Doce Espera: diário da mamãe e do bebê

[Texto] Você é um bom cliente?

Os comerciantes, seja um mercadinho ou uma rede de lojas, tem como foco o cliente sempre melhorando o atendimento e oferecendo os melhores preços, para tentar ser o melhor para o cliente, mas você cliente, é o melhor cliente para os estabelecimentos comerciais?


Você além de cliente é visitante do comércio em que você entrou sozinho, com a família, ou amigos. Cada loja ou mercado tem suas regras, como não abrir embalagens, não consumir alimentos no interior da loja; políticas de visitação como deixar animais entrar, mas somente no colo, não tirar fotos dos produtos, dentre outros. Você respeita as regras da loja que está visitando?
As lojas e mercados procuram ter estoques, mas não quer dizer que o que está em amostra não possa ser vendido (exceto produtos expostos como eletroportáteis, eletrodomésticos, móveis, etc, que pode ter algum defeito por estar exposto). 

O que acontece em muitas lojas e mercados é ter despesas altíssimas com produtos danificados pelo cliente, ou porque não soube manusear ou por qualquer motivo maior. Despesa diminui a lucratividade de qualquer lugar, seja estabelecido comercial ou até mesmo na sua casa, então se você é desastrado ou tudo que põe a mão quebra, por favor, não mexa no que não é seu ou até pagar.

Todo mundo gosta de comprar produtos perfeitos na caixa bonita, dobrado na embalagem certinho, mas poucos deixam os produtos na embalagem até chegar no caixa para pagar onde a maioria dos estabelecimentos fazem conferência. 

Ai você está procurando por um produto na loja e acha um item bonito e fica se perguntando por que tem uma cueca em uma estrutura de brinquedos para bebês? Porque no meio da visita à loja alguém desistiu de tal produto. Assim como a Marie Kondo explica no livro dela sobre como descartar itens, você pode usar desse método na hora de comprar.

1. Só compre o necessário, do que precisa realmente;
2. Ao escolher o item, veja se ele te faz feliz;
3. Se for ser necessário ou será supérfluo (desnecessário).

Se for negativo nem tire do lugar, não faça bagunça!

Se você é brasileiro e precisa ver com a mão, por favor, não quebre, não estrague, se desdobrar dobre o mais perto possível do jeito que estava antes, para isso use as marcas das dobras.

Se estiver embalado ou em caixa, não abra, peça ajuda a algum vendedor, pois ele irá abrir para você e depois guardar do jeito certo.

Depois que viu se quer ou não o produto (seja sincero, não fique com o produto que não gostou apenas por vergonha do vendedor, ele ver o produto voltando para a área de venda depois será pior).

Aprenda: atendentes e vendedores não gostam de clientes bagunceiros.

1. Porque é retrabalho ter que dobrar cinquenta vezes a mesma toalha que cinquenta clientes desdobraram e levaram a dobrada. Ou lençol que foi tirado da embalagem e levaram o embalado ou o aspirador de pó que foi tirado da caixa que foi levado o produto fechado.

2. Porque ele é pago para organizar e abastecer a loja ou mercado e não para ser babá de clientes bagunceiros, como muitos dizem "Ele (a) é pago (a) para isso”.

Clientes que muitas vezes olham e reviram a loja ou mercado de “pernas pro ar” e na hora de pagar não levam nada, porque não tem dinheiro para pagar, ou "só estão dando uma olhada" ou porque não tem mais nada para fazer na vida!

Você abre para ver se está em boas condições e leva o fechado, quais as chances desse fechado estar com algum defeito de fabricação ou não? Já parou para pensar?

Os estabelecimentos comerciais gastam tempo fazendo entrevistas e seletivas para captarem os melhores candidatos, depois em cursos para mantê-los atualizados. 

Gastam muito dinheiro em pesquisas de mercado para chegarem ao melhor preço e ter os melhores produtos disponíveis, além do marketing para atraí-los até a loja.

Para você cliente visitar sua loja, que foi limpa e organizada por um layout planejado por profissionais, para ter uma imagem dos produtos positiva e harmoniosa, para você cliente visitante rasurar embalagens e caixas, desdobrar e amontoar produtos, e até mesmo tirar os produtos do seu lugar certo e colocar em outro, e pior, ser mal educado, deixando atendentes e vendedores mais cansados e estressados por causa do retrabalho, e uma imagem ruim do estabelecimento para um outro cliente que vai visitar a loja depois e ver a bagunça que você deixou.

O que você acha que "Ele é pago para isso" é a teoria do caos, o bater de asas de uma borboleta aqui e do outro lado é um furacão.

Seja o melhor cliente que as lojas querem ter!

Se conhece alguém assim compartilha e marca ele! Se a carapuça serviu, seja um bom cliente :)




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