Doce Espera: diário da mamãe e do bebê

[Seleção de Contos] Tarde de Novembro por Michelle Louise Paranhos

Tema: Memórias da Infância
Autora: Michelle Louise Paranhos

TARDE DE NOVEMBRO

“Indiferentes ao calor da tarde modorrenta elas se agitavam, inventando brincadeiras.

Ora subiam as escadas de cimento em busca da piscina escavada no platô do morro, ora desciam aos saltos a mesma escadaria, zombando do perigo de queda iminente, carregando nos braços a imensa bola de praia já meio murcha pelos repetidos chutes desferidos sem dó.

Lembro-me quando era eu a subir aquelas mesmas escadas aos saltos, para dividir a casinha de bonecas que existia naquele mesmo platô com minha irmã caçula, cinco anos mais nova.

Dentro daquela casa, construída caprichosamente em alvenaria e telhado de barro, as paredes eram um pouco mais altas que eu à época. Não posso precisar, mas imagino que hoje seria preciso curvar meus parcos 1,62 metros para adentrar pela portinhola azul.

Ah! Lembro ainda de que tinham duas janelas e um telhado com algumas telhas transparentes a iluminar a casa por dentro. Uma mesa comprida, azul como as janelas, e algumas cadeiras. E, claro, prateleiras para as bonecas.

Há exatos quarenta anos, quando meus pais compraram aquele imóvel, ainda não havia luz elétrica na região, e as noites eram iluminadas por um lampião a gás. O local hoje é conhecido como Agro Brasil. Localiza-se pouco depois da divida entre as cidades de Itaboraí e Cachoeiras de Macacu, no estado do Rio de Janeiro.

Eu tinha cinco anos quando a minúscula casa no meio do terreno e que não era muito maior que a de brinquedo, foi ampliada até transformá-las em uma grande sede com três ambientes, um quarto para mim e minha irmã, outro para a mais velha, outro para receber hóspedes. Uma ampla cozinha e duas salas, uma para a televisão e outra para a mesa de jantar.

É claro que todas essas obras não ocorreram do dia para noite. Eu podia ver as transformações que reconfiguraram tanto o terreno quanto a Casa Grande do Sítio Comandante, pelo recorte da paisagem que mostrava a janela da casinha de brinquedo, construída com o que sobrava da obra da Casa Principal, também pintada de branco com janelas azuis.

A Casa de Bonecas havia sido meu presente de aniversário de cinco anos. Mas as crianças têm essa mania de querer crescer, e crescem rápido- mal podemos acompanhá-las.

Chegou o dia que não mais pude atravessar a porta azul sem me curvar e como era impossível beber uma poção mágica que me fizesse diminuir de tamanho tal como ocorreu à menina Alice de Lewis Carroll, precisei deixar meu Mundo de Maravilhas infantis para estrear a adolescência.

A essa altura, a energia elétrica já chegara, aposentando de vez o Lampião a gás e a Casinha de Bonecas, demolida para dar lugar à piscina.

Agora o local era tomado por um vozerio desafinado implorando por salgadinhos e refrigerantes, seguidos por gritos de que é proibido entrar na piscina com a mão suja.

O resultado previsível era sempre uma água esverdeada como a cor dos meus olhos. Eu crescia, espichando como o pé de carambola. O pé de manga. Era cada manga boa de comer... Espada e Carlotinha. Coração de Boi enorme, graúda, suculenta, meio avermelhada na casca e amarela por dentro. O sumo adocicado escorria pelo rosto e pescoço até ser enxuto pela manga da blusa num gesto imprudente.

Minha mãe servia suco de manga e de caju à beira da piscina nos feriados e férias escolares. A distância ficou ainda maior quando precisei mudar de município para estudar.

A faculdade espaçou as visitas ao sítio. Em especial quando veio o casamento, e as barrigas agigantaram-se uma, duas, três vezes até que cinco anos depois foi a vez de minha irmã mais nova trazer para a Casa Grande uma menina irrequieta como ela fora um dia, para brincar nas férias e feriados escolares com minha filha caçula.

E agora eis que estão elas, nossas filhas, a chutarem a bola de praia que resvalou a esmo até encontrar o enfeite do vaso. Com o impacto, o vaso de plantas tombou derrubando a terra do interior e a plaquinha de madeira onde um sapinho pintado num lago azul segurava outra plaquinha onde se lia que “na casa de Vó tudo pode”.

Minha mãe desce da varanda, short azul com flores, blusa branca e um Hibiscus cor de creme e miolo vermelho a lhe enfeitar o cabelo. Mais de setenta anos a separar as gerações. Não é incrível o entendimento imediato que só é conferido às extremidades da vida?

Quem foi que quebrou o vaso?

Eu e minha irmã mandamos nossas filhas para o quarto a pensar na bobagem que fizeram e dali a pouco estavam as duas a confabular traquinagens usando o lençol da cama sobre duas cadeiras, improvisando uma tenda. As duas, a conversar e a brincar de bonecas.

Minha mãe chega com suco de manga na bandeja servido nos copos. Biscoitos e perdão. Na casa de Vó tudo pode. O perdão é doce como goiabada em calda.

Perdão concedido, arrumamos as crianças esticar um pouco mais aquele dia, finalzinho de feriado. Comer pão de queijo na padaria.

No estabelecimento, uma mesa comprida e seis cadeiras. Coloquei no lugar vago as bolsas para disfarçar.Não que fosse preciso realmente, já que nenhuma ausência é eterna. Meu pai, agora avô, de onde estiver estará satisfeito, a olhar a família reunida num final de uma tarde quente de Novembro, a aproveitar os últimos raios do pôr do sol.”

Minibiografia

Michelle Louise Paranhos é professora aposentada de ensino fundamental da rede municipal de ensino de Itaguaí- RJ. Nasceu no Rio -capital, mas reside há 25 anos em Seropédica, no interior do estado.

Apaixonada por música clássica, também lecionou piano para crianças. Atuou como chefe escoteira do Movimento Escoteiros do Brasil.

Hoje dedica-se aos filhos adolescentes e a escrever. Possui nove livros já publicados, sendo um deles infantojuvenil.

Em 2018 escreveu o romance juvenil” Em Busca de Mim”, escrito em parceria com a autora e amiga Rose Gindri.

Em 2019, viu sua filha caçula seguir seus passos na literatura. Assim, em parceria com a escritora juvenil Lorena Paggioli,publicou “Júlia e Marcos em uma grande aventura nas Galáxias”.

Administra dois grupos de leitura coletiva de livros nacionais na rede social Whatsapp - Clube do Livro Nacional e Clube do Nacional 2.0 ; na rede social facebook, atua como integrante da equipe do Festival de Literatura e artes Literárias-FLAL.

Em 2020 publicou o seu mais recente livro solo, “Amor mais que Perfeito”. O livro é uma saga familiar em Realismo Mágico e que está participando do 5° Prêmio Kindle de Literatura.

Encontre todas as obras da autora na Amazon: Loja Michelle Louise Paranhos.

Contato
Whatsapp: (21) 976192494


Comentários