoral sobre a história (contra plágios), ISBN (obrigatório para vendas na internet em alguns sites), Ficha catalográfica (obrigatório ser registrado por um bibliotecário).

Lançamento à vista


Hoje há diversas plataformas para auto publicação, basta escolher a qual se adapta melhor e publicar seu livro! Desde meu primeiro livro eu uso o Clube de Autores e Uiclap, ou até mesmo Amazon, só é necessário fazer o cadastro e seguir o passo a passo dentro das plataformas que seguem a ordem lógica como preencher os dados do livro, subir uma imagem da capa e configurar os valores de venda, comissão e clicando em publicar seu livro ele vai automaticamente para o site. Capriche na divulgação e boas vendas!

Com meu livro em mãos, em fevereiro de 2020


Fique de olho nos próximos posts que darei indicações e mais dicas.


Indico para esses serviços:


Ali Du Designer: capa, diagramação, artes digitais em geral.

Desde 2017 atendendo escritores auto publicados, conheça nosso trabalho acessando nossas redes sociais.




Emilly Domingos: Revisão, leitura crítica e betagem.



→ Se gostou desse conteúdo, você também vai gostar:

Postar um comentário

0 Comentários