Doce Espera: diário da mamãe e do bebê

[Resenha] No Mundo da Poesia por Cícero Rodrigues

Olá leitores,


Hoje faço um convite a você que é amante de poesia, e para você que não é leitor do gênero também, a ler e se encantar com essa obra.


No Mundo da Poesia por Cícero Rodrigues



Características

Categoria: Antologia Poética

Gênero: Poema

Número de páginas: 185

Edição/Ano: 1ª Ed./2017

Formato: E-Book e Físico

ISBN: 978-85-93707-15-5


Sinopse

Este é um livro que promete te surpreender de todas as maneiras, traz poemas inspirados em vários estilos literários, desde toda a melancolia do passado ao grande modernismo brasileiro, com seus versos livres como pardais. É um emaranhado de visões poéticas que junta amor com ódio vida com morte luz com escuridão e paz com guerra. Uma obra que te chama para o fantástico mundo da poesia. Venha conhecer este planeta mágico que busca preencher o vácuo das tuas reticências.


Autor

Cícero é um autor maranhense com poesia correndo pelas suas veias desde pequeno, e com isso reuniu em uma maravilhosa antologia suas melhores poesias ao longo do tempo guardadas.


Primeiras impressões

É muito emocionante de primeira vista, pois as palavras tanto do Prefácio quanto da Carta ao leitor, escrito pelo próprio autor, nos toca profundamente, passando um pouco do que vem à frente durante a leitura das poesias.

"O fumante, o alcoólatra, o drogado; todos querem preencher algum vazio dentro de si e o leitor não é diferente, tenta se preencher de farta leitura e fugir para o universo dos livros com a mais inusitada das drogas: a literatura. E aqui, no planeta mais surrealista de todos: a terra da poesia."


Capa

Quando falamos em mundo logo nos vem a imagem de uma paisagem serena intocada pelo ser humano e isso que o autor quis passar com ela: uma arte singela que expressa a união de todas as poesias em concordância com o título "No Mundo da Poesia", um lugar calmo onde é possível ler ou ser inspirado pelo som da água batendo nas rochas, pelo farfalhar das árvores e o cantar dos pássaros, ou seja, um mundo de poesia.


Obra


A obra inicia com um prefácio muito intuitivo sobre a leitura das poesias, um texto que expressa em poucas palavras o que o autor pode esperar na leitura da obra. Em seguida, uma carta ao leitor do próprio autor Cícero, ele, com seu espírito de empatia e simplicidade na alma, revela que essa é sua primeira obra, mas que se da por satisfeito se o leitor se identificar ou suas emoções forem afetados por apenas um poema, ou até mesmo um mero verso de suas poesias, e termina fazendo alguns agradecimentos.

"Tudo na vida resulta uma poesia"



Poesias 


No Mundo da Poesia é um livro antológico de poesias com temas diversificados para ser uma agradável leitura para qualquer leitor, onde jamais encontrará a fadiga ou desprazer. Poesias que falam do amor e da paixão, da vida e da dor que ela pode causar. Textos de sentimentos simples para nos fazer refletir sobre eles, como discutir relação com a gente mesmo, e ao mesmo tempo palavras complexas para de alguma forma nos mostrar o quão rico são aqueles versos.

Minha poesia favorita é Palavras Eternas, pois me tocou de uma maneira assim como uma letra de música que achamos que foi escrito para nós. Cícero me confessou que se sentia triste enquanto criava essa poesia, e eu como poetiza afirmo que é nesses momentos que saem as melhores poesias.


Eterno são suas palavras

Que ficam e vão 

Eterno é o teu amor
Que o eco tornará imortal 

Eterno é tua lição de vida 
Que todos irão lembrar 

Eterno é tua história 
Que o tempo não apagará 

Eterno é tua poesia
Que o vento não levará 


Trecho da poesia Palavras Eternas, página 55, RODRIGUES, Cícero. No Mundo da Poesia. Grajaú- MA: [s. n.], 2017.

Essa obra conta com 173 poesias, inclusive as favoritas do autor, Quando é Você (p 87), Princesa do Coração Frio (p 105), As Lágrimas de Ontem (p 16).

Tu... somente ti
És o sol teimoso em nascer em meu mundo
És o gosto bom de um desgosto profundo 

Menina de olhar sereno
Tão doce e maravilhoso
É teu beijo pequeno 

E grande teu carinho brilhante 
Que na paisagem mais distante
É visto em tua face bela e radiante 

Menina de coração frio
Teu jeito me espanta, mas também me encanta
Nesse mundo sombrio

Trecho da poesia Princesa de Coração Frio, páginas 105 e 106. RODRIGUES, Cícero. No Mundo da Poesia. Grajaú- MA: [s. n.], 2017.


Desfecho 


Para as palavras pouco conhecidas, a obra conta com um elucidário para poder descobrir mais profundamente o que o autor quis dizer naquele verso de poesia. Na página seguinte está quem participou da produção dessa obra bem com os seus contatos, e por fim uma última carta ao leitor, falando do que inspira esse jovem poeta e uma mensagem final sobre a vida.


Biografia

Cícero Rodrigues nasceu em 18 de outubro de 1997 em Balsas, Maranhão, reside atualmente na cidade de Grajaú, situado no interior do mesmo estado. É criador e idealizador do blog Portal Mundo da Poesia, desde outubro de 2015. Tem um relacionamento estreito com a poesia desde pequeno, rascunhando os cadernos da escola com palavras fundadas do seu mundo. Tem uma poesia publicada em antologia junto com outros autores no Brasil: "Quando é Você" na antologia 'Cultive o Pólen da Vida 2' publicada pela Perse, e outra que está sendo publicada pela In-finita na feira do livro em Lisboa, Portugal; o poema "A Dona de Outro Dono" na antologia 'Conexões Atlânticas'.


Gostou? Adquira a obra de forma segura:







Contate o autor







Comentários