Doce Espera: diário da mamãe e do bebê

(Passo a passo) Como desapegar e organizar sua casa

Olá leitores pensativos,

Você pode desapegar de tudo ao seu redor e viver uma vida leve, tranquila e feliz, mas para isso você precisa se desapegar primeiro! Hoje vou deixar umas dicas para você que quer se desapegar e deixar sua casa organizada. São dicas que eu aprendi na prática lendo livros e dicas na internet, sempre aprendendo e inovando.

Antes de começar devo fazer umas recomendações:

1. Dedicação 

Desapego pode ser feito por qualquer pessoa, mas não nas coisas de qualquer um. Cada um cuida das suas coisas, nada de fazer a geral nas coisas do marido ou do filho. Faça nas suas coisas e deixe que eles sigam seu exemplo.

2. Tempo

Tudo tem seu tempo, e aqui também é preciso, você não conseguirá fazer tudo no mesmo dia, então reserve um prazo curto para terminar, uma semana, por exemplo, um cômodo por dia.

3. Negação

Estado de negação é quando você acredita que não precisa de uma geral, mas sua casa está gritando por socorro.

Antes de tudo separe sacolas grandes, ou saco de lixo, ou qualquer sacola descartável para depositar o seu desapego.

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Dia 1: ROUPAS

Sabe aquele guarda roupa que está lotado, mas você insiste dizer que não tem nada para vestir? Talvez esteja na hora de desapegar dessa montureira de roupas acumuladas e que tem certeza de que não vai usar mais, para dar espaço a peças e sapatos novos que você vai usar e se sentir bem.

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Dia 2: ARMÁRIOS

Lembra daquele armário/ estante da sala cheio de bugigangas que algumas coisas você nem sabe para que servem? Coisas que ganhou de parentes e amigos que no mínimo não te conhecem o suficiente para te dar um presente legal, ou heranças de família.

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Dia 3: COZINHA

Os armários da cozinha são ótimos lugares para acumular coisas, pois tem espaço de sobra e alguns você nem abre com frequência, se esquecendo de muitas coisas ali.

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Dia 4: BANHEIRO

Não precisa responder, apenas pare para pensar em quantos cosméticos, laminas de barbear, entre outros itens você tem no seu banheiro que estão lá por tempo suficiente para estarem vencidos? Produtos em péssimas condições por estarem velhos no fundo, itens que você não quis jogar fora, porque "ainda tem", mas também não usou até acabar. Isso pode ser um perigo até para sua saúde.

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Dia 5: LIMPEZA

Agora está tudo organizado e os sacos já receberam seus destinos apropriados, então é hora de limpar sua nova casa e deixá-la do jeito que quiser. Pode até pensar em uma reforma ou repaginada na decoração, pois agora você tem espaço de sobra!

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MÃOS À OBRA

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Agora que você já sabe onde deve fazer a organização e em quais dias, vou passar como será feito.

◆ Primeiro tire tudo do guarda-roupa/ armário/ estante e espalhe ao seu redor, onde achar melhor para você ver tudo sem esconder nada; pode ser no tapete, no chão, em cima da cama, o importante é você ver todas as peças.

◆ Pegue um a um e a partir daí faça a separação do que você precisa mesmo e usa regularmente, e o que deve ser descartado.

◆ Regras que podem te ajudar:

Para roupas: peças que não servem, que não usou na última estação, que você não tem certeza se gosta, velhas ou rasgadas, que ganhou, mas não serve/ não combina com nada/ não gosta;

Para armários: livros de coleção antigos, revistas antigas e HQs (alguns podem ser raros e render uma boa grana!), artigos de decoração velhos ou quebrados (famoso "junta pó"), recibos que perderam a tinta, documentos de pagamento (água, luz, telefone) com mais de 4 anos;

Para a cozinha: Itens repetidos ou sem conjunto, velho, trincado ou quebrado, potes sem tampa ou tampas sem pote, itens que você não usa há muito tempo, itens para fabricação de algo que você nunca usou, usou pouco ou nem sabe como usar (como conjuntos para fazer churros em casa ou decorar bolos que se compra em catálogos, por exemplo), alimentos vencidos;

Para banheiros: escovas de cabelo e dentes com as cerdas comprometidas, maquiagens e cosméticos em geral vencidos, velhos ou quase acabando que você não usa há muito tempo, que te dão alergia;

◆ Descarte o sentimento que tem pelo objeto, se ele não te serve mais ou já acabou, ou outro motivo, ele serviu o seu propósito e deve "partir para outra", ou deve ser descartado ou doado.

◆ Limpar a sua casa e levar toda a bagunça para a casa da sua mãe/ parente não resolve! Se não serve para você, descarte, porque não vai servir para outro.

◆ Separe o que é reciclado, ou descarte apropriado (pilhas e equipamentos eletrônicos, por exemplo).

◆ Pessoas acumulativas precisam de um tratamento especial: descarte tudo que for em excesso (coleção de canudinhos, guardanapos embalados para restaurante, cotonetes, copos descartáveis, etc).

◆ Organizar:

Roupas e sapatos organize por estações. As estações vigentes mais próxima da vista ou em prateleiras mais baixas, e as demais estações mais longe da vista ou nas prateleiras mais acima. Exemplo:

 → Antes: peças mal dobradas e jogadas, sem organização.




 → Depois: peças organizadas por estação (prateleira de cima inverno: blusas malha/ blusas lã, prateleira de baixo sem estação: camisetas separadas por cores).


Documentos importantes, recibos atuais para conferência, diplomas, que não podem ser descartados organize em pastas. Se você tem muitos livros, tem ótimas dicas legais para organizar sua estante de livros. 

Itens que você utiliza diariamente (xícaras, copos e pratos, por exemplo) deixe em uma altura confortável e em um lugar mais acessível, ganchos e cestos podem ajudar na organização.

Com esse desapego vai surgir muito espaço livre para você fazer o que quiser e organizar sua casa como aquelas fotos em sites que você acha tão lindo.

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DEVIDOS FINS

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◆ Os itens devem ser descartados ou doados para pessoas carentes.

◆ Peças de muito valor pode ser vendido e arrecadar aquela grana para a decoração nova ou uma viagem tão sonhada.

◆ Livros e revistas você pode doar para escolas e bibliotecas pública.

◆ Se na sua cidade tiver campanhas de doação, como Campanha do Agasalho, que faz doação de roupas de inverno e edredons para moradores de rua durante o inverno, por exemplo, você pode ajudar ou monte a sua própria campanha como venda de garagem que é feito nos EUA.

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Lembrou de itens que pode ser descartado para surgir mais lugares ou já bateu aquela vontade de organizar tudo? Partiu então!

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