leitura

título

14 agosto 2013

Amor Maior: A Gnose dentro de nós

Boa noite!


Estava falando com minha avó a respeito de religião, e ela acabou confundindo Gnose com Agnóstico, ai ela me veio com um livro de bolso "Amor Maior: A Gnose dentro de nós" tenho um amigo que participa dessa ‘religião’ não sei ao certo explicar o que ela é, e segundo ele me conta é muito bom. Ai expliquei a diferença de cada uma. Enfim, passei o olho pelo índice tentando achar algo que me interessasse e assim conhecer o que há dentro do livro de bolso, e o que me chamou a atenção foi: de onde surgiram os defeitos psicológicos?

Confesso que a psicologia é uma área que me fascina, 
mas só de pensar em passar pela medicina, já me da um nó!

Não vou dizer que esse texto é o correto, mas a meu ver é legitimo:

"Os defeitos psicológicos surgiram pela mecanicidade, a forte tendência de que as coisas sejam automáticas, trilhos de hábitos mecânicos, na preguiça, conformismo, trilhos de raciocínio de uma intelectualidade subjetiva, surgem e se alimentam a cada instante."

Exemplo 1: se uma pessoa alimenta a repressão à bebida de certo que a repressão não é dissolução, pelo contrario, é um mesmo defeito em outro extremo.

"Assim é em todas as nossas ações, 
terão sempre uma reação correspondente ao que mais tememos."

Exemplo 2: se algum diz "odeio cigarro ou quem fume" desconhece que dentro de si há muitos 'eus' fumantes.

"Ao pronunciar que odeia algo, de fato gera ódio e personifica desejos iracundos. 
O verbo tem força".

Resumindo: 
quando você diz qualquer coisa em oposição a algo, já é uma reação de uma ação interna(psicológico).

Exemplo 3: "Me diga com quem andas e direi quem é"... Refere-se diretamente na frase com quem andas ao próprio apoio psicológico aos defeitos.

Resumindo: 
semelhante atrai semelhante. 
Atrairá para você indivíduos, amigos, namorados, colegas, etc., com a mesma afinidade psicológica.

"Descobre então, a partir desta reflexão, um contraste muito interessante, que é o fato de ninguém ter afinidade com o Filho do Homem, porque Ele é único dentre todos, sem afinidades todos os veem como ameaçador. Por medo da transformação interior que dEle emana a todo instante. Andar com ele resulta que precisara estar em constante transformação, de fato serão mostradas as mais intimas debilidades só por estar perto dEle, sem que Ele faça o menor esforço para que isso ocorra".

Resumindo: 
se alguém tentar explicar resulta que jamais será explicado, 
deixando algo vago, vazio, faltando. 
Entretanto outra metáfora dita pelo Filho do Homem da certa ênfase reflexiva nesta questão: 
"O vento sopra onde quer, ouve-se o seu ruído, mas ninguém sabe de onde vem e nem para onde vai, assim acontece com aquele que nasceu em Espírito".


"As ações irão gerar reações, isto é, incontestável, porém propormos a não reação a qualquer situação da nossa vida.”



Solução: não agregar nada àquele que gerou a ação, pois ao dizermos qualquer coisa contra a pessoa que gerou uma ação, seja ódio, incompreensão, inconsciência, estupidez, arrogância, ignorância, ingratidão, etc., estaremos fadados a nos tornar iguais a ela, devemos nos manter totalmente sem reações."


Uma frase que me chamou a atenção na internet:

"Nunca discuta com uma pessoa ignorante [burra], 
ela te rebaixa ao nível dela e ainda te vence pela experiência."

"Os defeitos surgem e se personificam em todas as nossas ações e reações, são formas de pensamento, sentimentos, manias, posturas, fanatismo, etc.”

Exemplo 4: uma pessoa lê um texto de outra pessoa, vê-la como autoritária, brava, e ao conhecê-la, dizer que não é a mesma pessoa.



"Quem cria essas impressões equivocadas? São os defeitos de antipatia, de orgulho, vaidade, ‘eus’ embusteiro, sempre se defendem, temem ser descobertos, ficam pressupondo tagarelices que geram a pseudoclarividência, projetando sua inveja na outra pessoa. Cria infernos mentais terríveis, enredando as pessoas à sua volta a personificar esses erros projetados."

Resumindo: 
não se da conta de que tudo o que esta acontecendo vem de seu próprio inferno mental.


Por hoje é só, mas não deixe de:

Pense. Repense. Quantas vezes forem necessárias. 
14/08/2013 
Aline C. Duarte

2 comentários:

  1. ola, muito boa noite.
    meu nome é Erick Givigi de Godoy e eu gostaria de compartilhar algo com voce e saber sua sensação com relacao a minha expressao. um poema, que surgiu na minha mente agora anoite, que explicita o que estou vivenciando. se fizer algum sentido para voce e minha arte exposta realmente alcançar sua persepcao sensitiva, entao nem que mundos eu tenha que mover, encontrar-te ei.

    ma vez que se expande a mente
    voce esta fadado a nunca mais voltar a gritar
    se de teus olhos se abre o véu
    fino mas torpe
    qe lhe adornou por tantos ciclos
    verás que os dias que se passaram
    nao sao senao
    o sentido dos ensinamentos de agora
    o torpe veu se cai para nao voltar
    sua paixao agora é seu oraculo
    neste mundo novo que revela
    o amago do seu ser
    o seu eu que grita por tantos anos
    finalmente aflora
    dizendo verdades que nao pode negar
    verdades que lhe destroem
    e reconstroem
    verdades que estavam lá
    verdades que se montam
    como quebra-cabeças a muito guardados
    quem és tu?
    o que tua vida de antes lhe diz sobre quem é agora?
    verás que sempre esteve nesta jornada
    a unica mudanca que o marca
    é lucidez
    emanacao da alma latente
    perscrutando e perscrutando
    tao somente e especialmente
    até entender
    que o caminho é o proprio fim

    Erick Givigi de Godoy
    12/04/2014 - 3:56
    D.P.S. (S.P.M.)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau, posso te dizer que são lindas palavras, complexa, mas que levam um conteúdo muito fino. Fiquei impressionada! Parabéns!

      Excluir

Primeiramente obrigada pela visita, se quiser deixe seu comentário aqui.

- Por favor, comente sobre a postagem;
- Se você tiver um site, blog, etc, não comente apenas "seguindo, segue também?", comente sobre a postagem e deixe o link, saiba como aqui, se eu gostar, eu sigo;
-Não aceito comentários ofensivos, apenas construtivos;
-Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo e/ ou escrito todo em letra maiúscula, será apagado
-Se precisar de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível;

Se você gostou do blog, ajude a divulgá-lo, é simples! Obrigada pela visita.