Doce Espera: diário da mamãe e do bebê

Manual para escolher as metas de Ano Novo

Muitas pessoas vivem como se não houvesse amanhã, mas uma grande parcela faz metas para o próximo ano. O problema é cumprir, não é? Sobre isso que trouxe para vocês nesse início do ano.

Criar metas é algo comum se ouvir na virada do ano, mas muitas dessas se desmoronam e não chegam perto de serem concretizadas, mas qual o motivo de isso acontecer? As pessoas criam muitas expectativas e com essa dose de empolgação acabam não medindo com exatidão suas atitudes e quando passa o ano e percebem que não alcançaram suas metas, objetivos ou realização de sonhos, se frustram. 

Não existe uma fórmula secreta para fazer você alcançar suas metas, mas tem como contornar a situação para você elaborar uma lista alcançável. 

Vou listar as minhas metas para 2020 e o que não consegui alcançar e qual meu parecer.

Separei duas metas para alcançar no ano, outra em forma de lista Quero X Preciso e me surpreendi com minhas próprias respostas e outra ainda com metas por mês de coisas que eu precisava fazer em cada um.

A primeira era voltar ao meu peso ideal e a motivação era o casamento para me sentir bem nas fotos, no vestido e comigo mesma, e para isso eu precisava mudar meus hábitos alimentares, e a segunda era vender um livro físico meu Coração de Oceano e um Minha Inspiração para espalhar minha escrita. É uma meta baixa que até parece que tenho baixa estima, mas é de baixo que a gente começa, não é?

A ordem da lista Preciso X Quero era a seguinte:

Comprar todos os meus livros publicados
     X      Quitar os cartões

Comprar um terreno e um carro
     X      Economizar com alimentação fora

Montar meu escritório
     X      Organizar minhas coisas

Voltar ao meu peso
     X      Controlar minha alimentação

Volto a falar deles mais tarde.

Iniciei o protocolo de saúde para esse ano onde estabeleci metas para meu bem estar. No ano anterior eu havia ganho muito peso. Então em Janeiro minha meta era marcar uma consulta com uma nutricionista, quando iniciei o #fit2020 pesando 85,900 kg, e você pode acompanhar no meu destaque no instagram @escritoraalidu. Assim como a meta anterior, essa também era para meu bem estar e por isso comprei um kit de clareamento dental para fazer em casa pelo mercado livre. 

Em fevereiro, consegui ver os primeiros resultados do clareamento dental, mas ainda não conseguia por minha aliança. ― Imaginou que já teria algum resultado milagroso, Aline? ― Como estava muito acima do meu peso, minha aliança começou a apertar a ponto de não consegui mais usar no dedo, no começo coloquei em uma corrente, mas arrebentou e passei a deixar a aliança em casa em segurança. Um mês era pouco para emagrecer o suficiente para voltar a usar a aliança. na consulta mensal já tinha atingido os 82,950 kg e fazendo as contas, se continuasse nesse ritmo, em meados de setembro eu conseguiria? Vai lendo. 

Em março, adquiri meu livro Coração de Oceano, então a partir de agora faltariam comprar apenas dois livros dos que eu publiquei. Foi também quando estourou a disseminação pela COVID-19, não desisti dos meus sonhos, porque decidi que 2020 seria meu ano, independente de qualquer coisa! E o universo sempre da um jeito de nos passar a perna.

Por isso em abril, eu cai com o queixo no chão enquanto brincava com minha cachorrinha, ela é muito fofa, mas tem seus momentos ogra: ela conseguiu literalmente me dar uma rasteira. Sem maiores problemas, exceto que eu tinha quebrado meu dente! Então minha prioridade era consertar meu dente superior da frente, que quebrou devido ao impacto com outro dente girado na linha de baixo, então por isso iniciei um tratamento ortodôntico para poder colocar meus dentes no lugar para por fim restaurar o pedaço quebrado.

Ainda nesse mês decidimos que sairíamos do aluguel e começamos a pesquisar terrenos para construir, esses que só encontramos em nossas condições em uma cidade vizinha, ela está em expansão e era uma ótima oportunidade de investimento, porém estaria distante de toda a nossa vida aqui. Eis que uma dúvida cruel. Nossa intenção era comprar uma casa de madeira, desmontar e remontar no terreno que teria um custo mais baixo no começo e depois de terminar de pagar o terreno construiríamos a casa dos nossos sonhos, até ganhamos um pouco de material dos meus avós. Mas o universo também gosta de nos surpreender, e surgiu uma oportunidade melhor.

Em Maio, começamos a enviar os documentos para a aprovação do nosso lar, e ficamos tão empolgados que até doamos nossas galinhas, por ser pequeno para criar elas. Já tínhamos vendido os materiais que ganhamos para a entrada. Nos chamaram para assinar alguns papéis na correspondente e mais extasiados para a mudança impossível, mas era só o primeiro passo. Passou maio e nada do banco nos chamar para assinar.

Chegou junho e mais documentos para enviar, ficamos a ponto de desistir, mas somos brasileiros e não desistimos nunca. Compramos um carro baratinho, em meio a pandemia e sem ônibus, pagar um carro particular estava ficando caro demais, mas ainda não era a realização do nosso sonho de consumo! Eu vendo meus livros independente pelo Clube de Autores, que são revendidos por parceiros, e só nesse mês foram vendidos dois livros impressos pela Amazon! E um Coração de Oceano pelo Leia Livros, presente para meu tio da namorada 💗.

Finalmente nos chamaram para assinar em Julho, e no mesmo dia à noite nos mudamos para nossa casa. Houve alguns problemas como meu guarda-roupa que tínhamos colado depois da última mudança, então ele ficou na casa. E também de que a casa era nova: sem pia no banheiro, sem box, o básico. Mas sem estresse, era nosso e poderíamos comprar tudo do nosso gosto.

Lembra que em Setembro era para eu usar minha aliança? Então, com a pandemia eu acabei relaxando na minha alimentação, ainda mais por não ter o acompanhamento da nutricionista (consultas eletivas foram todas adiadas por tempo indeterminado), isso no particular, imagina o SUS!

Como aprendemos, mantivemos tudo em segredo até se concretizar e estávamos esperando a quarentena acabar para convidar as parentadas para conhecer nosso lar, mas estava longe de acabar, então decidimos em Outubro convidar minha mãe e meu irmão para conhecer. Foram nossas primeiras visitas. Nesse mês também iniciei uma parceria super no meu trabalho de designer com a @artsushi.

Eu e meu noivo tínhamos decidido ficar com o Fiesta por uns dois anos, ele era quitado e não dava manutenção, um excelente carro, além de econômico, mas quando temos uma ótima oportunidade a gente não deixa passar, não é? Então em dezembro vendemos o Fiesta, pegamos uma moto Biz como pagamento (está aí a realização de mais um sonho que eu nem lembrava mais, que era andar de moto: foi a primeira vez que pilotei uma moto depois que tirei a carteira!!). 



Agora vamos às listas. Não é um manual certeiro, mas foi como as coisas aconteceram para mim e meu noivo.

1. Metas nem tão fáceis e nem tão difíceis

Metas muito "fáceis" vão te deixar entediado logo após a conquista, ou perder a vontade de correr atrás por pensar que "já está ganho". Ao contrário de metas muito difíceis que vão fazer você colocar seu sonho na gaveta por pensamentos negativos "não vou conseguir", "está longe de acontecer".


2. Acreditar que és capaz

Que adianta fazer uma lista bonitinha do que você almeja naquele ano se não acredita no seu potencial? Pode não acreditar em lei da atração, mas use ela a seu favor de qualquer maneira, o que tem a perder?


3. Mais importante que a meta é o caminho percorrido

Já ouviram falar? E é assim que acontece mesmo! Depois de por suas ideias no papel, crie um caminho de onde você está e o que vai precisar fazer para alcançar seus objetivos.

Precisa emagrecer? Ok, mas como irá fazer isso? Qual caminho irá percorrer para chegar lá? Mudar sua alimentação, fazer exercícios, praticar algum esporte? 

Quer trocar de carro? Quanto vai economizar para comprar à vista ou para dar de entrada, a parcela vai caber no bolso, o que fará para complementar a renda caso não caiba?

É certeiro! Para ir até o outro lado do rio é preciso pegar um bote, aprender a remar, cuidar da correnteza, então porque não calcular o percurso e os perigos até seu sonho?



Não se esqueça de brindar as conquistas e agradecer a Deus por consegui-las!

Comentários