Doce Espera: diário da mamãe e do bebê

NANOWRIMO 2020

Olá leitores pensativos,



Em 2017, eu participei pela primeira vez do nanowrimo, foi uma experiência incrível que me trouxe tanto conhecimento para a escrita, quanto de mim mesma, do que sou capaz e meus limites. Podem achar que é só escrever diariamente até atingir a meta, mas vai muito além disso. Organizar os horários e separar as tarefas diárias da hora de escrita, foco na história que se está criando (ou não, para quem só escreve o que vem na cabeça), 

Separei aqui algumas dicas que aprendi e vou usar no NANOWRIMO 2020.

COMEÇAR É DIFÍCIL, MAS...

Começar a primeira linha sempre é mais difícil, independente se tem ou não uma premissa para sua história. E que tal ter uma frase já pronta para sua história destrinchar de vez e deixar o bloqueio bem longe da sua maratona?

Se for usar uma frase de algum livro, depois que terminar apague o trecho copiado e reescreva.

TENHA UM ROTEIRO

Se você é daqueles que tem a imaginação solta, tudo bem, cada um tem o seu jeito de escrever, mas se você tiver pelo menos um roteiro do que vai querer na sua história já irá te ajudar com o item anterior deixando frases prontas para iniciar sua escrita. Não precisa ser necessariamente início de capítulos, pois depois você poderá juntar tudo e decidir onde inicia e termina cada capítulo, talvez reescrever, enfim, no pós-produção tudo é válido.

PLANO B

Se seu plano é escrever uma novela, tudo bem, mas tenha um plano b sempre, um outro tema, um outro enredo, ou quem sabe contos e crônicas. A ansiedade de cumprir as metas da maratona podem te incomodar cedo ou tarde, e vai que você fica sem inspiração e o bloqueio te pega de vez? Mesmo que não faça parte do que você planejou primeiramente, pelo menos sua meta estará a salvo.

TENHA PELO MENOS UM FINAL

Acredite, começar uma história tendo um final é muito melhor do que não ter, porque a história vai se desenvolvendo e pode até aparecer outros finais mais atraentes e que se encaixam com o enredo, mas começar sem final nenhum, nem uma hipótese se quer, pode até dificultar a própria criação. Grave isso: toda história precisa ter um começo, meio e fim.
Um exemplo é a história que escrevi no NANOWRIMO 2017, eu completei a maratona, mas ainda não consegui terminar a história! Acredita?!



Aparecendo mais ideias eu adiciono aqui, e bom NANOWRIMO!

Inscreva sua novela aqui https://nanowrimo.org/

Comentários