Doce Espera: diário da mamãe e do bebê

As 5 Fases do Fim de Relacionamento e Como Superar

Olá leitores pensativos,

Todo fim de relacionamento faz nosso coração sofrer uma perda profunda e pesada que é chamado de luto. Sexta feira é Dia dos Namorados, o que para algumas pessoas pode ser o céu; pedido de namoro, de noivado, muito romantismo, para outras pode ser totalmente ao contrário por ter sido deixado.

Como tudo na vida, o fim do relacionamento é uma fase, que o tempo que durar vai depender de pessoa a pessoa. Alguns superam mais rápido que outros, mas a maioria das pessoas passam por essas cinco fases antes de se recuperar completamente. Vem que eu te ajudo a entender essa fase e como melhor passar por ela.


Tenha em mente que essa é uma fase que você precisa passar, faz parte da vida. Então sinta-se o mais confortável possível, se quiser ficar em casa chorando, fique. Em outras palavras, respeite seu luto.


Fase da Negação

É quando você se nega a acreditar isso está acontecendo, todas as lembranças passam constantemente pela sua cabeça e por isso, continua tendo contato com o (a) ex.

Para tentar sair dessa fase é preciso extravasar o que sente pela pessoa e tentar focar no seu futuro, sem o cujo.

Fase da Raiva

Uma hora a ficha cai e você começa a sentir raiva do que todo esse sentimento estava te causando e simplesmente quer se livrar de tudo que lembra dele (a). 

Doa ou venda presentes recebidos, joga fora qualquer coisa que lembre o (a) ex, como fotos, cartas, etc. E depois de tudo você percebe até sua alma mais leve.


Fase da Negociação

A raiva passa e a saudade bate, todo mundo conhece um amigo ou amiga que bebeu demais na festa e acabou mandando mensagem querendo voltar para o (a) ex, dizendo que está com saudade, querendo marcar para se ver. E sabemos que isso não vai acabar bem.

Quanto antes entender que não tem volta, mais rápido irá sair dessa fase. Lembre-se que quem está se machucando é você.

Fase da Depressão

Na maioria das vezes, a outra parte ignora todas essas mensagens do passo anterior, então o sentimento de abando, tristeza profunda, vem para fazer companhia para fazer a pessoa se sentir totalmente perdida.

Fase da Aceitação

E quando parece que não tem mais lágrima para chorar eis que a fênix surge das cinzas: plena, feliz e radiante para a infelicidade das inimigas! Cerque-se de boas companhias, inicie novos projetos para sua vida pessoal ou profissional, preencha esse tempo que se ocupava com ele para outras atividades, hobbies, cursos, etc. Conheça novas pessoas e principalmente evite preencher o espaço dele (a) com outro amor. Vai por mim: isso não funciona!

É preciso ser forte e ter muita coragem para chegar até aqui e mostrar para si mesmo que é possível passar por essa fase e seguir a vida feliz.

Jamais esqueça que a felicidade vem de dentro, se você não é feliz consigo mesmo, e não curte a própria companhia, o problema não está nos relacionamentos que não deram certo. Ame-se mais para poder amar o outro!

Obrigada pela leitura!

Comentários

  1. Quando leio: "é preciso ser forte", mas ninguém ensina isso. Perdi meu marido , e posso dizer que essas fases não tem duração específica. Cada um sabe o seu tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, primeiramente obrigada pela leitura e seu comentário. Realmente, no luto por falecimento é difícil ser forte, a gente tenta e não há uma fórmula mágica, apenas o que funciona para cada um. Eu passei por poucos lutos na minha vida, mas não sei se os já superei. Em momentos de melancolia, um a um vem a minha mente e relembro momentos marcantes, depois os momentos que eles não estavam lá e é muito difícil sair disso. Eu apenas me distraio com o que eu gosto para em outro momento recair novamente.

      Excluir

Postar um comentário

Primeiramente obrigada pela visita, se expresse sobre essa postagem deixando o seu comentário aqui:

- Por favor, comente sobre a postagem;
- Se você tiver um site, blog, etc, não comente apenas "seguindo, segue também?", comente sobre a postagem e deixe o link, saiba como aqui, se eu gostar, eu sigo;
-Não aceito comentários ofensivos, apenas construtivos;
-Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo e/ ou escrito todo em letra maiúscula, será apagado
-Se precisar de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível;

Se você gostou do blog, ajude a divulgá-lo, é simples! Obrigada pela visita ♥